Elio Gaspari > Centenário da revolução de 17 merece mais história e menos propaganda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Deveria o consagrado jornalista indicar as fontes relacionadas com os fatos por si narrados. Do contrário, trata-se apenas de texto iconoclasta, por vezes utilizado no jornalismo.
Texto fraco, não se sustenta !!
Uma das melhores obras sobre a época e de fácil leitura é o livro do americano Jonh Reed: Os Dez dias que Abalaram o Mundo. Muita mistificação existe, de fato, a respeito da revolução russa, como não poderia deixar de ser. Com a falsificação estalinista da história então praticamente toda realidade vou varrida , e, houve tempo que tentar ser fiel aos fatos era considerado contra revolucionário, agente do imperialismo
Uma das melhores obras sobre a época e de fácil leitura é o livro do americano Jonh Reed: Os Dez dias que Abalaram o Mundo.
Quem diria... a foice colocando um texto desse porte na página principal do site.
Faltou citar o outro grande propagandista, este na literatura, John Reed e seu livro Os dez dias que abalaram o mundo. Ah!, e também dizer que Trotsky mandou fuzilar toda a famÃlia imperial em Ekaterinburg.
Lá e cá, ontem e hoje, a propaganda oficial sobrepõe-se à história.
Tolstoy, que odiava os historiadores, costumava dizer: "Historiadores são como pessoas surdas que passam o tempo respondendo perguntas que ninguém lhes perguntou."
Fala em história e escreve como aqueles livros escritos por ex membros da corte russa. Nem uma linha sobre o que levou a outubro, os sovietes, conselhos populares autenticamente vindos de baixo, do seio da população. Não esses nomeados por governos que amalucados de hoje querem dizer ser a mesma coisa. Os erros depois não tiram esse fato. E não teve mesmo violência no dia, ela veio depois com a reação dos que queriam voltar, a revolução teve amplo apoio popular
No dia 20 de janeiro os Russos ou seja Putin tomará posse nos EUA.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Centenário da revolução de 17 merece mais história e menos propaganda Voltar
Comente este texto