Luiz Felipe Pondé > Por que pessoas sem filhos parecem mais felizes e donas de seu destino? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo sim que as pessoas estão preferindo mais cães do que filhos, mas discordo radicalmente de que quem não tem filhos é mais feliz, muito pelo contrário, toda mulher que não tem ou não pode ter filhos, carrega uma certa frustração. Filhos dão um trabalho danado, custam "caro", mas preenchem nossas vidas de forma inigualável.
Comparar um filho com um pet! Pelo amor de Deus!! Tem que ser muito superficial pra fazer esse tipo de comparação/confusão.Acho que quem ganha são os filhos que não nasceram. Já pensou um pai/mãe que não sabe a diferença entre você e um cachorro!!
Análise perfeita, Pondé! É cada vez mais comum na sociedade de hoje vermos pessoas que optam por não mais ter tantos filhos ou simplesmente não os ter de modo algum. A evolução patrimonial que o capitalismo confere a determinadas pessoas (no todo ganha toda a comunidade) faz com que uma enorme gama de opções aflore e faça com que a opção de ter filhos seja postergada (um filho, no máximo um casal) ou nunca chegue.
sorry, transferir literalmente seu pseudo amor aos p e t s ? socorro !
pq nao tem filhos ? pq querem se manter "jovens", andar em grupos, ir a todas as baladas, beber, viajar, trampar, beber, viajar, trampar e muito blá, blá, blá;;;; caso montem familia com filho, serão defenestrados pela tchurma....bye,bye automatico....entendeu ?
Como dizia Charles Swindoll, a vida é 10% daquilo que acontece com alguém e 90% de como alguém reage aos acontecimentos. De todo modo é a maior e melhor experiência e o maior presente que recebemos e seria mesquinho negar a outros a mesma chance de participar, ainda que por pouco tempo, desse espetáculo. Sim, criar filhos é caro, dá trabalho e as preocupações nunca terminam, mas só vivemos uma vez, mas se o fizermos direito, com amor e honestidade, uma vez é suficiente.
pessimo texto....pior ainda é a tonica dele... pq nao escreveu p adotar crianças ???
Ah, na boa, tenho 36 anos e não tenho filhos. Nem um. E, na boa, sei se quero ter não. Comparando minha vida com quem tem, estou bem, obrigado. Talvez, quem sabe, posso ter no máximo 1. Ah, e famÃlia margarina, jamais.
"Na Boa, na boa, na boa".....melhor você não ter filho mesmo. Na boa! Essa auto afirmação: "Comparando a minha vida com quem tem" parece coisa de gente infeliz que precisa se auto afirmar. Na boa!!
Respondemos a mensagem subliminar de nossos governantes. PoderÃamos ser 500 milhões de habitantes nesse território imenso, ou mais. Por outro lado, o planeta está saturado de tantos humanos sedentos por consumo. Somos enxadristas sedentos por hedonismo; se o governo não propicia o consumismo, que se rale! Farei a minha gandaia sem a treta dessa estrutura toda!
Olha, a vida é mais fácil sem filhos. Mas, com certeza, terei que enfrentar uma velhice mais solitária. Terei que torcer muito para ter saúde e disposição ate´os últimos dias de minha vida. Contudo, como disse uma conhecida, com as novas regras da aposentadoria, e com os salários achatados, os filhos não terão tempo para os pais, pois estarão trabalhando e preocupados com a subsistência.
Neste texto, o Po.ndhé, realmente, superou sua já costumeira super.f.icialidade. Está quase empatado com o texto dele sobre a es.q.uerda festiva!
Adorei, intelectual que pensa de verdade o seu tempo , enquanto a maioria só repete e não questiona nada , não provoca e não sai da zona de conforto.
Variação genética????? My god!!!
Prezada Paula: Impressionado com seu incalculavel horror. Creio ter errado ao usar ¨variante genética¨ ao mencionar a mais provavel causa do homosexualismo. O termo adequado seria uma variação epigenética. Os recente estudos da Universidade da California confirmam que a resposta herdada é o ¨mecanismo considerado mais plausivel para explicar a homossexualidade humana¨(conclui Sergey Gavrilets, um dos autores da tese). O mais importante é respeitar a diversidade humana. Abraços.
Bem fora de moda, curto muito filhos. Respeitando sempre opiniões, divago: para opinar sobre paternidade, você tem que necessariamente vivenciar esse ato, ao que indica, não é o caso. Quase esqueço: gosto de cachorros também...
Apenas disse que o texto do Pondé sim é "mastubação"!
Engraçado! Tive um texto censurado com a justificativa de que havia termos fora das regras dos comentaários. Acontece que o unico termo diferente de meu texto aprovado é 'masturbação', tambem usado no artigo. Qual a explicação?
A alta taxa de natalidade esteve sempre ligada a alta taxa de mortalidade (aà verifica-se o instinto natural de preservação da espécie). A revolução industrial e burguesa advém melhorias nas condições de vida e diminuição das taxas de mortalidades. Por outro lado, a produção capitalista e a mais-valia necessitam do exercito de reserva de mão-de-obra. As mulheres entram no mercado de trabalho e a independencia economica gera mudanças culturais na sociedade e nas famÃlias.
Quem tem cachorro sabe que remédio para animais são muito mais caros que para humanos.
Vejo muito um discurso de "deixar um legado, uma descendência" através dos filhos, algo próximo como uma pseudo-imortalidade. Pura vaidade. As pessoas devem buscar a felicidade, sem constrangimentos das patrulhas de comportamento (principalmente entre mulheres) que condenam aquelas/es que não querem ter filhos. A apologia da maternidade, demonstrada nas estatÃsticas, é um grande fracasso. Caminhamos para uma taxa de natalidade negativa (ao menos em paÃses desenvolvidos e em desenvolvimento).
“Os filhos dos homens, dentre todos os animais jovens, são os mais difÃceis de serem tratados.”- Platão ***Já dizia o velho mestre!
Equivaler valores femininos a valores maternais é um reducionismo absurdo e ofensivo. Pisou feio na bola, Pondé.
“A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais. [...] Mente, que vais acabar atingindo a verdade.” - Dostoiévski
de afeto são complexas, necessitam de elementos masculinos e femininos independente de gêneros, cachorros são obedientes, filhos quase sempre não. Cachorro fazem quase sempre a vontade de seus donos, filhos vão seguir suas próprias vontades, ser pai ou mãe requer altruÃsmo, levando a crescimento e maturidade, no fim da vida cada qual vai se perguntar, valeu mais ter cachorros ou legar meus gens aos filhos e netos, mas certamente apesar do pet latir, não poderá dizer, te amo vovó, obrigado ...
“Meus pais não tinham dinheiro para me comprar um cachorro. Então me levaram a uma loja de animais e me compraram uma pulga. Eu a chamava de Manchinha.” - Woody Allen
“Os animais têm muitas vantagens sobre os homens: não precisam de teólogos para instruÃ-los, seus funerais saem de graça e ninguém briga por seus testamentos.” - Voltaire
“Antigamente os animais falavam. Hoje escrevem.” - Millôr Fernandes
“De todos os animais da Criação, o homem é o único que bebe sem ter sede, come sem ter fome e fala sem ter nada que dizer.” - John Steinbeck
“Nunca me casei porque não foi necessário. Tenho três animais em casa que cumprem a função de marido. O cachorro grunhe de manhã, o papagaio pragueja à tarde e o gato chega de madrugada.” - Marie Corelli
Pondé pode oscilar, humano q é. Ao fim e ao cabo, vem a parte boa: os comentários -- imperdiveis, para serem lidos de cabo a rabo.
Caro Ponde, de fato as mulheres estão buscando outros caminhos além da maternidade; mas falta também aos homens o interesse em serem pais responsáveis e participativos, deixando de jogar nas costas da mulher a maior carga sobre os cuidados emocionais com a famÃlia. Acho q falta aos homens - heteros ou não - o respeito ao feminino, à s mulheres que não se encaixam no estereotipo da mae nem da prostituta, nem querem seguir se masturbando. Ainda falta uma terceira via - legÃtima - do equilÃbrio!
Esse Pondé é muito freak. Não sei em que bairro ele mora, deve ser nos Jardins, onde tem muita "moda" gay passeando com cachorro. Não é viável corroborar sua tese a não ser angulando o mundo à sua forma de pensamento, que é bastante esquisita. É uma tentativa de enquadrar o mundo e criar um bom tÃtulo de coluna, mas não é uma expressão da realidade dizer que quem tem cachorro se veste melhor e que há uma "moda gay (essa última é a pior, de um conservadorismo gritante). Sai do salto, Pondé!
Paula, Pondé é um bocado ¨freak¨. Para ser engraçadinho, fala em moda gay. Não existe isso, ser gay resulta apenas de uma variação genética. Nem moda, nem nada contra.
O cara não consegue fazer uma correlação óbvia: valores femininos não significam valores maternos. São elementos diferentes. Uma mulher não precisa obrigatoriamente ter filhos para ser feliz; e pode muito bem ser mãe e muito feliz, ou ser feliz cuidando de animais ou fazendo qualquer outra coisa que lhe dê prazer. Para essas coisas não existem fórmulas prontas e generalizações tolas não servem para nada.
Bom dia. Vejo alguns comentários e me pergunto de onde eles vêm. Fico na dúvida se vêm da cabeça ou do abdômen. Como podemos querer mundo melhor se não conseguimos amor nossos próprios filhos?! Um animal irracional sabe que a prole tem mais importância do que ele próprio. Vai defender os filhotes até a morte se for preciso. Quando penso que já vi de tudo, me deparo com uma indagação dessa. FILHO É PARA QUEM MERECE E NÃO QUEM QUER!
A vida é uma dádiva e os momentos de amor que ela proporciona é maior que a visão trágica que o mundo atual no mostra, e os dramas existenciais e sentimentos egoÃstas pela busca da felicidade a todo custo.
A moda de "ser gay" ? E desde quando ser gay virou moda? Tenha respeito e não preconceito.
Talvez também porque tenha gente demais no mundo, acabou o tempo do crescei e multiplicai-vos.
Há pouco tempo foi descoberto na Europa um cemitério canino de mais de 5000 anos. Os animais estavam enterrados com todo cuidado, inclusive com adornos. Quer dizer, não é de hoje que os humanos gostam de seus pets.
Antigamente, quando o mundo era predominantemente rural, as pessoas tinham muitos filhos porque ajudavam nos trabalhos agrÃcolas e nas tarefas domésticas. Hoje, os filhos não só não ajudam, como criar bem um filho implica em um custo e um trabalho infernais. Imagine o sujeito ter dez filhos hoje e pagar alimentação, escola, vestuário, diversão para toda essa prole. Só se for milionário, senão quebra.
A felicidade é algo instantâneo . Dura enquanto se é jovem e com saúde . Depois é só tomar uma atitude extrema e virar adubo .
Excelente! Corajoso e preciso. Infelizmente o medo de olhar para dentro de si e fazer uma reflexão mais profunda, leva muitas pessoas à refutar a tese logo de cara. No entanto é evidente que o " investimento" num filho se tornou uma opção cada vez mais arriscada neste mundo onde a felicidade é uma comodite e onde o tempo nos esmaga sem piedade.
Por quem os sinos dobram. Maktub.
Estupendo!!!! Você realmente é muito antenado!!!! Parabéns!!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Por que pessoas sem filhos parecem mais felizes e donas de seu destino? Voltar
Comente este texto