Drauzio Varella > Índice de mortalidade está mais ligado a gordura na cintura do que a aumento de peso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cecilia Pinto

    Dietando...É necessário!

    Responda
  2. Ney Fernandes Oliveira

    Excelente reportagem e de grande relevância para as pessoas que se preocupam com a saúde, não é por menos que este jornal possui grande credibilidade

    Responda
  3. Pedro Diniz

    "Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios em MT - Entre os anos 1980 e 1990, chegou o refrigerante. Nos anos 2000, o governo enviava cestas básicas com goiabada, açúcar, macarrão, farinha. Isso causou um desequilíbrio no organismo dos xavantes. Segundo Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, eles são propensos à obesidade e ao diabetes pois desenvolveram um mecanismo genético que retém energia, vital para tempos de escassez alimentar." (folha.uol.com)

    Responda
  4. Ronaldo Avila

    Faltou esclarecer: lipoaspiração na cintura ajuda a reduzir o risco esse índice?

    Responda
  5. Pedro Diniz

    "Estudo do endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, aponta que, em duas das principais terras xavantes, Sangradouro e São Marcos, a prevalência de diabetes é de 28,2%. Na população em geral, é 7,6%. Metade dos mais de 4.000 indígenas que vivem nessas duas terras estão obesos. O maior vilão é a "ödzeire", ou "água doce", na língua xavante. O refrigerante virou um vício."(folha.uol.com).

    Responda
  6. Pedro Diniz

    O ganho de renda aqui no Brasil teve como consequência um maior acesso a alimentos processados e industrializados que a gente sabe que não são nutricionalmente ideais, como biscoitos, massas, bolos e doces em geral . Nossa dieta é muito ruim, com uma falta de preocupação e atenção generalizada com a alimentação (avalia o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia e da PUC-Rio - oglobo.globo.com).

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    A ideia de que a tecnologia contribuiu de maneira incisiva para melhorar a qualidade da nossa dieta ainda é disputada por alguns que insistem em culpar os alimentos processados pelos danos causados pela má alimentação. Como argumento, a ideia de que come-se muito porque antigamente o alimento era escasso, pode não ser válida. Nossa espécie se tornou ominívera a milhões de anos, portanto, contrário aos felinos, se não havia carne comia-se plantas, raízes ou insetos, todos abundantes na natureza.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.