Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mayane Baumgärtner

    Duas coisas antidemocráticas que são obrigatórias: voto e partido político. O povo tem o direito de ser obrigado a votar. E o candidato tem a obrigação de estar em um partido o qual muitas vezes não concorda com a ideologia (os partidos ainda têm isso?), ou que se concorda tem um ou outro candidato que utiliza o partido de formas ilegais e escusas e "mancha" outros candidatos...

    Responda
  2. denise messer

    Quando se vê alguns resultados da eleição municipal não posso concordar, o povo continua elegendo populistas e corruptos. Em alguns estados, como no Rio, fíamos entre dois extremos, não tinha pra onde correr... Sua análise está equivocada Hélio. ..

    Responda
  3. Wagner Santos

    A curva de aprendizagem é dramaticamente afetada pelo instrumento de aprendizagem: nosso absurda legislação sobre política e modos de se fazer política. Se o Brasil adotasse voto distrital puro, um candidato seria eleito muito mais por quem o conhece. O estado não daria um tostão nem propaganda gratuita. Poderia haver candidatura autônoma, já que partido... é apenas um detalhe. reduzir benesses e remuneração em cargos municipais legislativos e , nos cargos majoritários haver apenas debate!

    Responda
  4. Marcio de Mattos

    O maior problema é o eleitor pensar que sua disposição em aceitar promessas pré-eleitorais de candidatos lava suas mãos para a pós- eleição.

    Responda