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  1. EDUARDO BASTOS

    Mais matemática, português, lógica, retórica e latim. Não, não é retroceder. É voltar para um ambiente de aprendizado que oferece base forte para o restante do conhecimento. Quando vejo pedagogos, professores e especialistas em educação falar em ressignificação, "trazer a escola para mais perto dos alunos", "a arquitetura pode ajudar", fico com a impressão daqueles restaurantes chiques e caros nos quais a comida é péssima e falsa. Esta é a nossa educação atual.

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  2. EDGAR ROGERIO DA COSTA

    Nossa! Especialistas falando? Parece mais bate-papo de adolescente. O fosso entre a escola que queremos e a que temos se dá pelo excesso de demandas impostas à escola, hoje. Todo mundo gostaria que ela se adaptasse aos seus modos, às suas idiossincrasias e aos seus interesses. Isso é possível? Estamos confundindo o que é um restaurante particular com uma escola, sobretudo pública. No restaurante, cabe a palavra cliente e ao final a pergunta: "Você está satisfeito?". O mesmo vale para a escola?

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