Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Acho que o ressentimento explica uma parte, mas não o todo. De qualquer forma, é muito importante a reflexão porque, do mesmo jeito, não se explica a não ida às ruas quando o PMDB se mostrou ainda mais corru pto que o governo do PT. com evidências mais assustadoras de corrupção. Cadê o panelaço? Assim, acho que houve sim uma projeção desse sentimento na figura do Lula que, com a corrupção do partido (que está em todos), deu o queixo para bater. A direita pode tudo, a esquerda tem que lutar.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    "O silêncio de Celso é sintomático e expressa a mentira e a fraude mais importante para que o golpe tenha acontecido e esteja hoje realizando a maior regressão histórica em todas as dimensões da vida que este pais jamais viu: a negação do papel da mídia como partido político das elites internas e externas que se uniram para rapina da riqueza de todos em favor de meia dúzia." Jessé de Souza - 19/01/17 - Jornal GGN

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Vi ontem na tv France 1 politicos de esquerda querendo se distanciar da imagem negativa que colou à esquerda bolivariana. Relacionar o fracasso Dilma com o ressentimento da classe média pode funcionar no palanque para militantes, mas no mundo exterior soa como desculpa esfarrapada e prova concreta da rusiticidade que espanta os europeus das idéias da esquerda bolivariana. E claro, afasta também eleitores cansados de tanta incopetência...

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    Enfim, ser classe média no Brasil é semiescravidão...

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    O único ressentimento da classe média é ter de trabalhar dobrado para pagar por ensino público de qualidade e ter que colocar os filhos na escola particular, pagar a escola para os filhos do pobre que gosta de vida boa e não economiza pra subir de vida e ainda pagar para os filhos da elite oportunista estudarem na Suíça.

    Responda
  6. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    É surpreendente como estes filósofos falam de ressentimento e menosprezam desemprego, perda de renda, violência e outras mazelas causadas para a sociedade com a inépcia de toda a turma que estava no comando. Infelizmente a inépcia macro continua e não é exclusividade da equipe anterior.

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Concordo que o ressentimento não está "provado" como sendo um dos motivos para o impeachment, como também que ele existe - o preconceito se manifesta de várias formas - mas não em uma escala suficiente para tanto.

    Responda
  8. Haydn Pimenta

    Peço desculpas ao colunista, por me ter referido a ele como autor da falsa tese do ressentimento. Quis me referir ao autor da tese, o Sr. Souza, que, sem dúvida, deixa clara sua participação no grupo anti-classe média, comandado por Marilena Chauí.

    Responda
  9. Haydn Pimenta

    Estúpida tese ! O quê há de fato Sr. colunista é o empobrecimento da classe média, em contraposição à maior concentração de renda para os mais ricos. A elevação de renda dos mais pobres se esvaiu sob o efeito do desemprego e da inflação e não passou de o engodo petista-campineiro, cujo resultado foi o aumento da inadimplência e queda marcante do consumo enganoso. Sua tese deveria se revestir de honestidade intelectual; mas está longe disto!

    Responda
  10. Ledi Machado Santos

    Não foi ressentimento! Foi a quebradeira que a Dilma fez com a economia do país e os 12 milhões de desempregados! Aqui em casa tenho um desempregado que possui dois cursos universitários, sendo um na USP.

    Responda
  11. Luiz Mello

    Eu vou te ajudar sem ser empírico. Esse Jesse é o símbolo do raciocício petista: a culpa é do outro. São incapazes de analisar os erros que cometeram, os roubos que praticaram e por fim as mentiras que contaram. Neles nomeio os líderes Lula e Dilma, só para puxar a fila. A esquerda infantilizou a sociedade que se vitimiza como a próprio esquerda.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    A única coisa que esse livreco demonstra é que o Ipea, assim como outras importantes instituições brasileiras, incluindo as universidades públicas, foram tomadas de assalto pela sanha ideológica dos comissários mais radicais do partido. A tragédia é que em vez de se concentrar nas causas e efeitos dos nossos problemas sociais, eles moralizaram as questões transformando-as em uma luta do bem contra o mal. É um recurso usado pela maioria dos tiranos, incluindo Hitler para angariar suporte popular.

    Responda
  13. Rodrigo Carvalho

    Puro engano e engodo, esse papo de ressentimento. A ascensão da classe C foi ótima para os negócios da elite econômica. Esses lulopetistas que se imaginam “disquerda” só querem mesmo é fugir da explicação óbvia: a ignorância econômica da Dilma Roskoff e sua preferência por um tipo de “economia vodu”, levou o país (de novo) à beira da hiperinflação e da insolvência. Algo totalmente previsível, desde meados de 2014. Quem soube ver ganhou uma grana preta, com o câmbio e com as puts da Petrobras.

    Responda
  14. sergio ribeiro

    Um tanto complicado provar isso. A classe média admitiria ser racista, odiar pobres e nordestinos? Já vi pesquisa em que a maioria dos brasileiros diz que não é racista, mas a mesma maioria afirma que existe o racismo contra negros.

    Responda
  15. joao b almeida

    É emblemático como esses doutores de universidades tais, procuram pêlos em ovos. Sempre destilando teses inteligentinhas. Não dizem um "a" sobre a corrupção endêmica e o roubo generalizado.

    Responda
  16. Hercilio Silva

    Executou parte da política econômica que está aí é que é antipopular. E talvez os fatores mais críticos, não agradou de forma especial os funcionários públicos sangues azuis, judiciário, receita e policiais federais. O atual governo o faz em busca de não ser incomodado. E o mais evidente, quis tirar as boquinhas do pemedebe. Tivesse apoiado Cunha ainda estaria aí.

    Responda
  17. MARCELO PITTA COELHO

    Nenhuma surpresa nisso, a esquerda sempre viveu dessas mentiras, invencionices e manipulações. É por isso que perdeu toda credibilidade, todo mundo já conhece seus modos e seus truques e não cai mais neles. Se quiser recuperar a credibilidade terá que parar de mentir e de inventar factoides, porque isso não funciona mais, e só piora sua situação; precisa ter um mínimo de compromisso com a realidade e com os fatos.

    Responda
  18. PEDRO REGGIANI ANZUATEGUI

    A incompentencia administrativa do P T nao entra na tese desse livrinho?

    Responda
  19. CLEIDE BRAGLIOLLO

    Meu caro. Tese única e, com certeza, prevalecente: a classe média, mais informada, se deu conta primeiro de que D i l ma nos levou para o buraco. Depois, todas as classes caíram em si. Pergunte aos 12 milhões de desempregados... É hilário ver o PT tentando vender outras teorias con spiratórias, mesmo que para "uso interno".

    Responda