Opinião > USP fora do topo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Ferrel

    O RUF errou feio. Tirar a USP do topo devido ao ENADE é algo pra lá de risível. O ranking não deveria "punir" universidades não aderentes à avaliação do governo. O que vocês estão querendo impor? Uma adesão compulsória? Querem atingir a autonomia da nossa mais importante universidade? O RUF não vai mudar a realidade. Na verdade, o RUF nem existe.

    Responda
  2. Vera Goncalves

    O curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp, 1o. lugar no RUF, é de fato um curso de Engenharia Mecatrônica com o nome errado. Os pioneiros em Mecatrônica no país são USP-São Carlos e USP-Poli, simplesmente ignorados pelo RUF, que desconhece as diferenças e semelhanças entre esses dois cursos de engenharia. Os dois cursos partem do tripé mecânica, eletro-eletrônica e computação, sendo que a Mecatrônica tem base mecânica e Contr.&Autom. tem base elétrica (C&A são UFSC e UFMG).

    Responda
    1. Vera Goncalves

      onde está "erradamente" queiram ler "erroneamente".

    2. Vera Goncalves

      Se a USP participasse do Enade, seus cursos de Mecatrônica, pioneiros no país, e de tempo integral, seriam erradamente avaliados como sendo de Controle e Automação, pois tanto o Mec, como o sistema Confea/Crea e o RUF, não sabem diferenciar um curso do outro. A Unicamp, com um curso noturno de Mecatrônica porém denominado Controle e Automação, ocupa hoje o primeiro lugar no RUF nessa modalidade enquanto que os da USP nem sequer aparecem nesse ranking.

  3. Roberto Gomes

    ranking ficou totalmente enviesada. Como a USP é a universidade brasileira melhor colocada em TODOS os rankings internacionais que avaliam instituições de ensino superior sem critérios excludentes, obviamente que o ranking da Folha ficou mal feito. A entrevista com Helena Nader e o presidente da associação da mantenedora das universidades particulares na TV Folha atesta que o ENADE é um exame falho; logo, não deveria ser utilizado como critério. Esperemos que o próximo RUF seja mais bem feito.

    Responda
  4. Roberto Gomes

    Há que se dizer: o jornal Folha de São Paulo ficou completamente desmoralizado frente à comunidade acadêmica brasileira, que sabe que a USP é a melhor universidade brasileira e a melhor universidade da América Latina. O fato é que o ranking da folha minimiza critérios acadêmicos e sobrevaloriza critérios de mercado. Levando-se em conta que a USP é uma das poucas universidades brasileiras que investe pesado em geração de conhecimento através da realização de pesquisa científica, a análise do ...

    Responda
  5. José Paulo Frankel da Rocha

    Mas a USP é classificada lá pelo 150 lugar entre as universidades de todo o mundo. Lamento!

    Responda
    1. Cândido Espinheira da Costa Filho

      Além do mais: RUF?! Que é RUF?!

    2. Mérope Bernacchi

      Amigo, a sigla RUF significa Ranking Universitário F-o-l-h-a, um ranking deste jornal que comparou apenas as universidades brasileiras, não as internacionais. É sobre isso que estamos discutindo aqui. A sua colocação também poderia ser contestada, mas não é o espaço apropriado para isso, nos desviaríamos do foco desta reportagem. Vamos nos ater ao que o editorial trouxe, ok? :)

  6. Mérope Bernacchi

    "A perda da primazia neste RUF veio porque a USP se recusa a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)." Esta aí a explicação! A USP não reconhece esse exame como mecanismo apropriado para se aferir desempenho acadêmico. A universidade é crítica até nisso, uma vez que não é " vaquinha de presépio" para tudo que o governo determina como mecanismo de aferição acadêmica. Isso posto, torna-se risível a conclusão a que se chegou do desempenho da instituição.

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      A USP tem uma boa classificação internacional, levando-se em conta a falta de investimentos em pesquisa que se tem no Brasil (diferentemente do que ocorre nos EUA, por exemplo). É uma instituição altamente capacitada para figurar entre as cinco primeiras colocadas, se o cenário brasileiro fosse outro. Por isso acredito que fazemos o melhor, nas condições que nos são dadas. Quanto à UFRJ, considero-a uma excelente instituição também, mas não se compara a uma USP.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.