Opinião > Rota insustentável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hamilton Medeiros

    Uma lastima ete editorial! Vergonhoso!

    Responda
  2. Augusto Freitas

    O problema no Brasil não é a aposentadoria : são as aposentadorias especiais ,que contemplam principalmente a classe política ,o judiciário e os militares . Todos que se aposentam ,não é de graça-- contribuíram para isso . O projeto é bom mas vai ser esfarelado no Congresso ,pois ninguém quer perder as mamatas, a começar pelos militares, que já chiaram ! E aí sobra para o trabalhador .

    Responda
  3. joao marques

    Impressionante como os que escrevem em nome da FSP são alienados pela plutocracia. Isso é um desserviço ao país. Francamente. E os dados dos auditores fiscais, segundo os quais há superavit nessas contas?!

    Responda
  4. celso bittencourt

    Esta Follia é tão comprometida com as Instituições Financeiras, que qualquer comentário contra as mesmas é censurado! Formadores de opinião concubinados com os donos do dinheiro grosso! É mais do mesmo há 5 mil anos!

    Responda
  5. celso bittencourt

    Viva a "Revolução dos Bichos" Tupiniquim! 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o Poder. Narra a insurreição dos Animais de uma granja contra seus Donos. Progressivamente, porém, a Revolução degenera numa Tirania ainda mais Opressiva que a dos Humanos.*** Tax@r também os Lucros exorbitantes dos Bancos num país subdesenvolvido nem pensar. Estamos a caminho da "Servidão Humana", assim que deixarmos de ser produtivo seremos descartados como Lixo. "Admirável Mundo Novo" ! Barbaridade!

    Responda
  6. Marco Antonio Silveira

    Fique registrado. Houve um golpe, as instituições mostram cada vez mais seu caráter frágil e pouco democrático e a preocupação desse editorial é aprovar medidas elitistas que vão desmontar o serviço público e arrasar a seguridade social. Toda a grande imprensa repete o mesmo mantra, nunca colocando em xeque as estratégias que visam resolver probremas como défict nas contas e recessão através da concentração de renda. Isso ocorre porque esse editorial fala em nome do capital. Falta dignidade.

    Responda
    1. Marco Antonio Silveira

      Aliás, para que se possa mensurar o tamanho da falta de dignidade desse editorial - que fala como parte das elites e nada tem a ver com bom jornalismo -, basta ler a coluna de hoje de Clóvis Rossi. A PEC do teto e a reforma da Previdência são o golpe em andamento. Talvez a FSP faça como na ditadura: apoiou de início e depois mudou radicalmente de opinião quando viu que a defesa da redemocratização era um bom nicho de mercado.

  7. Vera Lúcia Figueiredo Barbosa

    Era bom que o jornalista experimentasse uma semana sob sol forte, carregando peso nas costas, depois de enfrentar horas de transporte público, isto desde a pré-adolescência.. Aí queria vê-lo defender estas propostas cruéis. Talvez até se justifiquem, para quem anda até os 25 anos no carro do papai e só começa a trabalhar depois de fazer pós no exterior.

    Responda
  8. Vera Lúcia Figueiredo Barbosa

    Era bom que o jornalista experimentasse uma semana sob sol forte, carregando peso nas costas, depois de enfrentar horas de transporte público, isto desde a pré-adolescência.. Aí queria vê-lo defender estas propostas cruéis. Talvez até se justifiquem, para quem anda até os 25 anos no carro do papai e só começa a trabalhar depois de fazer pós no exterior.

    Responda
  9. André Manca

    Insustentável será a vida do idoso. Sem renda (, sem saúde e sem emprego. Quanto número detur.pado nesse artigo. Leia.m sobre DRU e sobre a priva.tização da previdência no Chile.

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Vergonha esta matéria. A reforma vai só penalizar os mais pobres. As aposentadorias privilegiadas de setores privilegiados, como Judiciário e militares, ficam intocáveis.

  10. Rosangela Barbosa Gomes

    Os privilégios e penduricalhos o governo em sua proposta de reforma continua mantendo. "Reforma" apenas para os "meros mortais" é a síntese desta proposta enviada ao Congresso. Sabe quando os militares, o Judiciário e os políticos serão enquadrados em alguma reforma? Nunca. Inadmissível que os que mais consomem recursos da Previdência, em torno de 90% da receita, fiquem de fora! O restante 90% de cidadãos, do setor privado urbano, serão os únicos obrigados a sofrerem as penalizações, de novo?

    Responda
    1. Ney Fernando

      Funcionário público federal ssempre recolheu e ainda recolhe 11% (não 8%) sobre o total do salário (não sobre o teto de contribuição); há alguns anos se aposenta pelo regime geral,(não ganha salário igual aos ativos) e tem, faz tempo, idade mínima para aposentadoria (60 para homens, 55 paramulheres). Isso vale até para os juízes (aqueles "penduricalhos" não são incorporados). Parece que ninguém sabe disso, mas é fácil conferir.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.