Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Época de desfaçatez e falta de ética. Direita engana, quer dinheiro e poder; esquerda enrola, quer poder e dinheiro. O futuro é sombrio dado o avanço do despreparo da populaçao e aumento da desesperança. No entanto a Venezuela tem juros menor do que o Brasil. Falta ética verdadeira.

    Responda
  2. JOSE LINO DA SILVA

    A experiência com a esquerda foi uma amarga lição.

    Responda
  3. JOSE CARLOS BEZERRA

    A Argentina volta a encarar e a passar a mão no Leviatã. O Leviatã pode ser uma alegoria adequada para os mercados financeiros. Espero que dessa vez consigam ter mais sucesso. Quando Nestor Kirchner assumiu a presidência da República, o país estava destroçado. Muitos pensavam que o Estado nacional argentino havia acabado. Deve-se saber tratar o Leviatã corretamente. A China teve sucesso. E olhe que lá não tem democracia. É partido único. O livro Leviatã de Hobbes deve ter alguma serventia.

    Responda
  4. SILVIO Eduardo ALVAREZ CANDIDO

    A Argentina é uma evidência clara que a melhora dos indicadores financeiros não é sinônimo de melhora na economia real. Pode até ter atraído investimento, mas isso não se converte em melhorias na economia real e no emprego... lamentavelmente essas politicas ilusórias e elitistas se fortalecem aqui depois de fracassarem no resto do mundo. Estamos sempre alguns passos atrás.

    Responda
  5. SILVIO Eduardo ALVAREZ CANDIDO

    A Argentina é uma evidência clara que a melhora dos indicadores financeiros não é sinônimo de melhora na economia real. Pode até ter atraído investimento, mas isso não se converte em melhorias na economia real e no emprego... lamentavelmente essas politicas ilusórias e elitistas se fortalecem aqui depois de fracassarem no resto do mundo. Estamos sempre alguns passos atrás.

    Responda
  6. SILVIO Eduardo ALVAREZ CANDIDO

    Futuro "negro"??? Os jornalistas deviam ao menos prestar atenção aos preconceitos mais óbvios incorporados na linguagem...

    Responda
  7. Gildasio Fernandes Dantas

    Nos governos da direita so quem ganha sao os banqueiros. Eles emprestam a 50% ao ano o dinheiro que ele paga 12%ao ano do aplicador. E como tem muita gente ferrsda conseguem emprestar.

    Responda
  8. Eduardo Santos

    Esquerda? Aquele ba ndo que a assal tou o Estado Brasileiro? Aquilo não é esquerda, aquilo é qu ad rilha.

    Responda
  9. Gildasio Fernandes Dantas

    Nao sei de onde esse colunista tirou otimismo para Argentina. Com Magri ela mergulhou milhoes de pessoas na pobreza. Aqui no Brasil, a esquerda ganhou a eleicao em 2002, porque estava cansado da pobreza deixado pela direita.

    Responda
    1. Guy Castier

      Caro Gildasio, informe-se melhor. As grandes crises argentinas começaram com o peronismo, prosseguiram na ditadura militar e continuaram garbosas na era Kirschner (Nestor e viuva Cristina, que dinastia!). Macri (é assim que se escreve) herdou este panorama desolador há poucos meses, é cedo para colher os bons resultados de sua gestão. Veremos. Abraços.

  10. Marcos A T Garcia

    Cada povo tem o governo que merece. Essa e a verdade. Espere pra ver as multidoes no carnaval, marcha da erva e na passeata gls. E isso. O povo brasileiro precisa apanhar de chicote para talvez acortar. Tudo o que aconteceu e acontece ainda e pouco para sensibilizar as massas. Esse governo deveria ter sido escurracado como o cunha foi.

    Responda
  11. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Lula, e mesmo assim nem tanto esquerda assim. Sempre fomos governados pela direita e nem por isso éramos ou somos uma maravilha! Esqueceram-se dos 21 anos de ditadura de direita, em que os ministros da fazenda foram Roberto Campos, Mário Henrique Simonsem e Delfim Neto, todos liberais. E depois do fim da ditadura, até o Lula é mesmo em seu governo, a política econômica sempre foi liberal ortodoxa, o que só mudou com a Dilma/Mantega. Então pera aí com essa história de que a culpa é da esquerda!

    Responda
  12. jose galvao

    Não dá pra falar todas as vezes_me\censuram, não sei o porque.

    Responda
  13. jose galvao

    Não dá pra falar todas as vezes_me\censuram, não sei o porque.

    Responda
  14. Antonio Catigero Oliveira

    Desde 2003, o Brasil cresceu como "nunca antes neste país", mas sempre pagando caro a quem realmente manda aqui. Os juros escandalosos e as isenções privilegiadas ainda estão aí para ficar, mais firmes e mais fortes do que "nunca antes neste país". O funcionalismo público já está conseguindo seus reajustes sem qualquer pudor, e o capital transnacional vai abocanhar o petróleo. Moral da história: a conta será paga pelo povo -- o lado mais fraco -- e tudo permanecerá como antes, como sempre.

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    O Bernie Sanders chocou a direita americana ao defender propostas como a educação superior gratuita, extensão do seguro social, ausência remunerada do emprego entre outras. Perto de políticos como Ulisses, Sarney, e outros considerados de centro direita, as propostas do Bernie parecem conservadoras. Se lá o Mercado é o Rei, aqui quem é Rei é o Estado. Jamais passaria pela cabeça do Bernie propor pagar treze salários para alguém que trabalha dez meses. Aqui é direito. O Brasil é de esquerda!

    Responda
  16. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    A esquerda deu uma grande contribuição ao Brasil ao colocar na agenda política as preocupações sociais com distribuição de renda e eliminação da miséria. Não tiveram a competência gerencial para implantar sem se corromper como qualquer outro brasileiro de direita. Inconsistência estratégica, deixaram os rentistas subirem os juros a partir de 2013 e destruir o orçamento do governo. A direita continua na mesma estratégia rentista e o povo está sofrendo. Não dá para colocar mais a culpa na esquerda

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Já vi que você trabalha no setor financeiro e tem "a voz da razão". Não entendeu que o país em 2013 tinha um déficit normal de 2% do PIB e não havia necessidade de subir os juros. Atrelar redução dos juros em 2012/2013 a queda do PIB em 2015 e 2016 é falta de conhecimento de competência de receita/despesa em contabilidade. Deveria entender que 22 milhões de brasileiros desempregados ou em subemprego é mais importante do que alguns pontos de inflação em país com renda média de R$2K/mês.

    2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Nestas questões macro-econômicas é importante não envolver emoções e ser objetivo. Precisamos resolver o problema e não ficar culpando A ou B. A Lava Jato envolve PT, PMDB, PP, PSDB etc. É o sistema. Contudo este não é nosso principal problema que gera o desemprego. O principal problema é gastar R$500B por ano em juros através de déficit nominal de 10% do PIB. Até 2013 a economia estava normal com os juros de 7,25% e déficit de 2%. Por que a esquerda subiu os juros e a direita mantém?

  17. Hercilio Silva

    Venezuela e Brasil não tem nada a ver, o que houve aqui foi expansão só capita e crise capitalista típica. Os planos em execução vão jogar no limbo político quem os executar. Tucanos sabem muito bem o que é isso, 4 eleições perdidas. Quem cortar na carne e preservar a gordura dos ricos pagará o preço histórico da opção. E isso não será executado pela esquerda.

    Responda
    1. Guy Castier

      Caro Hercilio: Chamar de ¨crise capitalista¨os desvarios economicos de Dilma e Mantega, já é forçar a barra!!! Abraços.

    2. Hercilio Silva

      Quem está conectado raiva de quem prosperou não é a esquerda, existe raiva contra os pobres que prosperaram. E não estou defendendo nivelar por baixa, e sim a expansão do capitalismo brasileiro, isso contra as propostas de que o mesmo seja restringido a poucos. Dividir a conta seria óbvio em qualquer país, aqui querem que a conta da crise seja paga exclusivamente pelos trabalhadores.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Observe,e talvez aprenda com,o sistema cooperativista que se expande,alheio à crise e a olhos vistos a partir do oeste paranaense.Absolutamente capitalista em termos de atuação produtiva e mercadológica,eficiente em termos operacionais e social na repartição dos resultados.Moral da história:não há resultados a partilhar sem eficiência e pragmatismo.Populismo jamais foi,em toda a história humana,eficiente;quando foi pragmático,o foi apenas para manter a casta política mentirosa;tal qual aqui.

  18. regina cintra

    O pior cego e aquele que nao quer ver. Incrivel como haja ainda pessoas que achem que esse e o caminho certo :o caminho para o desastre

    Responda
  19. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Com a imunidade cognitiva caracteristica deles, é alta a chance de repetir o erro.

    Responda