Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Irretocável.Curioso que vivemos numa sociedade ciosa de reivindicações disso e daquilo, movimentos para isso e aquilo e não me consta a existência de um só movimento a favor do voto facultativo.Que Deus nos ilumine a todos.

    Responda
  2. Guy Castier

    Voto obrigatorio é uma negação da liberdade individual. Os desinformados não votaram. A qualidade dos resultados poderia aumentar e representar melhor o desejo popular; contudo, isso não significa que estaríamos no paraiso, vide o apoio maciço de povos a ideias devastadoras, como nazismo, fascismo, comunismo, chavismo, etc. Ferramentas de manipulação de massas são , hoje, altamente eficientes, portanto, muito perigosas. A democracia é imperfeita, mas ainda não inventaram nada melhor.

    Responda
  3. jonas S B

    A imprensa, inclusive o articulista acima, é responsável pela situação atual do Brasil, quanto ao esquema político. Diz meias verdades, oculta do povo, com jargões e sofismas, que a política é um grande esquema de enriquecimento ilícito, tentando passar a ideia que é possível separar o joio do trigo. Somente com grande reforma política e jurídica, com ampla e rápida responsabilização dos políticos, é que o país pode voltar a ter um rumo e crescer.

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    Pior ainda do que o voto obrigatório é a obrigatoriedade do comparecimento de alguns 'escolhidos' para serem mesários, onde trabalham um dia inteiro de graça, com apenas um simples sanduiche de refeição. Dizem que podem tirar folga no trabalho para compensar, mas e quem trabalha por conta própria? São dois pesos e duas medidas?

    Responda
  5. NYMPHA APARECIDA ALVARENGA SIP

    Considero que o voto deve ser obrigatório. Talvez as sanções sejam exageradas, e coubesse análise mais profunda e modificação criteriosa das mesmas. No entanto, a direitos competem deveres, e o direito ao voto deve ser acompanhado da obrigação de votar.A liberdade de escolha pode ser exercida pelo voto nulo ou em branco, mas o correto mesmo seria escolher entre as candidaturas reais a melhor ou a menos ruim, dependendo do caso.

    Responda
  6. ROSALICE SILVA

    Democracia, palavra tão usada nesse jornal, mas que não se aplica pois não existe democracia no Brasil, embora seja um desejo das oligarquias de passar essa idéia falsa no sentido de confundir as pessoas, a população, e manter o seu dominío.

    Responda
  7. Augusto Freitas

    Concordo inteiramente . O voto obrigatório é uma excrescência em um regime democrático que se preze. Garanto que qualquer cidadão ,cônscio da sua cidadania compareceria espontaneamente a uma cabine eleitoral se os candidatos o motivassem para tal, o que nem sempre ocorre.

    Responda
  8. GABRIEL L SANTIAGO

    o voto livre da obrigatoriedade respeita mais o cidadão, já aquele que deixa de votar é punido gravemente, afinal o que é liberdade numa democracia?

    Responda
  9. DANIEL LEITE ANDRADE

    Assino embaixo.

    Responda
  10. Eder Rizotto

    se o voto não fosse obrigatório, dois terços dos eleitores não iriam votar. Independente de ser certo ou não, acredito que o voto não deveria ser obrigatório, pois contradiz um sistema democrático. Essa coisa de comparecer não é obrigatoriedade de voto é coisa de políticos ditatoriais e mal intencionados.

    Responda
  11. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim, é meio estranho e ilógico que o livre exercício da democracia seja obrigatório. Claudia F.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    O pior a/analfabeto é aquele que não quer aprender a ler ou escrever. Esse sim não deveria votar porque nada de positivo tem para contribuir do ponto de vista intelectual. Se a pessoa acredita que não vale a pena investir algumas horas da noite ou do final de semana para se alfabetizar, demonstra falta de bom senso também para participar na escolha dos destinos do país. Dar voto ao a/analfabeto é o equivalente a dar um r/ifle de alto desempenho para um adolescente.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    O pior a/analfabeto é aquele que não quer aprender a ler ou escrever. Esse sim não deveria votar porque nada de positivo tem para contribuir do ponto de vista intelectual. Se a pessoa acredita que não vale a pena investir algumas horas da noite ou do final de semana para se alfabetizar, demonstra falta de bom senso também para participar na escolha dos destinos do país. Dar voto ao a/analfabeto é o equivalente a dar um r/ifle de alto desempenho para um adolescente.

    Responda
  14. MOYSES CHASIN

    "Pão e pães", já dizia o poeta, "é questão de opiniães". "Democrácia" não é uma noção com significado unívoco. O articulista evidencia desonestidade intelectual ao não explicitar a relatividade de sua própria posição, vendendo-a como absoluta e ridicularizando a posição oposta, que, aliás, aparece como espantalho. Quem defende a obrigatoriedade e com quais justificativas? E que tal mencionar só alguns inconvenientes daquelas "democracias avançadas" - quais? - que adotaram o voto facultativo?

    Responda
  15. adherbal oliveira

    Nao existe democracia meio suspeita. Nem fatiada. Nem adaptada de mil maneiras. Muito menos sem um judicia'rio eficaz.

    Responda
  16. NEWTON PAULA

    Nunca votei, passei a adolecência/junventude em Brasília, fiz UnB/1974; lutei nas "lutas estudantis", militei por anistia, voto pra tudo que era panfletário na época... mas os títulos do DF eram plastificados! Ainda tenho o meu, nunca usei, nunca votei, não fiz falta pra "democracia" que escolheu e escolhe tantas nulidades.

    Responda
  17. márcio costa rodrigues

    Em Goiânia quem são os candidatos: Marcovan (híbrido de Marconi e Vanderlan, que o criou) , Jorge Caidojuru (novamente híbrido de criador e criatura), Delegado Valdir Rezende Machado (idem) e, como em todas eleições, o IRIS. Fora esta repetição toda, um monte de número que não significa absolutamente nada. Prefiro votar na dizima períodica, pelo menos entendo o significado matemático deste número. Dizem que em Macapá o Sarney destruiu todas as lideranças. Dizem que só acontece em Macapá. Dizem..

    Responda
  18. MARCELO PITTA COELHO

    Quem gosta de voto obrigatório é a esquerda, sempre autoritária e dirigista, como é de sua natureza.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Não acredito que será assim, a militância de esquerda é estridente, faz muito barulho, por isso parece maior do que é, não acredito que tenha volume para ganhar eleições. Se somar os votos da extrema esquerda nas últimas eleições presidenciais, mal chega a 2% dos votos. Esse é o verdadeiro tamanho da extrema esquerda por aqui. Gostam de voto obrigatório porque se acham capazes de ganhar, com demagogia, os votos dos pobres e ignorantes que, em grande parte, não iriam votar sem voto obrigatório.

    2. CLEIDE BRAGLIOLLO

      Penso diferente.Tenho muito medo do dia em que o voto não for obrigatório. No Brasil, infelizmente, só a esquerda se organiza com militantes alucinados que, mesmo por motivos dúbios (sobretudo boquinhas) comparecem e lutam por seus candidatos.Escreva o que digo:no dia em que o voto não for mais obrigatório, metade da população irá aproveitar o feriado na praia ou parques, enquanto os esquerdistas irão em peso às urnas. Até que o resto da população acorde, teremos muitos governos de esquerda.

  19. Ricardo Bromerschenkel

    A tecla do voto "branco" já desobriga a votação. Legitimiza a desobrigação. Incontestável. Ainda é preciso livrar o eleitor da obrigação de se locomover para um local de votação, enfrentar fila, deixar de trabalhar e produzir alguma coisa, e todas as macelas e dificuldades que enfrenta para, afinal, apertar a tecla BRANCO. Legislação absurda que cai com uma tecla: "BRANCO". Mas, que, mantém o cidadão sobre chicote.

    Responda
  20. Ademir Amaral

    Também não vejo lógica na obrigatoriedade do voto, mas nesse momento ela está sendo uma boa pedida, vendo o fanatismo irracional dos eleitores do p/t que na minha opinião nada mais são que torcedores de futebol, imagina se de repente os não eleitores do p/t resolvem não votar e deixar tudo na mão dessa galera ? O lu/la volta para o poder e o Brasil fali de vez. Mas um dia a gente chega lá.

    Responda
    1. CLEIDE BRAGLIOLLO

      Concordo com Ademir..Tenho muito medo do dia em que o voto não for obrigatório. No Brasil, infelizmente, só a esquerda se organiza com militantes alucinados que, mesmo por motivos dúbios (sobretudo boquinhas) comparecem e lutam por seus candidatos.Escreva o que digo:no dia em que o voto não for mais obrigatório, metade da população irá aproveitar o feriado na praia ou parques, enquanto os esquerdistas irão em peso às urnas. Até que o resto da população acorde, teremos muitos governos de esquerda

    2. Daniel Plech Garcia

      Entendo o seu ponto de vista. Porém , podemos considerar tb q o voto obrigatório faz com que muitos beneficiários do Bolsa Família e de outros benefícios sociais, a maioria alienada politicamente , vote no PT somente por essa razão (vide os desempenhos recentes do PT no interior do Nordeste). Não fosse o voto obrigatório, talvez muitos desses não votariam, reduzindo o efeito eleitoreiro do Bolsa. Deixe o voto pra quem se interessa por políticas públicas e economia. O alienado, q fique em casa..

    3. EDSON ALVES

      Quanta bobagem junta, comentário e a resposta.

    4. José Ricardo Braga

      Como é arraigado o pensamento de que "os fins justificam os meios" nesse pessoal que tomou o poder...😩

  21. celso bittencourt

    Democracia? Qual? O Brasil é governado por Oligarquias Feudais Repaginadas e mais recentemente por Sindicalistas Patrimonialistas, logo... “Subdesenvolvimento não se Improvisa; é obra de Séculos” – NR ***Não se aflija, a Eternidade nos Aguarda!

    Responda
    1. Edilberto Patricio

      No longo prazo todos nos morreremos

    2. Edilberto Patricio

      No longo prazo todos nos morreremos

    3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Esse seu comentário nos leva dois sábios: “Os políticos e as fraudas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”. Eça Queiroz “Se você reclama do atual congresso, espere o próximo, ele será pior”. Ulysses Guimarães.