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Contra o Escola Sem Partido. Contra qualquer forma de doutrinação. Escola com partido SIM. O partido da democracia. https://youtu.be/It6mpjIrL7M
Sr. Editor, não sabia até hoje que impor doutrinas políticas e/ou religiosas é sinônimo de liberdade de pensamento! Penso que tenho que deixar de assinar esse jornal! Não sabia, também, que adolescentes já possuem tão profundo conhecimento de filosofia e tal capacidade de reflexão crítica que são capazes de contrapor às imposições da liderança maior da sala, isto é, o professor! Democracia significa, então, que qualquer pessoa pode institucionalmente (a sala de aula) impor sua ideologia?????????
Abrir o leque de discussão é uma prática salutar,a história sempre teve e terá dois lados.calar a boca de um professor em sala de aula seria o mesmo que colocar um enfermeiro para realizar uma cirurgia.a escola tem o papel de apresentar educação pedagógica em sua plenitude.o que a escola sem partido quer, remete o ensino ao retrocesso.absurdo...
A comentarista Carla Myn tem saudade do ensino no período da ditadura? Desconhece que houve uma reordenação do ensino de História, visando garantir que os conteúdos estudados não comprometessem o programa político do governo implantado no pós-64? Esqueceu-se de que os livros didáticos desse período foram reformulados e apresentavam conteúdo determinado pelo governo, conteúdos esses que estavam em consonância com o programa político adotado pelos militares? Quanta bu rri ce!
É, quanto a isso, é meio complicado, pois temos um dos piores sistemas educacionais do mundo
Srs., leiam: o editorial diz que a PGR tomou posição, só isso, e fim de papo. Na escola também vige o direito de expressão e a liberdade de pensamento, garantidos na Constituição. E a escola é, em verdade, um fórum de debates acerca das ideias, teorias, pesquisas e conceitos produzidos no mundo e sua crítica. Se os pais acham que há prevalência dessa ou daquela corrente, devem participar dos Conselhos e debater a questão abertamente.
Isso mesmo Luiz Paulo. Você disse tudo! Concordo com você. A escola é um espaço dialético por excelência, querer cercear a liberdade de expor ideias, teorias , conceitos e pesquisas é censurar e limitar a liberdade de pensamento. Em suma, é inconstitucional. Quem se sentir prejudicado, que reúna provas e busque seus direitos. O que não pode haver é generalizações.
Se a hipótese de que ocorre doutrinação ideológica por parte dos professores nas escolas e nas universidades (especialmente as públicas) fosse verdadeira, era de esperar que tivéssemos um grande número de indivíduos preocupados com as diferenças de classes e contrários à grande desigualdade social no Brasil. Ocorre que essa suposta doutrinação é uma FALÁCIA, do contrário não teríamos tantos indivíduos materialistas e reacionários como temos hoje. Pura balela isso!
Nem precisa postar aqui os 20 países, Denis, pois os conheço. Tomemos a Suécia. O Liberalismo nesse país só foi bem sucedido porque o modelo Rehn-Meidner/keyniano, adotado pelo Partido Social Democrata havia sido implementado antes de o Partido Liberal Sueco assumir o poder. Então, Denis, a conclusão a que se pode chegar é a de que, primeiro há que se resolver questões sociais graves (Educação prepondera), para depois se pensar em Liberalismo, pois do contrário criar-se-á um apartheid social.
Infelizmente, não consigo postar aqui a lista dos 20 países mais liberais (liberdade econômica) do mundo, e dos 20 países com maior IDH do mundo (lembrando que o IDH é composto por nível educacional, de saúde, e renda per capta). Pois bem, a lista coincide em 11 países. Se pegar uma amostra maior, uns 40 países, as coincidências serão muito maiores. Não é coincidência
Lista dos vinte países mais liberais do mundo (liberdade econômica): Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Austrália , Suíça, Canadá, Chile, Estônia, Irlanda, Maurícia, Dinamarca, Estados Unido, Reino Unido, Taiwan, Lituânia, Alemanha, Países Baixos, Bahrein, Finlândia, Japão.
Renata suas palavras são a prova viva que os doutrinadores tiranetes e adoradores de ditaduras genocidas faz mal ao pensamento livre, a alienação é o objetivo desses trogloditas, os safatles e chauís da vida adoram esses clichês.
Denis, não sei qual foi a sua escola, mas o Liberalismo é abordado por vários professores de História. Adam Smith e David Hume são nomes conhecidos de qualquer estudante de Ensino Médio de boas escolas em SP. Portanto o que você está falando é um absurdo.
Veja Renata, tanto vc foi iniciada no marxismo na escola. E vc não tem ideia do que é o liberalismo, porque não viu na escola.
Na escola, vc fica entre o pensamento marxista e uma vazio. Vc pode até suspeitar empiricamente que aquilo (marxismo) é furado, mas não lhe é apresentado outra filosofia política estruturada, fundamentada e crítica como é o Liberalismo (ex). Eu fui ler, por pura sorte, sobre o liberalismo depois de adulto. Não é um conhecimento disponível na escola. Vc acha que as pessoas terão o mesmo grau de acesso, quando um conteúdo é apresentado na escola, e o outro lhe aparece por sorte, fora da escola?
Materialista? Materialista é a esquerda que reza pela cartilha do materialismo dialético, de Marx.
Vc nunca se perguntou por que os países mais liberais são também os que tem os melhores IDH e que apresentam as menores diferenças sociais?
Se fosse ensinado o que é liberalismo, talvez hoje tivéssemos uma sociedade muito mais justa e com menores diferenças sociais. Mas ensinaram uma ideologia errática, deu no que deu.
Decisão acertada. A reivindicação da Organização Escola Sem Partido é estapafúrdia, uma vez que não há como desvincular a ideologia dos indivíduos inseridos em uma sociedade, ou seja, todos somos seres ideológicos. Não existe neutralidade. Sem dúvida alguma a reivindicação do grupo revela um fundamentalismo conservador no que tange à moral, à religião e à política, uma visão retrógrada do ensino e um desconhecimento profundo do quem vem a ser Educação.
Maria Angélica, vai estudar o quem vem a ser "ideologia" e, só depois, volte aqui para o debate. Seu desconhecimento sobre o assunto é abissal. Está fazendo jus ao bordão "A Uninove é dez!".
"...todos somos seres ideológicos..." Todos quem cara pálida? Alienados tem dificuldade em enxergar independência em posições que eles são prisioneiros, os alienados religiosos e ideológicos querem que todos pensem igualmente e aí daqueles que não aceitarem...
Os professores têm que ensinar a realidade, e não essa ideologia estúpida, fracassada em todo lugar em que foi tentada.
Não sei se o projeto do Escola Sem Partido é a melhor maneira de resolver isso, mas a Fo lha erra grosseiramente quando diz que o projeto ameaça a salutar liberdade de ensino. Não, o que ameaça a salutar liberdade de ensino é a doutrinação grosseira e amplamente disseminada que a esquerda, que se apossou do sistema educacional, promove. É um predomínio avassalador do esquerdismo mais tosco na educação. As invasões de escolas pelos motivos mais disparatados mostra como é eficaz a doutrinação.
É (olhando para quando estudei, mas acredito que até hoje), os professores que analisam a realidade pelo prisma marxista, duvido que ensinem para os alunos que todos os países socialistas no mundo fracassaram, que suas populações eram mais pobres (e passavam restrições) que os vizinhos capitalistas, que eram fechados para o mundo, que nunca desenvolveram tecnologia signficativa, que não havia liberdade, que o governo mentia para eles e os manipulava (como fazem tais professores)
Estão usando o precioso tempo dos alunos, quando deveriam estar se preparando para a vida, adquirindo conhecimentos funcionais, para encher suas cabeças com esse li xo marxista imprestável e inútil. Isso é um crime que cometem contra os jovens, fazem de suas cabeças penico, para enfiar lá todos seus dejetos ideológicos. No comentário acima, leia-se mostram como é eficaz, ao invés de mostra como é eficaz.
Estão usando o precioso tempo dos alunos, quando deveriam estar se preparando para a vida, adquirindo conhecimentos funcionais, para encher suas cabeças com esse li xo marxista imprestável e inútil. Isso é um crime
Crianças e adolescentes não têm discernimento e experiência para se proteger dessa doutrinação e são presas fáceis dessa escumalha de socialistas que se apossou do sistema educacional, não para promover o conhecimento, mas para promover a igualdade e o socialismo e, como efeito colateral, destruíram a qualidade do sistema, que não ensina mais nada, a não ser as baboseiras de uma ideologia fracassada.
Nao sei se os metodos sao corretos, mas o objetivo de termos menos doutrinaçao ideologica em sala de aula é muito bem vindo. Creio que a discussao que este movimento provocou veio bem a calhar.
Editorial raso e tendencioso. O que o movimento prega é que não haja preferência entre uma narrativa a outra (ex: golpe ou contra-revolução de 64). É ingênuo demais esperar que os próprios alunos (dependentes da autoridade do professor) possam questionar o que lhes é passado. A Escola sem Partido, por vias indiretas, coloca em discussão o papel do professor como autoridade. E a classe (poderosa politicamente, mas decaindo) não está preparada para discutir a perda de seu poder.
Concordo, no mínimo esse movimento da Escola Sem Partido levanta um tema importante que estava invisível no sistema educacional.
creio que no caso concreto apresentado, não há nenhuma dúvida: golpe é quando uma força militar depõe um governo democraticamente eleito. revolução é quando uma força militar depõe um governo imposto de forma não democrática, um ditador ou um rei. em 64, aconteceu um golpe sem sombra de dúvida. agora, há controvérsia.
Eu estudei em livros de orientação marxista, e nem sabia disso. "A história da Riqueza do Homem". Olhava o mundo pela noção (frágil) da "luta de classes". As respostas "certas" nas provas eram de orientação marxista. Só recentemente soube quem eram Hayek ou Mises, e a consistência de suas análises liberais. Dizer que alunos e pais conseguem ser críticos com o que se veicula nas escolas, sem disporem de outras fontes de informação, é uma grande falácia.
Denis: para não nos desviarmos do foco dessa reportagem, apenas gostaria de chamar a sua atenção para o que rolou aqui nessa nossa troca de comentários de posicionamentos ideológicos e de fundamentos econômicos distintos. Esse debate é o que deveria ocorrer numa sala de aula, entendeu? Então não se trata de patrulhar uma ideologia em detrimento de outra. Há que se oferecer fundamentos teóricos de ambos os lados para que essa molecada possa formar uma opinião a respeito da realidade.Entendeu?
Não precisa postar exemplos de países liberais. Tomemos a Suécia para análise. O Liberalismo nesse país teve sucesso porque o modelo Rehn-Meidner/keyniano, adotado pelos sociais democratas, resolveu questões sociais antes de o Partido Liberal Sueco assumir o poder. Então, Denis, a conclusão a que se pode chegar é a de que, primeiro há que se resolver questões sociais graves (Educação e Saúde preponderam), para depois se pensar em Liberalismo, pois do contrário criar-se-á um apartheid soci
Renata, infelizmente, não consigo postar aqui a lista dos 20 países mais liberais (liberdade econômica) do mundo, e dos 20 países com maior IDH do mundo (lembrando que o IDH é composto por nível educacional, de saúde, e renda per capta). Pois bem, a lista coincide em 11 países. Se pegar uma amostra maior, uns 40 países, as coincidências serão muito maiores. Pois é, isso é fato
"...não sou a favor de um Estado centralizador e autoritário..." A incoerência de esquerdistas radicais é uma de suas características, esse discurso é feito diariamente em porões de tiranetes como por ex. na fflch USP, os mesmos adoradores dos maiores genocidas da história com sua doutrinação "gramscista" falam em democracia, mas amam ditaduras e seus carrascos com as mãos sujas de sangue,a doutrinação é mais que um crime contra a liberdade, é uma doença que tem que ser extirpada..
Mas a discussão aqui não é Liberalismo X Socialismo. Isso nos levaria a nos desviarmos do assunto do editorial. Estamos falando aqui da inconstitucionalidade da legislação proposta por um grupo autodenominado Organização Escola Sem Partido que reivindicava mais do que o patrulhamento ideológico nas escolas, um certo fundamentalismo moral e religioso. Isso é inconstitucional e a PGR pontuou m acertadamente, a meu ver.
Também não sou a favor de um Estado centralizador e autoritário. Creio numa saída híbrida: saúde e educação devem ser atribuições do Estado, na minha opinião.
Usei o termo "reacionário" como equivalente de ultraconservador. Jamais me convenci de que o Liberalismo fosse uma doutrina realmente democrática e preocupada com as grandes causa sociais (desigualdades, fome, miséria). O foco é a economia, o mercado. Minimizar a intervenção do Estado na economia e nas relações de trabalho só favorece a quem já tem capital. A doutrina liberal é uma maravilha para o burguês, mas não para o miserável. Também não sou a favor do Comunismo. Explico...
Renata, qual seu conceito de reacionário? De onde vc tirou que Liberalismo é reacionário? Vc tem noção do que está falando, ou é apenas uma reprodutora do que estudou na escola? Eu tive acesso a outros conhecimentos depois de adulto, pois fui atrás, a escola não ofereceu. A escola transmite o pensamento de esquerda. A grande maioria nem sabe que há formas mais precisas, realistas e eficientes de compreender as relações sociais e econômicas. Vc não sabe o que é liberalismo, né?
Mas, se com toda essa suposta "lavagem cerebral", você permaneceu reacionário, como pode achar que a apresentação das ideologias de esquerda podem doutrinar o aluno? Você é a prova viva de que isso é ridículo!
Concordo, é uma grande falácia, uma enganação, coisa típica da esquerda, que sempre viveu de falácias e imposturas.
Olha, é polêmico, mas ambos os lados tem razão. Só não sei se a solução seria essa dicotomia (proibir ou permitir). Com sempre, esse editoriais são fraquíssimos. Veja que argumento mais frágil: "os projetos de lei preconizados pelo movimento Escola sem Partido subestimam a capacidade dos próprios alunos e de seus pais de encarar de modo crítico o que se veicula nas escolas". Para o editorial, todos tem acesso (e entendem) todas as informações políticas, de todas as vertentes
...cadê os personagens secundários que estão restritos aos cantos das salas de aulas; os pais dos alunos? ...por quais razões as avaliações dos estudantes brasileiros nos exames nacionais e internacionais são tão baixos?
...o comentário esta-se referindo à participação na elaboração do currículo, na construção dos filhos. Por extensão podemos perguntar; por que o baixo resultado médio dos estudantes brasileiros se tanto há participação dos pais? Entre a cobrança dos pais e a sala de aula há uma distancia enorme. Concordo plenamente com Rosely Sayão quanto à interferência no trabalho do professor(a) em sala de aula. Lembro que há pais que querem impor praticamente aula particular a seus filhos.
Acho que uma das causas é justamente a excessiva intervenção das famílias na escola. A escola virou um balcão de negócios. Deixem os professores trabalharem em paz, essa é a solução. Rosely Sayão publicou uma matéria bárbara no dia dos professores justamente falando um pouco sobre isso. O título: "A melhor homenagem aos professores é não atrapalhar o seu trabalho". Leia a matéria, pois elucida muita coisa.
Concordo com o movimento que restringe a doutrinação política e ideológica nas escolas. O assunto deve ser bem discutido e os docentes bem preparados para desenvolver o tema em sala de aula. Precisamos primeiramente dar foco na melhorias da qualidade de ensino das disciplinas elementares para formação secular. O ensino sobre a temática política deve ter como pilares o exercício da democracia e de uma nação justa, livre sem o delito de opinião.
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