Opinião > Impostos? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. joao marques

    Nada de vender! Sim aumentar a eficiência das estatais!

    Responda
  2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Não faz sentido econômico aumentar impostos para tapar buracos e mostrar uma redução de déficit no papel. É tirar recursos da mão privada para colocar na mão pública, sem melhorar a eficiência da economia. Vai afundar mais o barco. Para acabar com o déficit fiscal temos que crescer e reduzir despesas desnecessárias. Redução de juros é primordial, pois aumenta arrecadação e reduz despesas. A outra ponta é o aumento de demanda agregada via desvalorização cambial. Aumenta lucro e arrecadação.

    Responda
  3. Márcio Cavalcanti

    Do ponto de vista da eficiência, a Petrobrás é referência internacional. O Banco do Brasil tem lucratividade maior que a maioria esmagado dos bancos privados, logo, é óbvio que a ineficiência de diversos setores públicos podem ser resolvidos com nova legislação e boas práticas de gestão.

    Responda
  4. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Aumentar ... economia. Leitor – Afirmação incorreta que qualquer macroeconomista percebe. O que os EUA fizeram na crise de 2008? Reduziram os juros em mais de 2000%, baixando para 0,25% e mantiveram baixo até hoje, logo esse argumento risco país versus taxa de juros é falso. Tenta-se confundir o leitor com o conceito de juros de microeconomia que ele conhece bem, extrapolando para a macroeconomia, o que é falso.

    Responda
  5. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Reduzir as isenções fiscais ... mais ricos. Leitor – Afirmação correta. Do ponto de vista tributário, essa é uma medida importante.

    Responda
  6. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Além ... com juros). Leitor – Argumentos incorretos. A reforma tributária deve atingir pesadamente grandes conglomerados econômicos, transnacionais. Esses, proporcionalmente, quase não pagam impostos no país, pois recebem todo tipo de benefícios fiscais e a tributação é regressiva, logo os ajustes devem ser permanentes e não temporários. Editorial, não confunda o leitor, pois quem vem desequilibrando o orçamento primário não são as despesas primárias, mas o serviço da dívida(juros).

    Responda
  7. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Ainda ... o sucesso da arrecadação é muito incerto. Leitor – Afirmação incorreta. Óbvio que reduzir benefícios fiscais, passar a tributar lucros e dividendo e aumentar a alíquota de altas rendas trará uma arrecadação gigantesca para o governo, sem afetar a produção. Então afirmar que o sucesso da arrecadação é muito incerto, soa ridículo e manipulador.

    Responda
  8. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Uma saída ... lerdeza. Leitor – Afirmação incorreta. É verdade que, no Brasil, geralmente, uma empresa privada é mais competitiva que uma empresa estatal, mas o leitor precisa perceber três coisas fundamentais. Primeiro, o lucro de uma empresa Estatal é destinado à sociedade, aplicado em saúde, educação e segurança. Já o lucro de uma empresa privada serve apenas para enriquecer os empresários e concentrar poder político e riqueza.

    Responda
  9. Márcio Cavalcanti

    Leitor – Segundo, se a privatização se der para empresas estrangeiras, será terrível, pois o país passa a tornar-se escravo delas, uma vez que os lucros serão remetidos em moeda diferente do real. Isso implica em um desequilíbrio na balança de pagamentos, forçando o país a exportar mais para conseguir as moedas estrangeiras que essas transnacionais exigem para poder remeter seus lucros para o exterior. Essa política de privatizações para empresas estrangeiras estrangula e massacra a economia.

    Responda
  10. Márcio Cavalcanti

    Leitor – Terceiro, com políticas competitivas dentro do setor público, como gratificações baseadas em metas trimestrais, por exemplo, é possível elevar-se a competitividade do setor público e até superar empresas privadas. Falta apenas legislação que regulamente essas práticas e competência para gerir os negócios.

    Responda
  11. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Afora ... endividamento. Leitor – A crise agrava-se mais para beneficiar credores. Já a saída não é tão complexa como se alardeiam os meios de “desinformações” do país. Para o PIB crescer, obrigatoriamente a renda nacional circulante precisa ser elevada e isso só é possível com o aumento consistente e progressivo do salários, em especial o mínimo. Outras medidas fundamentais são a reforma tributária, e a regulamentação do mais imoral e extorsivo sistema financeiro do mundo.

    Responda
  12. Márcio Cavalcanti

    Editorial - Talvez ... na rua. Leitor – Argumentos incorretos. Quanto à corrupção, ela pode ser resolvida com legislação extremamente dura contra os servidores públicos que praticam crimes. O editorial sugere doar para os empresários, que só visam lucros privados, a galinha que pões ovos de ouro para a sociedade, apenas porque existem parasitas aproveitando-se de parte das riquezas que a galinha produz. É obvio que essa é uma solução insana. É preciso exterminar os parasitas e não a galinha.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.