Samuel Pessoa > Professor brasileiro é contrário ao que deu certo em Cuba na educação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só queria saber que qualidade de ensino é essa, pois não produz cientistas, nem tecnologia, nem nada. Ah, dizer, como diz o texto, que o jovem vira professor porque não tem opção melhor no mercado, não é dizer que há boa educação. Os cubanos não participam de testes como o Pisa (que compara a qualidade de ensino entre paÃses). Então não dá para dizer que a qualidade é boa de fato, além das estatÃsticas "oficiais" fornecidas pelo governo cubano.
E há um monte de lugares no mundo que são prósperos, democráticos e com excelente IDH (que é composto de renda, saúde e educação): Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Islândia. Todos tem excelente sistema educacional (evidentemente melhor que o cubano). Claro que, provavelmente, há maior desigualdade nesse paÃses, pois há mais ricos (diferentemente de Cuba, que só tem pobre). Vale ressaltar que os pobres nesses paÃses são muito mais ricos que qualquer cidadão cubano.
Inacreditável como todas as reportagens dissociam os relativos "ganhos" na saúde e educação dos efetivos assassinatos, torturas, desaparecimentos, cerceamento das expressões individuais de livre pensamento, que for fundentais para se manter a ditadura e a corrupção na ilha.
Está nivelando por baixo. Se eliminar os empresários criadores de riqueza para o paÃs o Gini reduz bastante. Se os governantes comunistas ilÃcitos tirarem seus privilégios e entrarem para a massa então o Gini vai chegar perto de zero mesmo. Não é este o objetivo da Humanidade. Queremos maximizar a riqueza com distribuição razoável, mas não perfeita. Os incentivos diferenciados faz a máquina rodar e progredir. Capitalismo. Cabe ao governo arrecadar estes recursos e melhorar a infra social.
O que vocês chamam de "educação em Cuba" não é mais do que um excelente processo de lavagem cerebral coletiva.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Professor brasileiro é contrário ao que deu certo em Cuba na educação Voltar
Comente este texto