Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CAROLINA OLIVEIRA DE BRITO

    Sensacional o texto! Essa analogia da reunião de condomínio foi ótima!

    Responda
  2. Marcia Freitas

    Cada vez gosto mais de seus artigos. De onde vêm esses jovens, com opiniões próprias e articuladas, sem mestres ou ídolos? Essa geração, apesar dos zumbis "mais do mesmo" gestados nas aulas ministradas pelos ex fefelets, traz a novidade dessa juventude pensante. Novidade essa que tem deixado os mal acostumados "ídolos", Jânio de Freitas et caterva, desesperados e sem palavras.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Se você não tem tempo para a política, a política sempre terá tempo para você; infelizmente não é uma questão de escolha! Ser politicamente ativo não significa necessariamente participar das reuniões da câmara de vereadores, mas simplesmente desenvolver uma atividade que possa melhorar a comunidade em que vivemos. Não é possível buscar apenas a melhoria pessoal e esquecer o progresso e a prosperidade da comunidade. Os povos desenvolvidos encontram tempo para isso; por que não podemos?

    Responda
  4. Hercilio Silva

    A proposta do colunista é uma estado burocrático, se isso desse certo a URSS ainda estaria aí. Ou estados nazi fascistas, burocracias de estado era o que eles praticavam, sem política. O colunista questiona a democracia por trás do discurso da eficiência. Eficiência para o burocrata do estado pode não ser a mesma coisa que para a população.

    Responda
    1. Marcia Freitas

      Acho que você não entendeu bem...

    2. Hercilio Silva

      Todo estado burocrático começa com boas intenções, sem a sociedade participando e influindo politicamente, o interesse do burocrata vira o interesse do estado e do cidadão. Experimente ver se é mais fácil ser atendido por um burocrata ou por um político, certamenteo político atende mais fácil, depende do seu voto. O burocrata faz o que quer de acordo com suas ideias é procedimentos.

    3. MARCELO PITTA COELHO

      Não sei de onde você tirou isso, a proposta do colunista, é menos Estado e menos burocracia, a de um Estado simples, menos intervencionista, e bom prestador de serviços básicos. É o oposto do Estado burocrático soviético, que controlava toda a política e a economia. É a proposta de mais sociedade civil e iniciativa privada, e menos Estado e política. Exatamente do que estamos precisando.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      A proposta do articulista é o oposto do que você interpretou.