Hélio Schwartsman > Crise institucional? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Vendo toda essa cena burlesca e ridícula, tanto do legislativo(Senado), quando do Judiciário (STF), fico morrendo de inveja do sistema Americano. A Constituição Americana tem poucos artigos, mas, ninguém, nem mesmo o seu presidente, ousa em altera-la, ou dar entendimento diferente do texto. Esse jeitinho brasileiro de modificar as decisões para satisfazer determinadas causas é um desastre para as instituições e gera uma grande insegurança jurídica.

    Responda
  2. Simone Moraes

    Se o povo brasileiro votasse com a seriedade que dele se espera e agisse com responsabilidade, fiscalizando seus agentes políticos, não teríamos um Congresso Nacional corrupto como o nosso e, tampouco, uma Suprema Corte que, há muito, substituiu a Constituição pela política.

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    A macro crise pela qual passamos estar a exigir uma solução mais elaborada que passa necessariamente pela instituição urgente do sistema parlamentarista de governo, único capaz de criar uma cultura cívica, política, institucional e jurídico-constitucional em um povo.Ocorre que seu funcionamento é desconhecido até por homens cultos, que pensam tratar-se do governo dos deputados.Ou o Brasil acaba com seu presidencialismo doente ou este acaba com o Brasil.Que Deus nos ilumine a todos.

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Um dos mais cultos, lúcidos e equilibrados colunistas do Brasil, ousou aqui, falar do que a grande maioria sequer vê. Nada explica uma dezena de inquéritos sobre Renan não transformados em denúncias pelo PGR,principalmente se considerarmos que para a constituição destas basta o in dubio pro sociedade e somente nos acórdãos é que se poderá invocar o in dubio pro réu.Que Deus nos ilumine a todos.

    Responda
  5. Wilson de Oliveira

    Para completar a coleção, faltou a épica decisão de Lewan dowski de impedir o exercício do cargo sem perder o direitos políticos!

    Responda
  6. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Falta alguém capaz de fazer pacto entre poderes. Sim. Franco Montoro, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, San Thiago Dantas, Milton Campos, Afonso Arinos, Pedro Simon, Miguel Arraes, Celso Furtado.........Hoje: pobre Brasil. Não passa de uma cultura política que ainda permanece na região das capitanias hereditárias para onde o “puder” migrou. Leitura recomenda: “Coronelismo, enxada e voto”. Victor Leal.

    Responda
  7. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Muito justa a reação da Aojus a essa afronta do presidente do Congresso ao outro poder da republica, o Judiciário. Porem o STF e a Ministra Carmen Lúcia com muita sabedoria decidiu como guardião da constituição a liminar com base na harmonia dos poderes. E com base na independência dos poderes deixou para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal decidir sobre o gesto do senador Renan em não receber o oficial de justiça do STF. Vamos ver como se comporta o Poder Legislativo.

    Responda
  8. sergio ribeiro

    Mais um brincalhão para a coleção. Deve estar muito satisfeito com tudo que acontece e não vai ter que se aposentar com 90 ou depender de SUS para sobreviver. Candidato a velhinha de Taubaté. Se isso é um filósofo, eu sou astrofísico.

    Responda
    1. sergio ribeiro

      Tanta formação não o impediu de falar uma rematada bobagem.

    2. Guy Castier

      O cronista Helio é uma da figuras mais brilhantes da FSP, pela cultura e equilibrio.Ele é bacharel em filosofia. V. não conseguiria ser astrofisico, exige mentes privilegiadas e muito, muito estudo.

  9. ARTHUR BORGES DA SILVA

    E viva à república! Aqui tudo está funcionando perfeitamente, com todos colaborando exemplarmente para isso. O pt já deu sua imensa colaboração, o pmdb continua heroicamente na linha de frente, o psdb faz muito bem a sua parte, os nanicos sempre contribuindo, tudo isto com o aval da corte suprema, verdade colunista está tudo funcionando muito bem! E viva a República !

    Responda
  10. ARTHUR BORGES DA SILVA

    E viva à república! Aqui tudo está funcionando perfeitamente, com todos colaborando exemplarmente para isso! O pt já deu sua imensa colaboração, o pmdb continua heroicamente na linha de frente, o psdb faz muito bem a sua parte, os nanicos sempre contribuindo, tudo isto com o aval da corte suprema, verdade colunista está tudo funcionando muito bem! E viva a República !!!

    Responda
  11. denise messer

    Politicos como Renan só estão no poder pela conivência do MP e STF, que com sua morosidade deixam de investigar e julgar, continuam ficha limpa e recebendo votos. No Rio, o MP RJ arquivou várias denúncias contra Sérgio Cabral e sua turma. O poder de Cabral era tão grande que participou da nomeação de Ministros para o STJ, os mesmos que em algum momento irão julgá lo. Esse é só um exemplo do quanto nossas instituições estão corrompidas pelo sistema.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.