Educação > Reforma não resolve problemas que desembocam no ensino médio Voltar

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  1. Ricardo Ribeiro

    O centro da educação são os professores. Sem valorização não haverá avanços. Se um professor do ensino médio por vinte horas recebesse R$ 7.000,00 haveria mais candidato as carreiras da licenciatura do que medicina, odontologia e outras hoje, muito disputadas. Selecionaríamos melhor os quadros. Haveria qualidade no corpo docente e consequentemente, melhoraria a educação. Ademais, as avaliações devem ser por grau (nota) e não por conceito como ocorre em muitas escolas.

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  2. Hercilio Silva

    Melhorar a escola é necessário, o que não pode é achar que é a escola a responsável pela evasão no ensino médio, está fora dela em problemas sociais a causa da evasao. Sem ensino médio não se chega a faculdade, a não ser que faça o técnico, o que dá outras opções. Não ter faculdade é um limitador claro e evidente em onde o indivíduo consegue chegar. É um teto de renda claríssimo. Isso devia ficar claro aos jovens, mais do que o suposto gostar da escola ou do que faz.

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  3. Denis Tavares

    Não resolve o problema do ensino fundamental, mas melhora muito o problema do ensino médio. Do ensino fundamental que seja resolvido por outras ações.

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  4. Denis Tavares

    Eu queria entender qual o objetivo dos críticos. O ensino médio público é uma desgraça. A evasão é enorme. É desinteressante para o aluno. O PTê esteve treze anos no governo, torrou uma grana, não propôs nenhuma reforma, e o ensino só piorou quando comparado com outros países. A reforma proposta tem sentido. Então os críticos querem o quê? Ficar de mimimi? Ficarem só no despeito? Querem que tudo continue essa desgraça? Há países em que o professor ganha menos, e o ensino é bem melhor que aqui.

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  5. maria gouvea

    Como professora de licenciaturas, é um acinte a afirmação de um professor sem qualificação e concurso, piorando a precarização do trabalho docente. A resistência será enorme, não tenho dúvida que o projeto irá para a gaveta dos governantes autoritários, que não foram eleitos pelo voto e se arvoram a fazerem o que querem l lamentável!

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  6. Luiz Vieira

    Iniciou-se a reação a sobejamente conhecida do setor mais corporativista e reacionário do Brasil (educação). Vão bradar de imediato que as escola são um território de luta!!!!!

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  7. Luiz Vieira

    Iniciou-se a reação a sobejamente conhecida do setor mais corporativista e reacionário do Brasil (educação). Vão bradar de imediato que as escola são um território de luta!!!!!

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  8. Aniel Chaves

    "(...)professor com "??? Está faltando na tabela.

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  9. Aniel Chaves

    "(...)professor com "??? Está faltando na tabela.

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  10. HELOISA GOMES

    A reforma não pode nem pretende resolver os profundos problemas econômicos e sociais do país. mas é, no geral, muito positiva. e vai de encontro ao que os educadores pediam há muito tempo, como o horário integral, flexibilidade do currículo e maior oferta de cursos técnicos. Quem está reclamando são aqueles que, por motivos políticos e ideológicos, reclamam de tudo que o governo atual faz.

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  11. breno a noronha

    Parece q muitos fugiram da escola igual a um ex presidente. Nosso maior problema é cultural, mudar o currículo pouco adianta. Se sentar na cadeira Temer ou Dilma tanto faz para a educação, pois o orçamento está fixo pela CF retrógrada e some nos estados

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  12. MARLY PIGAIANI LEITE

    Vi os comentários e o que eu digo é que eu fui uma das que chegou ao ensino médio sem condições de tantos deficits que foram acumulando de ano em ano. Então a crítica procede sim e muito -se os alunos chegarem em condições ótimo! se não...abandonarão no meio do caminho, como é de praxe.

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  13. Geraldo Silva

    Pela careta, qualquer um vai pensar é que ele está com uma tremenda dor de barriga.

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  14. Geraldo Silva

    Sem melhoria de salários dos professores, sem melhoria material das escolas, sem discussão da reforma - implementada nas coxas através de maldi // ta medida provisória - não vai haver melhora nenhuma na educação. Mas este não é mesmo o objetivo do usurper. Quer resolver é problema de caixa e de cx 2.

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  15. Roberval Gurgel

    Conclusão do artigo: então tragam a Dilma de volta, deixem os petralhas continuarem a passar o rodo nos cofres públicos, volta o especialista em educação Aloprado Mercadante, investem-se milhões em propaganda do pátria educadora e ai estará tudo resolvido. Excelente!

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    1. Geraldo Silva

      Não concordo com você. É justamente pelo fato de o ensino ter ficado tão ruim nos últimos anos que precisamos de uma reforma bem pensada, discutida, efetiva. Do jeito que está sendo feita (às pressas, por medida provisória), pode-se perder a oportunidade única de fazer uma reforma de verdade.

  16. José Vieira dos Santos Junior

    Crítica rasa, barata, desconstrutiva, não apresenta soluções e, pior, mostra desconhecimento da realidade.

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  17. Bruno De Carvalho Lana

    Análise muito rasa. Na ânsia de criticar, mal se comenta a revolução que representa transformar quase todas as matérias em optativas em tempo integral. Apenas afirma-se de forma vaga que o desinteresse continuará para o aluno que chega despreparado, como se a partir dessa premissa, por si só questionável, toda a reforma perdesse o sentido. Optar pelo conteúdo obviamente estimula o aluno que pensava evadir. Como a Folha adora desqualificar qualquer debate!

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