Drauzio Varella > Índice de mortalidade está mais ligado a gordura na cintura do que a aumento de peso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dietando...É necessário!
Excelente reportagem e de grande relevância para as pessoas que se preocupam com a saúde, não é por menos que este jornal possui grande credibilidade
"Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em Ãndios em MT - Entre os anos 1980 e 1990, chegou o refrigerante. Nos anos 2000, o governo enviava cestas básicas com goiabada, açúcar, macarrão, farinha. Isso causou um desequilÃbrio no organismo dos xavantes. Segundo Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, eles são propensos à obesidade e ao diabetes pois desenvolveram um mecanismo genético que retém energia, vital para tempos de escassez alimentar." (folha.uol.com)
Faltou esclarecer: lipoaspiração na cintura ajuda a reduzir o risco esse Ãndice?
"Estudo do endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, aponta que, em duas das principais terras xavantes, Sangradouro e São Marcos, a prevalência de diabetes é de 28,2%. Na população em geral, é 7,6%. Metade dos mais de 4.000 indÃgenas que vivem nessas duas terras estão obesos. O maior vilão é a "ödzeire", ou "água doce", na lÃngua xavante. O refrigerante virou um vÃcio."(folha.uol.com).
O ganho de renda aqui no Brasil teve como consequência um maior acesso a alimentos processados e industrializados que a gente sabe que não são nutricionalmente ideais, como biscoitos, massas, bolos e doces em geral . Nossa dieta é muito ruim, com uma falta de preocupação e atenção generalizada com a alimentação (avalia o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia e da PUC-Rio - oglobo.globo.com).
A ideia de que a tecnologia contribuiu de maneira incisiva para melhorar a qualidade da nossa dieta ainda é disputada por alguns que insistem em culpar os alimentos processados pelos danos causados pela má alimentação. Como argumento, a ideia de que come-se muito porque antigamente o alimento era escasso, pode não ser válida. Nossa espécie se tornou ominÃvera a milhões de anos, portanto, contrário aos felinos, se não havia carne comia-se plantas, raÃzes ou insetos, todos abundantes na natureza.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Drauzio Varella > Índice de mortalidade está mais ligado a gordura na cintura do que a aumento de peso Voltar
Comente este texto