Demétrio Magnoli > PT sofreu derrota na urna, mas introduziu Zeitgeist que segue Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sérgio Filho

    Gosto da visão do Demétrio sobre política, no tocante à 'esquerda europeia' (moro na Europa do Norte há quase dez anos). Mas ele parece ser antiquado para falar dos tópicos abordados nessa edição. É preciso haver mais adaptação nas instituições. Da língua à universidade. Não envelheça mal, Demétrio.

    Responda
  2. joao schneider

    Arte engajada não existe, é propaganda de governo!

    Responda
  3. Cristiano Cunha

    Esse jornal decadente ainda apóia a máfia ph etista. Esse negócio de arte eh só pretexto. Li xo Pu ro!

    Responda
  4. Eduardo Santos

    São ridículos os que querem o Brasil baixo como barriga de cobra: é a ingonorância que astravanca o pogréssio.

    Responda
  5. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    " Quando lula fala tudo se ilumina ". Perfeito. Nunca antes neste País tivemos a descrição exata de lúcifer. Lúcifer que dizer : " Luz eu trago ".

    Responda
    1. Cláudio Moura

      Corretíssimo

  6. jose vanzo

    É tropicalização, na proporção certa da mediocridade que somos como sociedade, do marxismo cultural, que derrotado pelas armas, busca confundir os valores morais e culturais que são universais.Antonio Gramsci continua vivo ainda que muito maltratado pela esquerda do tipo p tista.

    Responda
  7. Nilton de Paiva Pinto

    É inacreditável, como alguém que não entende do Ensino de Língua Portuguesa, pode dizer de forma irresponsável tanta bobagem.Sinto lhe dizer meu Caro Demétrio, mas você não entende desse assunto. Deixo-o para especialista capazes de contribuir de verdade sobre o Ensino de Língua Portuguesa.

    Responda
  8. Nilton de Paiva Pinto

    É inacreditável, como alguém que não entende do Ensino de Língua Portuguesa, pode dizer de forma irresponsável tanta bobagem.Sinto lhe dizer meu Caro Demétrio, mas você não entende desse assunto. Deixo-o para especialista capazes de contribuir de verdade sobre o Ensino de Língua Portuguesa.

    Responda
  9. Ivone ALVES

    Difícil mesmo é vê os filhos deles estudando nesse contexto, Aonde, todos nas melhores escolas particulares

    Responda
  10. Rodrigo Carvalho

    Taí, uma boa questão pra colocar no Enem: o que é que têm em comum, o que é que mais identifica e a aproxima a dra M. Chaui e o dr Marcelinho Odb?

    Responda
  11. Luiz Paulo Santana

    Como tem gente furibunda e cega: a suposta decadência das artes, da educação, da política, supera essa divisão partidária, e é global. Um fenômeno de caráter mundial é jogado, por típicos radicais, nas costas de um e outro. Argumentos filosóficos e/ou ideológicos pululam e caracterizam um grande debate. Assistimos a aceleração do tempo históricos, com a introdução recentíssima das tecnologias de comunicação de massa, cujo assimilação e consequências são uma incógnita. Há muito que aprender.

    Responda
  12. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Magnoli lanceta direto no furúnculo da bestialidade ideológica que assola a academia. Professor na Escola de Arquitetura da UFMG, me indigna a crescente influência (grato, Fernando Serapião...) dos "arquitetos-que-não-gostam-de-arquitetura", que, evocando o "papel social do arquiteto na sociedade" e alegando o "caráter público da instituição", vêm criminosamente aliciando os alunos para suporte a invasões de terrenos privados como a suprema "praxis didática do ensino do urbanismo"! J. E. Ferolla

    Responda
  13. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Magnoli lanceta direto no furúnculo da bestialidade ideológica que assola a academia. Professor na Escola de Arquitetura da UFMG, me indigna a crescente influência (grato, Fernando Serapião...) dos "arquitetos-que-não-gostam-de-arquitetura", que, evocando o "papel social do arquiteto na sociedade" e alegando o "caráter público da instituição", vêm criminosamente aliciando os alunos para suporte a invasões de terrenos privados como a suprema "praxis didática do ensino do urbanismo"! J. E. Feroll

    Responda
  14. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    O titio hegel nunca usou, mas a sobrinhada pe-theba usa e se lambuza. OLHO VIVO !

    Responda
  15. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    As "Pós-neo modernistas" pedagogas de esquerda, as que se consideram "as pedagogas da Revolução, as pedagogas da Libertação", defendem que o povo fale da maneira como quiser. Dizem que isso faz parte da cultura popular e por isso, deve ser mantido. No entanto, essas mesmas pedagogas colocam os filhos ou os netos, em escolas particulares, na esperança de que os mesmo tenham ensino de qualidade. Começo a ter a certeza de que morrerei sem ver uma dessas pedagogas explicar essa incoerência.

    Responda
    1. Fabricio Apostolo

      Eles tentaram transformar o Lula numa espécie de Kim Jong Un e como o bem é mais forte que o mal foram derrotados.

    2. Maria Angelica Brito

      Por isso mesmo a esquerdopatia é a doença do cinismo, da hipocrisia, da barbárie intelectual, dos que falam em democracia mas defendem ditadores genocidas e suas ditaduras "do bem", a educação sempre foi e será o alvo predileto para se alienar mentes de maneira Gramsciliana, onde essa esquerda domina é a certeza do caos.

  16. Roger Beggiato

    A "cultura" do PT, que eles ensinam às crianças e jovens nas escolas e universidade, é semelhante à "cultura" da Coréia do Norte. O nosso Líder, salvador da pátria. Como se quem tirou zilhões da estatística de miséria, mas deixou na mesma pobreza de sempre, fosse salvador de alguma coisa. Quem se deu bem por aqui foram os companheiros. E isso pode ser revertido, se a Lava Jato prosseguir a despeito das tentativas de acabar com as investigações.

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    Enquanto persistir na busca pelo impossível, a esquerda sobreviverá, pois está bem estabelecido que o impossível não existe. O problema é que a esquerda confunde infortúnio com justiça. Os infortúnios, dos quais todos nos sofremos, é governado pela justiça cósmica, conhecida por não se importar em nada com equidade ou justiça social. A prática da engenharia social pregada pela esquerda não é apenas fútil, mas perigosa, pois além de exigir conhecimento quase celestial, demanda poder absoluto.

    Responda
  18. Sílvio Rodrigo de Moura Rocha

    Sou professor de língua portuguesa, mestre e doutorando em Letras. Uso e ensino a norma culta. Não há, em lugar nenhum, a defesa de que não se deve estudá-la. Isso é uma falácia repetida pelo senhor e mais do que resolvida nas escolas e universidades. Então, ensina-se a norma sem criar a falsa ideia de que ela é a própria língua. A língua evolui como qualquer mecanismo vivo. Até a norma culta muda! O Zeitgeist é: demonizar tudo que seja ideologia de esquerda e democratização. Procure saber!

    Responda
    1. Eduardo Santos

      Esquerda e democratização? Sério?

    2. HERMES SOBREIRA

      Na verdade,camarada,O Zeitgeist é:usar sempre como exemplo todo ou parte do Decálogo do maior assassino de todos os tempos.Por exemplo:"fale sempre de democracia,no entanto logo chegue ao poder,dele não saia mais."

    3. Roger Beggiato

      Luiz Felipe Pondé, filósofo, responde a essa sua manifestação, afirmando que a ideologia pregada nas universidades é, predominantemente, de esquerda. Isso, por si só, já contradiz o comentário.

    4. MARCELO PITTA COELHO

      Ideologia de esquerda e democratização? Isso não existe, é uma falácia, a esquerda nunca foi democrática, sempre foi dirigista e autoritária. Fora farsantes, impostores, embusteiros.

  19. MARCELO PITTA COELHO

    Um verdadeiro li xo toda essa baboseira, reflete bem a decadência do pensamento, da arte, do espírito produzida pelo esquerdismo contemporâneo. É asquerosa a pusilanimidade, a mesquinhez, a debilidade dos argumentos dessa gente. Querem destruir tudo, o pensamento, a arte, para transformar todos em plácidos bovinos sem ideias próprias, sem capacidade de reflexão, em nome de uma igualdade estúpida e antinatural. São v e r m e s sub-humanos, não consigo achar outro termo para referi-los.

    Responda
    1. MARCELO BENATTI

      Vida de gado, povo marcado, povo feliz!

  20. Osvaldo Santos

    A "Trolha de SP" continua a dar espaço para o chororo generalizado com direito a forte cheiro e sabor de morta dela

    Responda
  21. bagdassar minassian

    ...nóis sabe tudo o que o povo pricisa e é só sigui o que nóis mostra e fala qui dá tudo certo purque até aqui tá tudo errado e é elitista tudo qui aprendi e fiz i como na iducação qui, agora, não iscuitô us istudanti tambem não iscuitô us arquitetis, num é mesmo.

    Responda
    1. Fabricio Apostolo

      Muito bom!

  22. José de Paula

    referencias que o articulista usa para balizar o Brasil dele: mostra de arte em sp e prova da usp . . . .ele nunca ouviu falar em Ceará, Paraná, Piauí . . . . .!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.