Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    Alegar que a mente não tem vínculo com o cérebro evidencia idealismo filosófico que nega o material, enquanto reduzir a mente ao cérebro mostra materialismo mecanicista, ambos incapazes de relacionar cérebro e mente corretamente, e, no artigo levou o autor a confundir correlação com causalidade. A atividade eletroquímica do cérebro acompanha a atividade psíquica, mas não a causa. Portanto, inexiste a evidência empírica para a tese do ‘mecanismo biológico’ para atitudes.

    Responda
  2. Luiz Eduardo Cantarelli

    Se a amídala aciona o sistema de percepção, então o médico que fizer especialidade na retirada deste orgão será milionário.

    Responda
  3. Antonio Carlos Cunha

    Matou a charada. O corrupto não se sente corrupto. Assim como o assassino não se sente um criminoso. Acho que é uma questão mesma de DNA. Lobotomia nos "caras".

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Também é significativo o estudo feito em 1961 chamado de Bobo Doll pelo Professor Albert Bandura da U. de Stanford. Ficou demonstrado no experimento que as crianças irão interagir com outros do modo exato e de acordo com o modelo criado pelos pais e outros adultos. Resumindo, é a questão do exemplo. Maridos violentos e abusivos irão gerar filhos com os mesmos traços, assim como pais que vivem de burlar regras e leis dificilmente irão entregar para a sociedade cidadãos de boa índole e caráter.

    Responda
  5. Francisco Persival

    Hélio. Nesse seu texto vemos como o academicismo científico parasita as reflexões sobre o comportamento dos humanos, como se este hoje ainda fosse indiscernível. Assim resistimos até em considerar, quanto mais em aceitar no cotidiano, a dinâmica evolucionária já pelo menos "bi milionária", ao curto "estalo civilizatório", irreversível pontuo, mas incipiente. A "corrupção" e etc. podem afluir em qualquer ser humano, como poderosas, previsíveis, indesejáveis,e inoportunas ocorrências sociais.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Surpresa que não surpreende : quanto mais roubam mais querem roubar... Claudia F.

    Responda
  7. Osmar E Madeira Júnior

    Outro ponto é o fato de que a corrupção dos pais, desde cedo, proporciona conforto material. Mais tarde, quando já em condições de julgar, este fato tem forte peso em como o adolescente"perceberá" o desvio. Fatalmente os passos serão seguidos.

    Responda
  8. Jose Paulo Bogossian

    Conclui-se também que é mito que corrupto não dorme. Dorme no macio, quente e respira ar puro. à vezes um ou outro é pego e a turma usurpada entra em êxtase.

    Responda