Comentários para:

Tiro no pé

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Meu caro Hélio. Lendo seu comentário lembrei: “Em eleições, o cérebro emocional tende a falar mais alto do que o córtex pré-frontal”. E também a Doutrina do Destino Manifesto, o ethos civilizatório americano. Principalmente nos grotões centrais. Veja o mapa da eleições.

    Responda
  2. Humberto Santos

    Tudo que leio se refere ao que pode acontecer se ele cumprir o que prometeu. Mas, se ele obteve metade dos votos, o que pode acontecer se ele NÃO cumprir o que prometeu?

    Responda
  3. Jose Roberto X de Oliveira

    Não sei o que é pior: O excesso populacional, o extermínio de outras espécies, o monte de lixo desses "bens" a que todos tem acesso, as águas poluídas de córregos, rios e mares , a devastação de florestas, o achaque de seguidores de algumas religiões que impõe sua doutrina à fórceps fundindo-se ao governo. A liberdade deveria ser responsável. Vc pode fazer tudo desde que não prejudique os outros ou transmite os custos dessa liberdade a outros.

    Responda
  4. MARCELO PITTA COELHO

    Esses setores que votaram no Trump se sentem prejudicados, mas provavelmente ganharam com a globalização porque teriam uma renda real menor, mesmo que nominal maior sem ela, porque os preços seriam mais altos. Mas é difícil que tenham essa percepção, e também observam setores que ganharam muito, como trabalhadores urbanos altamente qualificados de TI e setor financeiro e se sentem perdedores e à margem do processo. A percepção das coisas nem sempre corresponde à realidade.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Se Trump levar à frente suas medidas protecionistas, provavelmente sofrerá retaliação de outros países, que também adotarão medidas protecionistas contra as exportações americanas. E os maiores prejudicados serão seus eleitores do setor agrícola-mineiro-industrial, que dependem muito mais de exportações do que a economia de serviços dos setores urbanos da costa leste e oeste.