João Pereira Coutinho > Para evitar doutrinação, filosofia só deve ser estudada aos 30 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nessas horas, pergunto-me por que um doutor em ciência polÃtica pode pensar isso. E expressar publicamente a partir de um argumento que não apresenta sustentação.
utor) como este? Um dos papéis da Filosofia é justamente auxiliar o indivÃduo a identificar e desconstruir doutrinas e discursos sem bases racionais. Com 30 anos a formação intelectual já está consolidada com pré-conceitos. E mais. A expectativa de vida do grego era mais ou menos 35 anos, seu exemplo de Platão não cabe em nossa realidade. A quem este seu discurso serve? Não seja covarde e diga claramente e não use retórica.
Filósofos brasileiros contemporâneos estão contribuindo para a redução da idiotia nacional, enquanto que os cientistas polÃticos sobem no caixote para defendê-la.
Escondam os livros de filosofia dos jovens, os filmes, as peças teatrais. ProÃbam os clubes culturais, os diretórios acadêmicos. E definitivamente fechem os bares e botecos. Não mostrem livros de economia polÃtica, religião, poesia e história, biografias e direito. E o tirano aproveitador resultante erigirá uma estátua para o Coutinho, o protetor das tenras mentes influenciáveis.
A coluna de hoje atesta apenas a ignorância do autor acerca da Filosofia, sob diversas perspectivas. Inicialmente, porque a Filosofia se define por sua capacidade de perguntar e não de responder. Logo, ela não difunde "caminhos certos" (doutrinas). Ela questiona-os, problematiza-os até o limite da razão. Por isso que, reconhecê-la como instrumento de doutrinação, é, antes de tudo, um contrassenso, porque é acusa-la de algo que ela combate, é defini-la exatamente como ela não é.
O idio ta rodrigueano é a pessoa imbuÃda de certezas: aquelas que sabem quando e porque as pessoas devem fazer certas atividades.
Nelson Rodrigues tinha razão. O mundo realmente é dos idiotas. Essa opinião, do colunista, além de retrógrada econservadora, é também, profundamente idiota. Meus pêsames pela coluna
Os que defendem filosofia e sociologia fazem isso exatamente porque querem promover doutrinação ideológica da juventude, não estão propriamente interessados na verdadeira filosofia. O problema não é que existam i d i o t a s, é quando eles acham que devem governar porque são maioria.
Para evitar doutrinação, templos e igrejas não devem ser frequentadas em todas as idades. Acabar com a filosofia na escola é entregar nossos jovens de bandeja aos padres e pastores.
Tomando de empréstimo o raciocÃnio do mesmo João Coutinho nesta Folha há um mês, eu diria o seguinte: alguém precisa avisá -lo, João, que a compreensão do que é filosofia e o seu emprego mudou de Platão para cá! É importante atualizar-se. Uma sugestão? Ouvir o que o prof. Renato Janine fala sobre a educação coreana versus a educação ocidental, no Nexo Jornal. Só por capricho alguém negaria a necessidade da filosofia para uma formação capaz de dialogar com o mundo e os desafios contemporâneos.
Crianças começam a perguntar "como" e "por que" muito cedo, muito antes dos 30... Acredito que os pais deveriam se esforçar para cuidar da formação dos filhos e participar o mais ativamente possÃvel da educação nas escolas. Doutrinar aos 3 ou aos 30 sempre será possÃvel, mas uma criança incentivada à leitura, ao diálogo, ao entendimento e respeito à s diferenças, será muito mais avessa à idéias impostas.
O Coutinho é o oásis da terça feira da FSP. Que coluna deliciosa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Para evitar doutrinação, filosofia só deve ser estudada aos 30 anos Voltar
Comente este texto