Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O quarto grau da teoria dos sistemas intencionais é que seria a base da consciência? Nem sei se a consciência pode ser configurada, moldada ou esquematizada, sendo ela tão difusa, sutíl e muito mais que um efeito do pensar. Claudia.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Muito bem colocado. Desejos e crenças fazem parte da natureza humana. Então encontramos em certas manifestações o jus sperniandi como forma de uma busca de um equilíbrio a se deparar com frustrações.

    Responda
  3. Rafael Santos

    Sempre acompanho as colunas deste e de seu colega de FSP e de formação, o Senhor Safatle. Enquanto o primeiro atua no teu campo de formação e procura uma fazer uma analise racional sem se tranvestir como senhor do conhecimento o segundo faz exatamente ao contrario e busca fazer as coisas se encaixarem em sua teoria. Por isso digo Schwartsman merece o titulo de filosofo enquanto o de Safatle é apenas apelido. Sobre a coluna, apesar de tratar do subconciente acho a teoria também articula com Nash

    Responda
  4. Carlos Sotomayor

    O macaco Simão com seu comentário "Deltan, o evangélico do PowerPoint", é mais esclarecedor do que virou a chamada operação lavajato e de seus possíveis desdobramentos.

    Responda
  5. Carlos Sotomayor

    "..., não acaba sendo efetivamente imparcial". O platonismo do "Dr." Hélio, chega a ser constrangedor. Nenhuma análise do que seja o judiciário brasileiro (o poder menos transparente e com maiores regalias, as tais verbas indenizatórias que em muitos casos dobram os recebimentos), nenhuma palavra sobre o feroz corporativismo que quase tudo permite. Nenhuma análise factual da figura em questão e seus muitos escorregões, que na maioria das democracias ocidentais já o teriam, no mínimo, afastado.

    Responda
  6. Fábio Archilha

    Quanta falácia para defender o Capo, estivéssemos em um país decente ele já estaria preso faz tempo.

    Responda
  7. Adriana De Simone

    Isso é paixão?

    Responda
  8. MARCIO OLIVEIRA

    A esquerda é prodiga em disseminar teorias da conspiração (eles chamam de narrativas) pra consumo da militância e desavisados em geral. Essa é apenas mais ums estorinha pra boi dormir.

    Responda
  9. MARCELO PITTA COELHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.