João Pereira Coutinho > Alguém deveria informar Brennan que a democracia evoluiu desde Platão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lindo texto, último parágrafo discutÃvel. Foi JPC que atacou primeiro, quando acusou os eleitores de Trump dos maiores crimes e vÃcios, acusando TODOS os eleitores de pouco mais que fascistas da pior espécie. Muito perdeu em credibilidade quando generalizou e agora posa de vÃtima, isso é coisa de esquerdista JPC.
A última frase é de uma breguice horrorosa.
Prefiro ficar ao lado de um herege então. Parabéns pela coluna.
"... Na minha qualidade de herege, agradeço todos os insultos. Eles são medalhas na lapela da minha liberdade." Bastava isso. José E. Ferolla
Excelente Coutinho! Brilhante seu texto. O texto dele me entortou, o seu me reequilibrou. Obrigado.
Sim, sim , a democracia evoluiu desde Platão e hoje ela nos chega com "garantias", mas sem o certificado de qualidade, pois raramente o eleito possui os atributos inerentes e necessários para governar.... Claudia F.
Criticar a democracia quando se elege alguém que não gostamos é meio casuÃsmo. Quando elege alguém que gostamos, passamos a exaltar a democracia. O que eu acho é que democracia é, de longe, o melhor regime. Evidentemente sua evolução deve ser constante. Mas, ao invés de criticar a democracia ou os votantes, o que é preciso (caso queiramos eleitores qualificados) é que esses tenham estudo, boas escolas.
Não creio que, salvo exceções eventuais, os paÃses que oferecem boa escolarização, que também possuem boa estrutura administrativa e baixa corrupção, fiquem lamentando as escolhas democrática.
Só rindo, tem comentário chamando o colunista de vermelho. Seria cômico se não fosse trágico a opinião cheia de medo dos que se dizem conservadores aqui no Brasil. Ser conservador aqui é confundido em ser contra a democracia e a favor da desigualdade social.
Dos tempos imemoriais para cá, só há um paralelo plausÃvel: como os aedos lá, hoje os meios de comunicação de massa
Acho interessante o fato de que democratas de longa data começam a questionar a democracia sempre que seus candidatos não ganham uma eleição.
Deus me livre se só os sábios votassem. E aqueles que plantam a cevada, a fermentam, transportam o produto engarrafado e a servem a baixas temperaturas num dia de feriado na Praia Grande, por exemplo? Se esses não tiverem voz, um dia poderão não mais existir. Já imaginou trabalhar 11 meses, descansar um. E justo nesse ter ficar ouvindo sábios e mais nada? Chamem o psiquiatra por favor.
Como sempre, excelente artigo! Em relação ao comentário anterior, lembro ao leitor que ele se esqueceu de indicar os tucanos em São Paulo rsrsrs Com certeza, ele se insere no conceito de "conservador" mencionado no artigo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Alguém deveria informar Brennan que a democracia evoluiu desde Platão Voltar
Comente este texto