Demétrio Magnoli > Triunfo de Trump deveu-se à sedução pelo nacionalismo populista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RONALDO LARA RESENDE

    Interessante é o fato de que os comentaristas da BoboNews não revelam que a queridinha Hillary, enquanto Senadora, votou, assim como o "legal" Obama, pela construção do muro contra imigrantes. Não se fala que Obama deportou, no primeiro mandato, mais imigrantes ilegais do que o Bush, em dois mandatos. Se dependêssemos só dá mídia brasileira, seríamos umas toupeiras, mesmo.

    Responda
  2. Guy Castier

    Artigo excelente, de alto nivel. Talvez seja esse o problema de muitos dos comentarios dos leitores, que não entenderam nada. Contra toda a imprensa americana, que publicava diariamente as diatribes de Trump, prevaleceu a frustração dos brancos menos cultos, ecoando os ataques aos latinos, à China e à União Europeia. Mensagens de odio e isolacionismo foram bem acolhidas.

    Responda
  3. José Geraldo Morello

    Demétrio, meu vizinho na "Vitorino" filho de dona Miranda e seu Dino, é sem dúvida o mais brilhante comentarista político, tanto de cá como de lá, da atualidade. Parabéns.

    Responda
  4. EDUARDO BASTOS

    O povo quer trabalho, riqueza, liberdade, família e fé. Cansou de "igualdade", "multiculturalismo", "globalismo" e "vitimismo". Optou por voltar ao material em detrimento do abstrato. Quem coloca a igualdade na frente da liberdade acaba por não conseguir as duas. Trump falou para o povo de carne e osso, não para classes ou abstrações.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    Não teria dado para escrever a história de outra forma? Estados Unidos e China fizeram uma dupla de dois, deixaram de lado a Europa, a América do Sul e a Ãfrica e fizeram a festa juntos. Dívida americana, caixa alto da China, os demais com déficits, dívidas, desindustrialização, precarização. O consequente aperto nos bolsos gerou o estado de insatisfação pública e a busca por milagreiros, mas não é fácil consertar o que levou tantos anos para bagunçar tudo, ademais há os conflitos de interesses.

    Responda
  6. miguel paiva

    É uma análise de altíssimo nível que aponta para um velho mundo novo surgindo do óbvio. Todos em todos os lugares querem uma vida melhor.

    Responda
  7. miguel paiva

    É uma análise de altíssimo nível que aponta para um velho mundo novo surgindo do óbvio. Todos em todos os lugares querem uma vida melhor.

    Responda
  8. Rodrigo Carvalho

    É coerente a constatação de que Trump conseguiu fundir muito bem os apelos de esquerdas nacionalistas, anti-wallstreet, com os da direita xenófoba e racista. Funcionou na eleição, pois garantiu os votos dos ressentidos. Na prática, o buraco será muito mais embaixo. Ignorante e despreparado, Trump vai virar uma biruta, uma barata tonta nas mãos do Congresso, que nem a nossa Dilma roskof. Lá, como cá, o mais provável é que tudo isso acabe em impixe.

    Responda
  9. Rodrigo Carvalho

    É coerente a constatação de que Trump conseguiu fundir muito bem os apelos de esquerdas nacionalistas, anti-wallstreet, com os da direita xenófoba e racista. Funcionou na eleição, pois garantiu os votos dos ressentidos. Na prática, o buraco será muito mais embaixo. Ignorante e despreparado, vai virar uma biruta, uma barata tonta nas mãos do Congresso, que nem nossa Dilma roskof. Lá, como cá, o mais provável é que tudo isso acabe em impixe.

    Responda
  10. Hercilio Silva

    O colunista mostra números que demonstram cabalmente o resultado das políticas que defende sempre em suas colunas, concentração de renda e milhões de deserdados. Volte ao final do século XIX e início do século XX. O desprezo por pessoas que o colunista chama de perdedores as leva ao desespero. Esse desespero as leva a procurar qualquer um que fale sobre seus problemas, já vimos na época que citei o nível de violência que isso gera. O estado de bem estar social acalmou isso, agora o destroem.

    Responda
  11. Edgar Candido Ferreira Candido

    Por respeito ao achismo de cada um, inclusive o meu, não costumo comentar opiniões de leitores do jornal, no entanto, os quatro primeiros comentários do presente artigo, me parecem fora do que o colunista disse. E olha que raramente concordo com o Demétrio. Olhando o mapa de votação nos EUA, verifica-se que a votação foi em bloco de interesses e ficou muito claro que a globalização sem limites contribui para a concentração de riqueza. Os que mais sofrem com isso, deram a vitória ao Trump.

    Responda
  12. Henrique Ajudarte Nassif

    Os senhores jornalistas sao preconceituosos com quem trabalha e produz! Vao capinar um lote! Zzzzzzzzzzzzz!

    Responda
  13. Henrique Ajudarte Nassif

    Os senhores jornalistas sao preconceituosos com quem trabalha e produz! Vao capinar um lote! PERDEU, ESQUERDINHA CHIC!

    Responda
  14. Julio Shiogi Honjo

    Demétrio, realmente a toupeira estadunidense está cavando buracos até no cerébro de alguns por aqui também, como se vê pelos comentários!

    Responda
  15. Claudio Alves

    Raras vezes tenho lido um comentário tão preconceituoso contra o verdadeiro povo, aqueles que a imprensa não consegue moldar a seu talante. Chega a provocar vertigem. O desprezo pela gente simples, que trabalha, sempre relegada ao esquecimento pela máquina política, é incompatível com o perfil de um escritor de referência. A eleição de Trump é uma reação a exatamente esse tipo de jornalista, a e de político que só sabe agradar a esquerda, mendigando um elogio. O voto Trump o vômito disso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.