Educação > Novo plano do ensino médio usa meta antiga e exclui artes e educação física Voltar
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Desgoverno total
Pra melhorar a qualidade do ensino, não precisa fazer mágica: basta transferir os recursos destinados ao ensino superior para o ensino básico (infantil, fundamental e médio). Obviamente, para a sua viabilidade, as universidades públicas passariam a cobrar dos alunos (p/os que não pudessem pagar, teriam financiamento, semelhante ao do FIES). O papel do Estado é bancar educação básica de qualidade a todos. Ensino superior, o aluno e/ou os seus pais (e não a sociedade) que banquem.
Pra valorizar os salários dos professores, há uma solução: congelar o reajuste do salário de todo o funcionalismo público, com a exceção, evidente, da dos professores. Assim, os recursos que seriam gastos com os reajustes naturais dos servidores seriam totalmente canalizados para a valorização do magistério, até alcançar um piso salarial de, pelo menos 4 mil mensais.
O plano é bom. Exceção talvez seja a contratação de professores sem diploma superior na área, usando notório saber. Se houver o notório saber, ótimo!! Possivelmente este é o melhor tipo de professor. Mas sendo aqui o Brasil, quem vai julgar isso? Mas em suma, plano é surpreendentemente bom!
O problema, gritante, do ensino médio na verdade é: a) Professor ganhando salário menor que de pedreiro; b) Salas-depósito de gente, superlotadas de alunos! Enfim, enquanto não resolver esse problema real, não adianta esperar muito da nossa educação brasileira.
O problema, gritante, do ensino médio na verdade é: A) professor ganhando salário menor que de pedreiro; B) salas-depósito de gente, superlotadas de alunos! Enfim, enquanto não resolver esse problema real, não adianta esperar muito da nossa educação brasileira.
Eu queria entender qual o objetivo dos crÃticos. O ensino médio público é uma desgraça. A evasão é enorme. É desinteressante para o aluno. O PTê esteve treze anos no governo, torrou uma grana, não propôs nenhuma reforma, e o ensino só piorou quando comparado com outros paÃses. A reforma proposta tem sentido. Então os crÃticos querem o quê? Ficar de mimimi? Ficarem só no despeito? Querem que tudo continue essa desgraça? Há paÃses em que o professor ganha menos, e o ensino é bem melhor que aqui.
Todos ouvimos falar de uma matéria que chamam de ingles, no ensino médio. Porque e para que existe esta matéria se nenhum professor consegue ensinar e nenhum aluno aprender realmente a falar ou escrever Ingles com as poucas aulas? Deviam, ou retirar a materia ou ensina-la a sério, com o aluno, ao sair do ensino médio, esteja escrevendo, lendo, falando e pensando em ingles. E mais, como estamos cercados de paises de lingua espanhola não seria melhor ensinar espanhol?
O novo plano de ensino médio proposto pelo governo possui grandes inovações. Porém acabar com a obrigatoriedade das disciplinas de. Artes e educação fÃsica acho um retrocesso. Pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontaram que alunos que praticam atividades fÃsicas apresentam melhor desempenho nas atividades escolares apresentando uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários. As aulas de artes estimulam a criatividade dos estudantes.
Errei nos termos: salários miseráveiS, e no tÊm, com relação à autoridade dos mestres em sala de aula.
Sem considerar a barbaridade que é excluir disciplinas tão importantes quanto Artes e Educação FÃsica, consideremos que os dois pilares da Educação são disciplina na sala de aula e remuneração dos mestres. Na balbúrdia, com professores com salários miserável e que não tem autoridade alguma, tudo mudará... para pior. Pela experiência dos vinte e cinco anos de certo partido no poder, em SP, não dá pra perceber para onde estamos indo?
A cada reforma de ensino só piora. É o sucateamento final do ensino brasileiro. Afinal é o que os polÃticos querem, piorar para reinar.
Concordo! Porém, o Governo deveria utilizar professores de Educação FÃsica para os Programas de condicionamento de Atletas, futuros olÃmpicos! E Artistas para incentivarem os que de fato tem afinidade com as artes, em programas paralelos. Tanto Educação FÃsica como Artes em matéria obrigatória é um saco!
É um equivoco pensar que se pode melhorar o ensino médio com a mágica da mudança curricular. A falência do atual ensino médio esta no sepultamento do ensino infantil e fundamental. Alunos das escolas pública já chegam no ensino médio sem saber português e matemática. Aprendam com o que dá certo -Escola de Ensino Fundamental (EEF) Historiador Padre Antônio Gomes de Araújo Ceará: Aulas de reforço, projetos de alfabetização, gratificação aos docentes, parceria entre famÃlia e escola.Usem a receita.
Já não temos incentivo ao esporte e agora tirar a obrigatoriedade desta disciplina, para jovens que ficam sentados com seus celulares na mão o dia inteiro? Absurdo, parece que vamos na contramão do resto do mundo, como sempre, os outros paÃses pensando em incentivar o esporte, criar atletas de excelência e nós tirando o disciplina das escolas. Isso sem falar nas artes...que tristeza para o paÃs!
Cristovam buarque: segura a sua cria
Sakamoto tem toda razão. Reforma da educação por MP??? Mas, sempre há um mas. Joelmir Betting: “Quem decide algo, pode errar; quem nada decide, já errou!”.
Em linhas gerais, parece muito bom. O turno integral é uma reivindicação antiga dos profissionais de educação., uma vez que os brasileiros passam sabidamente muito pouco tempo na escola. Bom também os destaque para português e matemática, o investimento no inglês, assim como a retirada da obrigatoriedade de aulas de educação fÃsica ( uma farsa, na maioria das escolas) e artes. Também a flexibilidade é interessante e uma maior oferta de cursos técnicos é fundamental para nossa realidade.
A solução para tal problema talvez esteja na verticalização da educação ou seja um pacto entre municÃpios, estados e união, onde a responsabilidade da educação, desde a alfabetização, ensino fundamental, médio/técnico seja de responsabilidade da união, com uma nova repactuação das responsabilidades da união com o ensino superior como forma de gerar recursos para a proposta de verticalização da educação por parte da união alfabetização, ensino fundamental, médio/técnico.
Viva a democracia! Vao bater panela e piscar a luz da varanda, seus bobos. Onde esta o movimento vem pra rua? Acabou?
A base do problema da má qualidade/resultados do ensino não estão no ensino médio, técnico ou mesmo superior, estes são ruins e ficam pior a cada ano em função da má alfabetização/ensino fundamental de responsabilidade de prefeituras em regras descompromissas com a educação o que torna o ensino brasileiro uma bomba relógio com data certa para detonar, que é a má qualificação de profissionais de nÃvel técnico e superior, incapazes de se inserir no mercado de trabalho por puro despreparo.
Esse deve ser o 'premio' que os jovens recebem pelo Rio 2016...OlimPIADAS no Brasil. Sem maiores comentarios...e muitos, muitos brasileiros aplaudindo o TEMER... ERAMOS FELIZES E NAO SABIAMOS... Pracaba!
no quartel de Abrantes. Enquanto não tornar a carreira de professor como uma das maiores procuras dos melhores alunos nada mudará. E para que o aluno de alta performance queira se tornar professor ele precisa vislumbrar remuneração acima da média, semelhante ao vencimentos pagos as carreiras jurÃdicas, a funcionários da Receita a concursados do Legislativo. Mas previsão de contratar sem concurso já deixa evidente que vem mais do mesmo. A realidade que não querem investir em educação.
"Notório saber" (sem concurso): tradução: nomeado por apadrinhamento polÃtico.
Espero que esta proposta passou por um debate sério. Mudança as pressas preocupa quando se diz ensino. Espero que seja bom e que ajude no crescimento educacional dos alunos.
Num paÃs com a dimensão e as diferenças do Brasil, o currÃculo único não funciona. O governo e a sociedade têm que se convencer que a centralização da educação não é o melhor caminho. É preciso que exista liberdade para que cidades, estados e regiões desenvolvam o currÃculo que melhor lhes atenda, promovendo a excelência até por meio da competição. Do contrário estaremos nivelando pela média e por baixo, quando a prática já demonstra que se dadas as liberdades, escolas individuais sobressaem.
Essas disciplinas não são do interesse dos alunos do ensino médio? Que pesquisa foi feita demonstrando o grau de interesse por elas? Que palavras deste modesto texto indicam que deverá passar por moderação prévia?
Se não houver concurso, como será avaliado se o professor contratado tem o "saber notório" da matéria? Vai depender de que autoridade da escola, ou do sistema escolar? Essa avaliação não será subjetiva? O público, em geral, sabe o que é ensinado nas disciplinas Artes e Educação FÃsica? Essas disciplinas não são do interesse dos alunos do ensino médio? Que pesquisa foi feita demonstrando o grau de interesse por elas? Que palavras deste modesto texto indicam que deverá passar por moderação prévia?
Se não houver concurso, como será avaliado se o professor contratado tem o "saber notório" da matéria? Vai depender de que autoridade da escola, ou do sistema escolar? Essa avaliação não será subjetiva? O público, em geral, sabe o que é ensinado nas disciplinas Artes e Educação FÃsica?
Contratação de professores sem formação especÃfica na disciplina... desde que tenha "notório saber"? O que é isso? Estamos regredindo! Quem é que julga esse notório saber? Pode parar por aÃ, porque isso é legitimar a avacalhação.
...Edgar, (é sugestão), provavelmente, esta relacionado à s disciplinas mais técnicas destinadas a laboratórios (quem sabe, farmacêuticos e quÃmicos...) com formação e, gradativamente, a formação pedagógica na área. Acredito que não seja fácil preencher as vagas propostas sem também planos salariais que, no caso, pode provocar o emprego quebra galho, isto é, quando dispõe de outro emprego como o piso da categoria, que é muito maior, do professor.
É dificil de avaliar e opinar se as mudanças serão boas ou não se não tivermos comparação com o ensino médio em paises desenvolvidos como Alemanha, Finlandia, Coréia do Sul, Japão e EUA.
Igualzinho uma High School, que tem teatro, banda, artes plásticas, esportes de montão e são...públicas em grande parte!!!
Se o modelo fosse baseado em algo bom, até entenderia e apoiaria. O que eu estou vendo é um programa feito pra melhorar a nota do IDEB, ou seja melhorar a estatÃstica, não o ensino.
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