Opinião > Fidel Castro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    Sr. Editor, com respeito o título deveria ser "Ditador derruba Ditador e transforma o País em feudo hereditário". Todos os ditadores, sem exceção, são cruéis e sanguinários e desprezam a vida e bem-estar da população mantendo-a em constante terror. A História é pródiga em exemplos. Os dissidentes são perseguidos, presos, torturados e até mortos, salvo se fugirem para o exílio. O numero de refugiados para Miami resume a Ditadura. O melhor é Democracia, com acertos e desacertos, mas tem liberdade.

    Responda
  2. MODESTO DA SILVA BONFIM

    Acredito que Cuba poderá ter novas frentes de desenvolvimento, caso seus comandos sejam iluminados com novas perspectivas, despontando no setor de Turismo, e entre na globalização com o rápido desenvolvimento multicultural e saia dos contextos particulares vividos até então.

    Responda
  3. MODESTO DA SILVA BONFIM

    Acredito que Cuba poderá ter novas frentes de desenvolvimento, caso seus comandos sejam iluminados com novas perspectivas, despontando no setor de Turismo, e entre na globalização com o rápido desenvolvimento multicultural e saia dos contextos particulares vividos até então.

    Responda
  4. Juan Vera

    Cuba já era, entretanto, um dos países com menor taxa de analfabetismo da América Latina, e o de menor taxa de mortalidade infantil, sob a ditadura de Batista. Que mentira, todo o mundo de boa fé sabe que Cuba na época de Batista era o quilombo dos americanos, assim como base da mafia americana para a jogatina e desvios de dinheiro. Por favor não manipulem mais as pessoas que não viveram a historia e saim falando que ni papagaios o que vocês induzem.

    Responda
    1. Marco Ribeiro

      "... um tremendo ditador assas.sino que enriqueceu às custas de seu povo..." Boa definição para o Fidel, Juan.

    2. Juan Vera

      Marcelo Pita Coelho, com todo respeito e pela minha experiência de vida vivida posso reiterar a você que na época de Batista assim como de Somoza na Nicarágua esses países viviam na total miséria, Não esquece que se você tem duas pessoas e uma come dois frangos a estatística vai indicar que 100% comem frango deturpando o resultado. É histórico que Batista era um tremendo ditador assassino que enriqueceu a custas do seu povo e com a ajuda da máfia americana. Posso contar por viver o processo.

    3. MARCELO PITTA COELHO

      É verdade o que diz o editorial. Cuba, antes da revolução, tinha alguns dos melhores índices sociais da América Latina, e a terceira renda per capita, atrás apenas da Argentina e do Uruguai, e tinha o maior número de telefones por habitante. Você é que acreditou nas manipulações e mitos criados pela ditadura socialista, como muitos outros. Mas é compreensível, criar mitos, fantasias e ilusões é a maior habilidade, o maior talento, de esquerdistas e socialistas. Nisso são realmente bons.

  5. Benedicto Ismael Dutra

    Nos anos 1960 a juventude pensante do Brasil buscava um modelo que se antepusesse a miséria crônica a qual o pais foi submetido desde de o período colonialista. Escolheu de forma errada. 1964 poderia ter sido um marco, mas logo decaiu no processo de administração corrupta descomprometido com o futuro. Agora colhemos os frutos de anos de descaso e indolência. Faltam lideres sábios. e o forte querer de um Brasil melhor.

    Responda
  6. MARCELO PITTA COELHO

    Fidel impôs aos cubanos a despersonalização e a total submissão e alienação de suas vontades ao Estado em troca da simples sobrevivência. Esse é o seu legado.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    O que salvou essa figura desprezível foi na verdade o embargo americano que lhe proporcionou um bode expiatório de peso e que serviu de desculpas para subjugar e cercear a liberdade do seu povo indefinidamente. Tivesse os EUA acabado com o embargo logo após a crise dos mísseis, essa figura provavelmente teria se aposentado num resort qualquer da Flórida e hoje Cuba seria um exemplo de prosperidade e liberdade. Ele se foi, mas a sua obra, a ditadura, ainda sobrevive para a infelicidade de Cuba.

    Responda
  8. Roger Gonçalves Ranzani

    Pelo menos no Brasil a ditadura têm muita perspectiva de futuro, pois há mais de 500 anos que condenaram o povo a total ignorância.

    Responda
  9. Roger Gonçalves Ranzani

    Pelo menos no Brasil as ditaduras têm muita perspectivas de futuro, pois há mais de 500 anos que comandam.

    Responda
  10. edilson borges

    o fidel é uma personalidade histórica. saber o que ele fez de bom e de ruim, é bom. a mentalidade sub galinácea, do avestruz que esconde a cabeça achando que se não vê não será visto, leva ao mesmo destino das ditaduras, apontado no editorial. hoje em dia, nem tinta se gasta mais prá fazer jornal, a internéti ficará ligada 24 por dia nem que seja só prá trocar foto de gato no zapzap, de forma que vale o pequeno esforço de escrever e ler sobre algo que fez parte da breve história do século 20.

    Responda
  11. celso bittencourt

    "Cuba já era, entretanto, um dos países com menor Taxa de Analfabetismo da América Latina, e o de menor Taxa de Mortalidade Infantil, sob a ditadura de Batista."[antes de Castro] ***Lullalá disse que Fidel foi maior de todos?! Acredito que o Cara queria se Perpetuar no Poder como o Ditador Caribenho!

    Responda
  12. MARCIO OLIVEIRA

    Mais uma vez para que nao reste duvida: ja foi tarde!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.