Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guy Castier

    João, como sempre um ótimo artigo. Seria democrático o voto não obrigatório, evitaria que desinformados contaminassem o resultado. Democracia é um assunto complicado, vamos lembrar o fascínio das maiorias que apoiaram nazismo, fascismo,comunismo, chavismo, etc. Mas, como disse W. Churchill, ainda não conseguimos encontrar coisa melhor. Alguns assuntos, altamente técnicos, nunca deveriam ser objeto de voto popular. Ex.: o ¨ Brexit ¨(separação da Inglaterra da UE).Abraços;

    Responda
  2. Daniel Plech Garcia

    De fato, a "epistocracia" seria a melhor opção, se fosse factível. Já que não é, vejo duas opções pra minimizar a ignorância política dos cidadãos: tornar o voto facultativo (assim os "hobbits" não seriam obrigados a votar) e aprimorar a educação política e o pensamento crítico da população (assim os "hooligans" abdicariam um pouco da sua cegueira ideológica em detrimento da racionalidade e da ponderação de valores e ideias).

    Responda
  3. Víctor Rogério Santos Rego e Silva

    Como de costume irretocável.

    Responda
  4. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    "O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." Arnold Toynbee

    Responda
  5. MARCELO PITTA COELHO

    Não existe solução ótima e perfeita para administrar a sociedade, pelo simples fato de que a condição humana não é perfeita. Se fosse nem precisaríamos de governo e de política.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Não adianta enfeitar; cidadãos ignorantes tendem a eleger líderes ignorantes, porque os critérios de decisão que usam são empíricos e b/rutos, como o status social, cor da pele, s/exo e outros atributos físicos. Todavia, não reside aí o maior problema. O maior problema é como evitar que pessoas sem consciência, ou destituídas da capacidade neurológica de formar consciência, candidatem-se a cargos importantes. Estima-se que de 4-6% da população mundial seja acometida por essa a/nomalia.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    Perfeito, não existe isenção em métodos de escolha, se aprende votando e não de outro jeito.

    Responda
    1. Luis Carlos Pedroso Lacerda

      Hercilio, tem gente que vota a vida inteira e não aprende! Lamentável.

    2. Luis Carlos Pedroso Lacerda

      Hercilio, tem gente que vota a vida inteira e não aprende! Lamentável.

    3. Luis Carlos Pedroso Lacerda

      Hercilio, tem gente que vota a vida inteira e não aprende! Lamentável.