Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Isabel Giorgetti

    Precisamos tratar o ser humano, dentro e fora da cadeia, com respeito e dignidade Desde a comunidade em que nasce e vive, as escolas , as condições de moradia e trabalho. Joga-lo depois em uma masmorra medieval é apenas a pa de cal. Que linda Sociedade a nossa! Tenho vergonha dos extra-terrestres que possam estar nos observando...

    Responda
  2. Rosana Silva

    ...Que loucura legalizar o uso de entorpecentes!!! Prender menos!!! Isto é papo de dependentes químicos! Experimente legalizar os entorpecentes e imagine o que acontecerá dentro de suas casas, com pobres coitados sem dinheiro para sustentar o vício, vendendo os pertences dos pais e irmãos e, não conseguindo tendo surtos psicóticos...matando e roubando. Vcs estão doidos!!!!...É o fim do país mais lindo do Mundo...Só por Deus!!! Qual será o futuro de vcs, malucos!!!...

    Responda
  3. MARCELO E P

    Bom artigo, mas não deixa de ser simplificador. Para que o sistema penitenciário funcione precisamos de uma Polícia (e não duas ou três) e de um Judiciário que funcionem. Para que os anteriores funcionem as leis devem funcionar e ser bem feitas - o Congresso deve funcionar. Para que o Congresso funcione o próprio sistema de financiamento de campanhas deve ser modificado. Para que não seja deturpado, as empresas e pessoas devem rever sua ética. Enfim, há muito a mudar no Brasil, não só um ponto.

    Responda
  4. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Boa análise, sucinta, mas toca em alguns dos pontos centrais do problema. Só queria acrescentar que -- a cada preso as organizações tipo PCC arregimentam dois ou três colaboradores forçados lá fora, já que os presos, sob ameaça de vida, devem concordar em colocar a mulher, irmãos mais novos, etc. no serviço do tráfico (sem ganhar nada por isso a não ser a vida).

    Responda
  5. João Leite Leite

    Descaso com a saúde, com a educação, Com o saneamento básico, Com os investimentos em infraestrutura viária, com a segurança do povo. com tudo. Só cuidara da corrupção.

    Responda
  6. João Leite Leite

    Descaso com a saúde, com a educação, Com o saneamento básico, Com os investimentos em infraestrutura viária, com a segurança do povo. com tudo. Só cuidara da corrupção.

    Responda
  7. NELSON PRADO ROCCHI

    Falar em Educação é bobagem.Levará mais de 20 anos.Com todas as outras soluções o resultado será o mesmo:Uma facção com o tempo dominará tudo e se infiltrará, devido a grande quantidade de dinheiro, na Justiça, no Executivo e no Legislativo.No momento, para a legalização total, haverá somente certas resistências de policiais e delegados que já lucram com o crime organizado.É necessário pensar fora do quadrado para encontrar a solução.

    Responda
  8. NELSON PRADO ROCCHI

    É impossível proibir algo que a sociedade deseja. A Lei Seca nos USA gerou uma enorme Máfia.Podemos ainda recolher impostos sobre a venda de drogas.E para desencorajar assaltos para obter dinheiro para comprar drogas legalizadas, pode-se distribuir gratuitamente uma quantidade diária para o consumo pessoal dos perdedores que não trabalham, uma espécie de Bolsa Droga.Qualquer outra solução variando de mais presídios, pena de morte, controle de fronteiras, fracassará.

    Responda
  9. NELSON PRADO ROCCHI

    Objeções apresentadas de que os criminosos passarão a assaltos é bobagem; as drogas agora ilícitas geram lucro muito grande e com isso atraem milhares de pessoas, que preferem os lucros enormes do que trabalhar legalmente.Assaltos a Bancos, residências e pessoas na rua dão muito menos lucro.Assim, muitos que agora naturalmente preferem trabalhar para o crime organizado vão preferir um emprego legal.Sem os enormes lucros das drogas ilegais o crime organizado definhará.

    Responda
  10. NELSON PRADO ROCCHI

    É urgente legalizar o uso de qualquer droga de rua e estatizar a produção, importação e comercialização dessas drogas.Será melhor estatizar porque a margem de corrupção por propinas será mínima já que não poderá haver licitações superfaturadas como na Petrobras ou Eletrobras.Com isso acaba com o principal negócio do crime organizado.

    Responda
  11. NELSON PRADO ROCCHI

    É urgente legalizar o uso de qualquer droga de rua e estatizar a produção, importação e comercialização dessas drogas.Será melhor estatizar porque a margem de corrupção estilo pixulecos ( propinas ) será mínima já que não poderá haver licitações superfaturadas como na Petrobras ou Eletrobras.Com isso acaba com o principal negócio do crime organizado.

    Responda
  12. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    O que eu tenho observado em todos esses anos de vida, é que aqueles que defendem a liberação das drogas, são aqueles que pagam o traficante em dia.

    Responda
  13. JOÃ O MARINO DELIZE

    Até que se cultivar o ódio e o "olho por olho, dente por dente" não teremos paz nos presídios. O dia que o preso passar a ser cuidado com um ser humano que errou e tiver estudos e trabalhos prisionais, aí esses problemas de conflitos nas cadeias serão reduzidos a quase zero.

    Responda
  14. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Bem vindo a este 2017. Depois do descanso do guerreiro. Heta!!! Brasil. Que ano “promissor”!?!?! Não é só legalização das drogas. O buraco é mais em baixo. Muitas causas. Entre essas a omissão de nossa diplomacia em exigir dos além fronteiras combate ao crime organizado em seus territórios. Para onde foi o espírito de Rio Branco, senhores do Itamarati?

    Responda
  15. Sérgio Filho

    Legalizar todas as drogas, controlar qualidade, registrar consumidor, trabalhar em conscientização. Quem diz que o cigarro do Paraguai é exemplo de que não funciona bata se perguntar: quantos helicópteros os muambeiros do Paraguai derrubaram com metralhadoras? Essa é a única opção que temos. A outra deu no que deu, simples assim.

    Responda
    1. Sérgio Filho

      Logicamente faz sentido, na prática não funciona. Não se venceu a guerra às drogas nas Américas. A tendência é outra, vide os EUA. Essa política a que você se refere JÁ É aplicada. E ela entrou em colapso. Não é possível continuar com a mesma política de décadas esperando resultados diferentes.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Não é só legalização das drogas. O buraco é mais em baixo. Muitas causas. Entre essas a omissão de nossa diplomacia em exigir dos além fronteiras combate ao crime organizado em seus territórios

  16. Guilherme Torres Godoy

    Nossa palavra difícil po.. cefalectomia...isso é cortar o cácumem do cara ne... Cria corvos ta certississimo, o que no esta certo é todo mundo dando palpites em algo que faz anos que esta ai, basta acontecer uma tragedia que os defensores do indefensável aparecem. Podem construir ate 50 prédios para por a turma dos maus (que nem são todos os que estão ai), ate no terminar com a desigualdade social, melhorar os direitos dos necessitados os maus vão existir (nem todos) Se vira nessa po.

    Responda
  17. MURILO THIAGO DE MIRANDA TRESK

    O Brasil mal consegue conviver com álcool e direção, e o colunista sugere liberar drogas. É pra cai os butia do borso.

    Responda
  18. Rafael Santos

    Prezado Hélio, Admiração não é o mesmo que concordância. São muito bons os textos e gosto da forma que produz teu pensamento, mas neste caso tendo a discordar no ponto de "descriminalizar usuários", porque se há traficantes é porque há usuários. Para liberar o uso de drogas tem que liberar a comercialização, aí teremos o outro problema, a saúde e dependência. Escolha o menos pior.Acredito que a solução esta mais em dissuadir o uso de drogas. Agradeço a coluna. Abraço

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Desde que o mundo é mundo o homem usa substâncias que alteram seu estado emocional. Até animais fazem isso as vezes (ver fruto da marula). Visão moralista de terminar com os vícios humanos criminalizando-os jamais resolverá a questão. Reduzir vícios é questão de saúde (tratamento) ou de educação (está funcionando aos poucos com o cigarro), não de polícia. Já imaginaste criminalizar o consumo de cigarro, que resultado daria? Do álcool gerou a explosão da máfia nos EUA.

  19. ISA CLAUDIA BRITO G SALVADOR

    Concordo plenamente. Não há outra solução. O homem sempre vai procurar algo para se drogar, proibir é inútil. O dinheiro gasto com repressão seria usado para educação e campanhas de esclarecimento. Acho tudo uma hipocrisia , pois do álcool ninguém fala, e nossa juventude bebe demais, enfim......

    Responda
  20. Andre Elias Morelli Ribeiro

    É um erro imaginar que a liberação das drogas vai diminuir o encarceramento. As experiências internacionais sobre o assunto são dúbias e complexas, nada indica que funcionariam por aqui. O que funcionaria? Prender só criminosos violentos (investindo em penas alternativas para o resto), investir em inteligência policial para acabar com as facções (se liquidamos a República dos empreiteiros, pq não a República dos traficantes?) e, principalmente, sufocar a entrada de drogas e armas nas fronteiras

    Responda
  21. LEONARDO SILVA MAZZEI

    As facções não são apenas prisionais. Elas são territoriais. Conflitos prisionais são reflexos dos conflitos ocorridos fora das cadeias. Liberar muitos presos não torna as facções mais frágeis. O que as torna é encarcerar bem os seus líderes, controlando sua comunicação com a área externa, advogados e investigar a lavagem de dinheiro dessas facções. O desencarceramento geral ajuda apenas o fortalecimentos destas com as guerras nas favelas. Não são vitimas. A selvageria é uma opção moral.

    Responda
  22. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    As vitimas de assalto, de latrocinio e de outros crimes graves podem ficar aliviadas, pois vamos prender menos. Ufa...Como é possivel resolver um problema tao complexo com a magica da legalizaçao das drogas? Estamos sempre à procura do milagre, do caminho mais curto. Antes de paises como a Holanda fecharem cadeias, eles prederam criminosos e os reabilitaram. Vamos prender menos sem reabilitar? E pra prender menos, devemos educar melhor. Algo mudou na educaçao para formar o jovem miseravel?

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    A principal responsabilidade do cidadão para viver coletivamente é aprender a cooperar. Pela cooperação as pessoas aprendem que é preciso respeitar as leis e os costumes para que ela própria seja respeitada. Somente três pessoas podem ensinar a cooperação para a criança, a mãe, o pai e a professora. Quando o indivíduo não aprende a cooperar quando criança, caberá ao Estado força-lo a tanto, usando força e violência se necessário. A educação é o que se tem de mais eficiente para combater o crime.

    Responda
  24. Luiz Eduardo Cantarelli

    Bacana sua proposta Hélio. Vamos virar um país corrupto e de zumbis, pois a noção protagoriana da medida não é de nosso perfil.

    Responda
  25. JOSE GERSON RUFINO DA SILVA

    Substâncias maléficas classificadas como drogas pesadas inviabilizam a continuidade da vida em sociedade, legalizar seria o início do fim da vida civilizada como a conhecemos. Difícil ao Estado organizar o convívio social sem legalização imagine com qualquer um podendo se drogar e sair da razão!

    Responda
    1. Edison Luciano

      Se isso que estamos vendo é vida civilizada, é melhor liberar logo tudo que for possível, para podermos suportar!

  26. sergio ribeiro

    O artigo é curto e correto, mas é mais que necessário aprofundar estas questões, que não são simples assim. Bom especialmente para as an tas que vivem falando em "ban dido bom é ban dido morto". Ban didos não são vítimas, mas devem ser devidamente encarcerados, quando necessário e ressocializados.

    Responda
  27. JOS DE SOUSA SANTOS

    Controversa a legalização do uso de drogas; deu errado nos países que a fizeram. Quanto a construção de presídios e a reforma das " masmorras" existentes, de tão óbvio, é espantoso que os governantes ainda tergiversem sobre isto.

    Responda
    1. jose baldim

      A descriminalização do uso de drogas deu e está dando certo nos países onde ocorreu, é só pesquisar que verás.

  28. Heriovaldo Ramos da Silva

    Artigo infeliz deste ótimo colunista. Análise superficial propondo soluções simplistas para problemas complexos. Não menciona, por exemplo, um dos grandes responsáveis: ineficácia do poder judiciário. Se funcionasse a maioria dos 40% com prisão provisória já estaria com prisão definitiva.

    Responda
  29. Luiz Antonio Ribeiro Silva

    Dissuasão.Polícia dentro dos presídios.Trabalho 8 horas por dia.Visitantes gravados.Multa para usuário de drogas.Bloqueio de celulares. Ao trabalho. Luiz Antônio

    Responda
  30. MARCELO PITTA COELHO

    Concordo com o colunista. Deveriam descriminalizar as drogas e parar de prender punguistas e gatunos que cometem pequenos furtos sem violência, pelo menos os primários. Mas tem o outro lado: para criminosos perigosos e violentos tem que mudar a lei de execuções penais e acabar com saidinhas, visita íntima, progressões absurdas de pena, e a disciplina deve ser rígida, sem maus tratos e superlotação, mas sem essa palhaçadas "progressistas", e RDD deve ser permanente para chefes de facções.

    Responda
    1. Paulo Schor

      Muito bom, como sempre ! Lucido, propositivo e equilibrado.

    2. Paulo Schor

      Muito bom, como sempre ! Lucido, propositivo e equilibrado.

    3. MARCELO PITTA COELHO

      Políticas públicas baseadas em ideias de esquerda quase sempre resultam em fracasso, e isso é por um motivo muito simples: as ideias de esquerda são baseadas em princípios ontológicos errados, em uma visão falaciosa da natureza e condição humanas. E quais são esses princípios? Os rousseaunianos ( o homem é basicamente bom e a sociedade é que o corrompe); e os marxistas ( a consciência humana é uma tábula rasa e produto apenas de construção social).

    4. MARCELO PITTA COELHO

      Essas palhaçadas progressistas começaram aqui em São Paulo, ainda na década de 80 do século passado, com o Montoro, e chegaram a um paroxismo depois do episódio do Carandiru, quando o poder público ficou com medo das críticas da esquerda e dos politicamente corretos e abdicou de impor disciplina nas prisões e as entregou ao controle de facções. O resultado não poderia ser outro.

    5. MARCELO PITTA COELHO

      Precisam acabar essas teses ridículas de que prisão é para ressocializar criminosos. Cadeia é para tirar de circulação bandidos violentos e evitar que cometam crimes, e para puni-los pelos crimes que já cometeram; se ressocializar ótimo, se não ressocializar, que apodreça na cadeia. Será que tem algum ingênuo que acredita que Marcola, Fernandinho Beira Mar e outros são ressocializáveis? Não são, são bandidos convictos e sempre serão criminosos, até dentro da cadeia, imagine fora.

  31. wagner telles

    O grande problema deste país são as atitudes desesperadas diante de situações criadas pela incompetência e acomodação. Daí surgem os filósofos de ocasião com suas soluções mirabolantes, se assemelhando aos políticos que se apossaram do "brasil". Falta coragem pra enfrentar as grandes questões que nos aterrorizam. É muito mais fácil liberar tudo ou dizer que a culpa é das polícias, quando na verdade são meros instrumentos da sociedade. Não há luz no fim do poço. Wagner - Campinas/SP

    Responda
  32. William De Andrade Ramos da Silva

    Questão muito complexa pra ser debatida nessa coluna, precisamos de especialistas que saibam a fundo desse assunto e parem de chutar ou expressar opiniões enviesadas, que possuam mais que poder de decisão, possuam integridade para tratar desse assunto além de poder de persuasão. Candidatos?

    Responda
  33. Ivone Pereira Lopes

    A melhor e definitiva é pena de morte para delitos graves e tráfico de drogas. O resto é pura utopia.

    Responda
  34. Mario Ebling

    Parabéns, ótima análise do problema que nos aflige a décadas. A legalização das drogas é a melhor e mais facil maneira de resolver o problema. O alcool o cigarro causam mais problemas que as drogas ilicitas e ninguem pensaria hoje em torna-las ilegais. O dinheiro economizado na repressão poderia ser urilizado em campanhas como a que reduziu bastante o consumo de cigarros.

    Responda
  35. Ivone Pereira Lopes

    A melhor e definitiva é pena de morte para delitos graves e tráfico de drogas. O resto é pura utopia.

    Responda
  36. mizael dias

    Competição Nacional - Copa Rebelião SP - Carandiru = 111 AM - Manaus = 60 RR - Roraima = 33 RN - Carregando ...

    Responda
  37. JORGE ARY LIMA MARTINS

    Sou a favor da legalização das drogas mas não creio que isso vá acabar com o tráfico pois os criminosos sempre poderão oferecer seus produtos por um preço menor já que não tem nenhuma despesa com impostos e custos trabalhistas, vide o caso dos cigarros paraguaios. Também acredito que simplesmente não prender quem comete crimes dito não violentos é, no mínimo complicado. Ora, alguém que é preso pela primeira vez num crime não violento pode muito bem já ter cometido outros e mesmo violentos.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      A legalização não vai acabar com o crime de tráfico (basta ver que existe descaminho de cigarros que são legalmente permtidos), mas vai diminuir os lucros, tirando um pouco do poder e da atratividade do negócio que é o tráfico; menos dinheiro, menos contratação de empregados (capitalismo).

    2. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

      Já devíamos ter liberado a tempos. Quem quiser que se drogue e pronto. Porem descordo quanto à comparação com os cigarros paraguaios, afinal não existe violência nesse mercado negro. O Crime sempre vai existir, mas não precisa ter esses cartéis poderosos.

    3. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Ok, mas o que levaria alguém a subir o morro, correr risco de ser morto, ser assaltado para comprar droga "mais barata" é pior de traficante? Não conheço ninguém que fuma cigarro paraguaio ! Também a própria concorrência tiraria o estímulo do tráfico. Se não ganho tanto quanto ganhava, porque vou continuar a me arriscar. Finalmente, alguém é preso pelo crime cometido, conhecido, não pelo que se possa supor q cometeu.

  38. Marcos Moura

    Esta matéria não tem sentido. Para comecar usuário de droga não vai preso há mtos anos. Ademais, no Brasil só vai preso quem comete crimes graves, tanto que os mortos nas rebeliões são assaltantes, homicidas, estupradores e traficantes. Entao, de acordo com o filósofo ê melhor soltar os bandidos e deixar que eles matem, assaltem e estuprem as pessoas de bem. Esse filósofo deve viver em Marte

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Marcos, pelo jeito você não faz parte dos PPP que estão nas celas porque cometeram pequenos delitos ou mesmo sem terem sido definitivamente julgados.

    2. Ricardo Borges

      Marcos, pelo jeito você não faz parte dos PPP que estão nas celas mesmo sem terem sido definitivamente julgados, ou porque cometeram pequenos delitos.

  39. Otávio Levino Dos Santos Neto

    Legalizar? Absurdo, você já conviveu com viciado com cocaína ? Crack? Tenha mais PÉ no chão, o Brasil vai seguir exemplo de qual país ? Me diga algum país que localizou AS DROGAS, você está flutuando em acreditar que todas drogas devem ser legalizadas. A 'maconha' ou cannabis tem como legalizar, mas é um processo longo, não é porque algumas pessoas fazem escolhas erradas que agora tudo vai ficar de boa, legaliza AS drogas e já era. Tenha mais maturidade filósofo!

    Responda
  40. PAULA MARIA MENEZES RIBEIRO

    Parabéns Helio, a melhor síntese da presente situação prisional no Brasil. Já passou da hora de legalizar as drogas, mas não somente o uso, também a sua comercialização. Da mesma forma que o álcool e o tabaco que geram dependência química e são comercializados com legislações próprias para o uso e locais de comércio. Para o Estado é fonte de renda com o retorno dos impostos e para a sociedade é o fim da criminalidade que envolve todos os escalões da droga.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Prezado Otávio, álcool destrói pessoas e suas famílias, vamos criminalizá-lo também? Os EUA fizeram isso no passado e conseguiram transformar a Máfia de um ba ndo de imigrantes dedicado a exto rsão e pequenos crimes numa grande organização cri mi nosa, graças aos imensos lucros do tráfico.

    2. Otávio Levino Dos Santos Neto

      Legalizar cocaina ? Legalizar crack? Legalizar metafetamina ? Legalizar o que mais? A única substância ilícita que pode ser legalizada é maconha, tenha consciência que quem está se matando nas cadeias também mata criancas jovens adultos e senhores que usam cocaina em destroem sua vida e a de seus familiares. Não quer ser preso? Não cometa crime, SIMPLES assim. Abra o olho antes que alguém te assalta na rua para usar drogas e aí é tarde querida.

  41. PAULA MARIA MENEZES RIBEIRO

    Parabéns Helio, a melhor síntese da presente situação prisional no Brasil. Já passou da hora de legalizar as drogas, mas não somente o uso, também a sua comercialização. Da mesma forma que o álcool e o tabaco que geram dependência química e são comercializados com legislações próprias para o uso e locais de comércio. Para o Estado é fonte de renda com o retorno dos impostos e para a sociedade é o fim da criminalidade que envolve todos os escalões da droga.

    Responda