Hélio Schwartsman > Crise institucional? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vendo toda essa cena burlesca e ridÃcula, tanto do legislativo(Senado), quando do Judiciário (STF), fico morrendo de inveja do sistema Americano. A Constituição Americana tem poucos artigos, mas, ninguém, nem mesmo o seu presidente, ousa em altera-la, ou dar entendimento diferente do texto. Esse jeitinho brasileiro de modificar as decisões para satisfazer determinadas causas é um desastre para as instituições e gera uma grande insegurança jurÃdica.
Se o povo brasileiro votasse com a seriedade que dele se espera e agisse com responsabilidade, fiscalizando seus agentes polÃticos, não terÃamos um Congresso Nacional corrupto como o nosso e, tampouco, uma Suprema Corte que, há muito, substituiu a Constituição pela polÃtica.
A macro crise pela qual passamos estar a exigir uma solução mais elaborada que passa necessariamente pela instituição urgente do sistema parlamentarista de governo, único capaz de criar uma cultura cÃvica, polÃtica, institucional e jurÃdico-constitucional em um povo.Ocorre que seu funcionamento é desconhecido até por homens cultos, que pensam tratar-se do governo dos deputados.Ou o Brasil acaba com seu presidencialismo doente ou este acaba com o Brasil.Que Deus nos ilumine a todos.
Um dos mais cultos, lúcidos e equilibrados colunistas do Brasil, ousou aqui, falar do que a grande maioria sequer vê. Nada explica uma dezena de inquéritos sobre Renan não transformados em denúncias pelo PGR,principalmente se considerarmos que para a constituição destas basta o in dubio pro sociedade e somente nos acórdãos é que se poderá invocar o in dubio pro réu.Que Deus nos ilumine a todos.
Para completar a coleção, faltou a épica decisão de Lewan dowski de impedir o exercÃcio do cargo sem perder o direitos polÃticos!
Falta alguém capaz de fazer pacto entre poderes. Sim. Franco Montoro, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, San Thiago Dantas, Milton Campos, Afonso Arinos, Pedro Simon, Miguel Arraes, Celso Furtado.........Hoje: pobre Brasil. Não passa de uma cultura polÃtica que ainda permanece na região das capitanias hereditárias para onde o “puder” migrou. Leitura recomenda: “Coronelismo, enxada e voto”. Victor Leal.
Muito justa a reação da Aojus a essa afronta do presidente do Congresso ao outro poder da republica, o Judiciário. Porem o STF e a Ministra Carmen Lúcia com muita sabedoria decidiu como guardião da constituição a liminar com base na harmonia dos poderes. E com base na independência dos poderes deixou para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal decidir sobre o gesto do senador Renan em não receber o oficial de justiça do STF. Vamos ver como se comporta o Poder Legislativo.
Mais um brincalhão para a coleção. Deve estar muito satisfeito com tudo que acontece e não vai ter que se aposentar com 90 ou depender de SUS para sobreviver. Candidato a velhinha de Taubaté. Se isso é um filósofo, eu sou astrofÃsico.
Tanta formação não o impediu de falar uma rematada bobagem.
O cronista Helio é uma da figuras mais brilhantes da FSP, pela cultura e equilibrio.Ele é bacharel em filosofia. V. não conseguiria ser astrofisico, exige mentes privilegiadas e muito, muito estudo.
E viva à república! Aqui tudo está funcionando perfeitamente, com todos colaborando exemplarmente para isso. O pt já deu sua imensa colaboração, o pmdb continua heroicamente na linha de frente, o psdb faz muito bem a sua parte, os nanicos sempre contribuindo, tudo isto com o aval da corte suprema, verdade colunista está tudo funcionando muito bem! E viva a República !
E viva à república! Aqui tudo está funcionando perfeitamente, com todos colaborando exemplarmente para isso! O pt já deu sua imensa colaboração, o pmdb continua heroicamente na linha de frente, o psdb faz muito bem a sua parte, os nanicos sempre contribuindo, tudo isto com o aval da corte suprema, verdade colunista está tudo funcionando muito bem! E viva a República !!!
Politicos como Renan só estão no poder pela conivência do MP e STF, que com sua morosidade deixam de investigar e julgar, continuam ficha limpa e recebendo votos. No Rio, o MP RJ arquivou várias denúncias contra Sérgio Cabral e sua turma. O poder de Cabral era tão grande que participou da nomeação de Ministros para o STJ, os mesmos que em algum momento irão julgá lo. Esse é só um exemplo do quanto nossas instituições estão corrompidas pelo sistema.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Crise institucional? Voltar
Comente este texto