Hélio Schwartsman > O charme da burguesia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    Se a ideologia burguesa deu origem ao capitalismo seria essencial explicar a origem da ideologia, mas fica difícil dizer de onde veio um conjunto de idéias próprias de determinada classe social sem a existência da mesma. Mais científico atribuir a necessidade de “aperfeiçoar ... métodos de produção” à necessidade “de acumular capital. Este processo, sem o qual não há capitalismo, começou com o roubo da terra dos camponeses na Europa e do povo originário aqui pelo incipiente classe capitalista.

    Responda
  2. MARCELO PITTA COELHO

    Me parece interessante o livro. Como vi na fotografia da capa, o subtítulo é: "Como ideias, não capital ou instituições enriqueceram o mundo". Bem, em última instância são sempre idéias que movem o mundo. Esse foi o grande erro de Marx, achar que que haveria um determinismo materialista histórico, meio mecânico e automático, que levaria a um caminho inevitável de desenvolvimento econômico e histórico. Tudo vem das ideias, novas percepções, que levam a novos modos de como fazer as coisas.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      No universo dos humanos,tudo que acontece no mundo concreto, ocorre primeiro de maneira abstrata na mente humana. Veja que a China desenvolveu conhecimentos sobre o mundo muito antes dos europeus, mas não criou uma economia, modos de produção, formas políticas como as do ocidente, porque não desenvolveu uma visão de mundo como a nossa. Não existia nenhuma determinação que as coisa acontecessem dessa maneira, foi uma construção de várias mentes: Descartes, Bacon, Copérnico, Galileu, Newton...

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Muito bom comentário. Lembro desta famosa frase: “Mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidentes, certos temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída.”(Michel Foucault)

    3. MARCELO PITTA COELHO

      É a mente humana e sua natural curiosidade que percebe, experimenta, desenvolve novas ferramentas, novos artifícios para facilitar a obtenção das coisas necessárias à sobrevivência, novas visões sobre o mundo. As coisas acontecem primeiro na mente humana, depois passam ao mundo concreto e material, e não de modo automático, como pensava Marx. Me parece um processo de causa e efeito, a ideologia burguesa leva a um aumento de capital e melhores instituições, que levam a um aumento da riqueza.

  3. Benedicto Ismael Dutra

    O homem só progride na liberdade. A burguesia trouxe a oportunidade de escapar das amarras que cerceavam a livre iniciativa nos séculos de rígida contenção da liberdade de pensar e agir. Deveria ter ido além da produção e comércio que deram algum alento à prosperidade e distribuição da riqueza, e buscar a finalidade da vida. Com o advento do financeirismo no sec. 20, surgiu uma nova classe dominante que alterou a rota ameaçando a liberdade individual concentrando a riqueza, aumentando a miséria.

    Responda
  4. Francisco Persival

    Hélio, obrigado pela matéria O charme da burguesia: matéria atual, temperada, esclarecedora, aberta e oportuna.

    Responda
  5. Francisco Persival

    Hélio, obrigado pela matéria O charme da burguesia: matéria atual, temperada, esclarecedora, aberta e oportuna.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.