Opinião > Pêndulo brasileiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Plech Garcia

    Somente a minirreforma política de autoria do Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e do Aécio Neves (PSDB-MG) possibilitará o fim das legendas de aluguel. Após consolidado isso, estaremos em condições para avançar rumo ao Parlamentarismo, o único sistema de governo racional, lógico e que funciona. Só espero que a nossa Corte Suprema não julgue a cláusula de barreira inconstitucional dessa vez...

    Responda
  2. Tiago do Amaral Rodrigues

    Não creio que a proliferação de partidos seja "infecunda para a democracia". Muito pior é como é nos EUA, onde não se pode ser ao mesmo tempo a favor da imigração e contra o aborto. A real infecundidade da democracia brasileira advém da obrigação dos candidatos em terem partido, sem haver a figura da candidatura independente. Se isso fosse facultado, imediatamente as legendas de aluguel perderiam a razão de sê-lo e restariam apenas as agremiações que acrescentassem algo ao discurso político.

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    A esquerda planta o caos, se retira, espera que os novos eleitos não consigam governar e, depois, sorrateiramente, se coloca como a salvadora da pátria. O brasileiro adora um salvador da pátria.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Eduardo, tudo bem? Concordo plenamente contigo e acredito que o "Salvador da Pátria" está em Curitiba, ou não? Ocorre que não me refiro ao Juiz mas, isto sim, ao Eduardo Cunha após "negociar a delação" para também salvar a esposa da prisão, ou estou enganado? Tenha ótimo feriado.

  4. Cloves Oliveira

    Urge fazer uma análise mais realista da situação dos partidos políticos. Fala-se muito no número, mas na verdade o problema é a qualidade e não o volume. Além de ter virado refúgio para bandoleiros de estrada, os partidos políticos perderam , alguns nunca tiveram, a noção de valores e de princípios que deveriam servir de sustentação e motivo de existir, quais sejam, assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e defender os direitos Constitucionais.

    Responda
  5. LUIZ RUIVO FILHO

    Sr. Editor, sinceramente e com todo respeito, não sei como chamar o PTbarco do Capitão da Corrupção de "partido" quando, na verdade, uma camarilha de marginais e corruptos. Da mesma forma, não sei como chamar "de esquerda" quando seu "objetivo ideológico" foi desviar dinheiro público, nosso dinheiro, principalmente da Petrobrás e quase foi à falência. Aliás, tem outros de outras camarilhas próximas ao Governo que estão preocupados com a Lava Jato, agora que terminou as eleições. É só aguardar.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Maria Cristina, tudo bem? A época citada eu estava fora e, portanto, desconheço o fato mas, pelo visto, houve interferência e, creio, o mesmo risco está submetida a Lava Jato tendo em vista que pessoas próximas ao Governo, senão o próprio mandatário foi citado. De toda forma agradeço os esclarecimentos e desejo ótimo feriado.

    2. Maria Cristina da Costa Müller

      Sr. Editor Alguns não têm memória: Anos 90, lembram da Operação Macuco da PF, comandada pelo nobre e íntegro Delegado da PF, José Castilho (e, por isso, afastado do caso e chamado de volta de New York), referente às contas CC5, Banestado, quando foram "transferidos" 124 milhões para uma conta chamada Tucano, cujo juiz era o eminente Dr. Sérgio Moro e que não deu em nada, sendo abortada pelo governo de FHC? Maria Cristina da Costa Müller POA/RS

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.