Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    A crença no juro alto é profissão de fé, há décadas o mesmo é praticado, os resultados são deletérios, mas insistem que é bom. E é pra quem vive de renda, péssimo para quem vive de produzir e vender ou de vender sua força de trabalho. Os especialistas do Bacen só se esqueceram que a economia não estava mais restrita a 1/3 da população, o crédito estava muito ampliado, não se pode mais fazer experiência com juros. O tamanho da recessão está diretamente relacionado a isso. Sem crédito vai piorar.

    Responda
  2. Benedicto Ismael Dutra

    Na economia ha fatores negativos criados internamente como o descontrole do gasto público e os desequilíbrios nos administrados, mas o câmbio é complicado, sofre com as flutuações que vem de fora e a ausência de um plano de equilíbrio das contas externas, muitas vezes ajustado com a atração do dinheiro especulativo através de juros elevados e comprometimento no resgate.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Juros que o próprio governo tem que manter alto para se financiar. Eu não leio uma crítica direta neste ponto. Se o governo baixar os juros, ele simplesmente não consegue mais se financiar (a não ser com impostos). Chega de artigos circulares. Os juros são um prêmio que o devedor paga para credor para que ele tenha o privilégio de usar dinheiro no presente. O governo afastará credores de baixar os juros (por isso baixou apenas 0,25). Não é para conter a inflação, que cai pelo desemprego.