Celso Rocha de Barros > Aprovação do teto de gastos aumenta o custo de contestar ajuste Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Reforma da previdência, limitações aos gastos com saúde e educação. Há alguma restrição imposta ao andar de cima da sociedade??? Eu, servidor público, classe média em decadência, logo estarei buscando o sus e as escolas públicas. Não fui eu que salvei bancos, financiei empresas de telecomunicações péssimas, criei a reeleição, roubei a petrobras e todas as "bras" possÃveis. Por que tenho que pagar a conta?
Esta PEC é um desvio de atenção da causa de nossos problemas que são os juros altos. Responsabilidade fiscal é déficit nominal de 2%, incluindo os juros. O que estão aprovando é responsabilidade para priorizar caixa aos rentistas, ou seja, capacidade de pagamento de juros. E, mesmo assim, em um cenário inepto, visto que as instituições financeiras seriam muito mais saudáveis com o paÃs crescendo, distribuindo renda em volume maior de consumidores e sofisticando seus produtos de crédito.
Economia de Estado não funciona. Keynes que me desculpe.
Sabe a razão de que "não tinha problema fiscal em 2012/13"? O TCU demonstrou a razão: maquiagem nas contas públicas. O problema fiscal ficou evidente depois que se tirou o tapete que cobria a bagunça. Esses números que você leu, lamento, são distorcidos.
Dar uma canetada nos juros não resolve, meu caro. O Mercado que você quer deixar de lado é que manda no mundo. O poder transcende os governos locais. A questão é escolher qual a pÃlula que se irá tomar: a vermelha ou a azul?
Isso é bobagem, juro alto não é causa, é efeito; efeito do descontrole fiscal, assim como a inflação.
É que vc pensa com a cabeça de mercado, não de empresário e trabalhador. Não tÃnhamos problema fiscal em 2012/2013 quando os juros estavam em 7,25%. Ao elevar os juros caiu a arrecadação e aumentou as despesas levando o déficit nominal de R$109B para R$613B. E o crescimento do PIB de +3% para -3,8%. Analise os dados. A causa da depressão foi o aumento dos juros. Manter os juros altos por causa do déficit que eles causam é desviar do assunto. Reflita. Coloque-se fora do ambiente dos rentistas.
Essa PEC é a solução para os juros altos. Menos endividamento significa menos risco para o Mercado, e, logicamente, menos juros para tomar emprestado. É exatamente o contrário do que você disse.
Este é o resultado da irresponsabilidade dos que desgovernaram o Brasil nos últimos anos, aquilo era um ajuntamento de incompetentes irresponsáveis, enganadores inescrupulosos.
Quero crer que com a aprovação da PEC 241, ficará instituÃdo também, que todos os reajustes ficarão limitados ao teto da inflação por vinte anos. Remédios, alimentos, mensalidades e demais itens terão como parâmetro máximo, a inflação. O governo deve ter feito este acordo também com as empresas, indústrias, agricultores... Sejamos justos com os cidadãos.
Clovis, isso ai o Sarney, o Collor fizeram, o Lula queria moratória da dÃvida (lembra?), e nunca deu certo. O que dá certo no mundo contemporâneo é haver responsabilidade fiscal. Aqui no paÃs as raposas vigiam o galinheiro orçamentário. Temos de esfregar na cara das raposas um limite realista e bem definido! É o que estão fazendo. Viva a PEC 214!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O que seria "aumentar o custo de contestar o ajuste" não fica claro. Li até o fim esperando um esclarecimento e não encontrei. Parece que o economista derrapa a hora em que entra na polÃtica.... , pois as outras ponderações foram esclarecedoras.
Aumenta porque se o teto passar, contestar o ajuste, a reforma da previdência e outras, jogará o Brasil em uma situação econômica calamitosa, insustentável.
Não falo como economista mas como cidadão que acompanha de perto a história polÃtica do paÃs e a impressão que tenho é a seguinte.Vamos pagar caro por termos elegido e reelegido um governo mentiroso e corrupto que nos governou por 13 anos.E para que não haja dúvida, esse governo foi o governo do PT. Que Deus nos ilumine a todos.
Não adiante ficar torcendo contra, aliás essa é a única coisa que nossa esquerda atrasada sabe fazer, as reformar virão por imposição, e não adianta querer iludir o povo, pois o pedágio virá para toda sociedade, pois no caso da previdência é impossÃvel dizer a um paÃs que ainda não atingiu um grau de desenvolvimento satisfatório, que as pessoas devam se aposentar em média com 55 anos, aliás a constituição de 88 foi super dimensionada para garantir direitos, mas não explicou que há obrigações.
Bom dia a todos. Se eles estão fazendo dessa forma, tem coisa. Eles são maquiavélicos. Com certeza tem algumas coisa que eles já bolaram para os próximos 20 anos. Principalmente esse Temêr que acha que o pmdb é mais importante que o paÃs conforme ele mesmo disse.
Começaram a edificar a casa pelo teto. Para que teto, se nunca souberam fazer um orçamento. O teto não garante o gasto correto apenas limita o máximo com um indicador economico, ( indexar salário é proibido ne?) Se a arrecadação cair como continua caindo, e a inflação baixa, que nunca foi bom sinal em crises de estagnação, teremos um teto para bater a cabeça enquanto a água sobe para nos afogar. Comecem pelas reformas polÃticas, fiscal e criem uma previdência onde só o contribuinte recebe.
É isso mesmo. A nação brasileira está colhendo o que plantou. Todos nós fomos drogados por aqueles que ocuparam o “puder” e se lambuzaram. O tratamento de viciados é doloroso. Citando: “Não existem paÃses subdesenvolvidos. Existem paÃses sub-administrados”. PETER DRUCKER.
Ou seja, quem paga a conta é o assalariado, ao passo que temmer e sua ganng aposentaram com menos de 56 anos com uma bagatela média de 20 mil reais.
PEC do Povo - Mordomias dos Deputados e PolÃticos.Revisem as aposentadorias, os gastos de gabinete, seus ganhos, revisem a reeleição-definam somente 2 mandatos consecutivos/ alternados e depois vão trabalhar, paguem seus planos médicos. Revisem tudo, aposentadoria de militares, do legislativo, do executivo e do judiciário. Depois de tudo isto, comecem a mexer na previdência dos cidadãos. Onde está o teto salarial deles? O Povo só vai aceitar mudanças se houver revisão na parte deles. É simples !
Quem não concorda é porque deve estar sendo beneficiado e muito, só que as nossas custas, ou seja, o povo está pagando pelas mordomias deles.
Quem não concorda é porque deve ser daqueles que estão mamando nas tetas do governo as custas do Povo !
Concordo plenamente com você, Angelo!!!
Um comentário inteligente. É necessário que o congresso analise, antes de aprovar esta pec, o impacto que ele acarreta, inclusive em suas mordomias. Mordomias que por sinal nenhuma empresa dá aos seus empregados.
Existem dois tipos de indivÃduos que são contra o ajuste: 1- Os ignorantes que não sabem sequer as operações básicas de matemática 2- Os que se lixam pro PaÃs e querem garantir seus privilégios a qualquer preço
Certo que precisa colocar o PaÃs em ordem, é uma vergonha e revoltante a situação em que chegamos.Porém, exemplo tem que vir dos politicos, não é comcebivel estando o paÃs no fundo do poço, e que deveria dar exemplo ficam com cara de paisagem, propondo mexer com o povão!! quero ver eles darem suas cotas de contribuições, abrindo mão de varias aposentadorias, carrões com varios motoristas, usando aviões da união para se deslocarem para fazer implante de cabelo, auxilio moradia,etc.
Mas aqueles que se dizem lutando pelos direitos do povo, estão enganados e enganando aos outros, pois simplesmente não haverá recursos o suficiente para pagar a todos.
Depois da desgraceira que a esquerda aprontou na economia brasileira, precisamos mesmo de medidas ousadas para consertar isso. Como você disse, o teto aumenta o custo de contestar o ajuste, então está correto. Pode dar errado? Pode, se o Congresso não assumir suas responsabilidades e não aprovar outras reformas, como a da previdência. Se fizerem isso jogarão o Brasil num tremendo buraco, e todo o povo pagará muito caro por isso.
Qual estudo foi feito sobre esse engessamento constitucional da economia brasileira? Quais os benefÃcios e quais os riscos? Ninguém sabe, os parlamentares votarão sob ameaça e no escuro.
O Rodrigo respondeu de maneira simples e precisa ao questionamento do comentarista.
Risco: continuar aumentando a dÃvida pública até tornar o PaÃs insolvente BenefÃcio: retomar a confiança na solvência do PaÃs gerando um ambiente propÃcio ao crescimento econômico Simples assim
Tragédia anunciada.
A cegueira do autor sobre os riscos do paÃs é absurda. Claro que as reformas são indispensáveis, mas limitar os gastos públicos são mais urgentes pq é para ontem a necessidade de estancar a sangria da gastança do governo.
Quais gastos públicos você diz que serão limitados? Os aumentos acima da inflação, que vem sendo dados historicamente? Só se for isso. Meu caro, quanto menos se endividar a União e os Estados, menos juros se cobrarão para emprestar dinheiro, sobrará mais para Educação e Saúde. Com o limite, os lobistas de plantão não conseguirão aumentos acima da inflação. Isso bota em ordem a gastança e fará, em médio prazo, cair os juros a nÃveis aceitáveis. Faltava ter coragem pra mexer no vespeiro!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Aprovação do teto de gastos aumenta o custo de contestar ajuste Voltar
Comente este texto