Opinião > Alckmin contra a Fapesp Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    Não sou especialista mas tanto a Fapesp como os Institutos Butantã e Biológico prestam relevantes serviços com suas pesquisas a população de São Paulo e do Brasil, de sorte que a preclara e submissa Assembléia Legislativa, dita Representante do Povo, poderia "apresentar emendas" para transferir verbas de outras áreas ao invés de reduzir da mesma área, como no caso, cabendo aqui o ditado "o rôto socorrendo o remendado" ou vice-versa. Lamentável.

    Responda
  2. Ivo lebrun

    Não é a primeira vez que a FAPESP é ameaçada por políticos que crescem os olhos em seu orçamento. A justificativa de que este recurso será utilizado para os Institutos de Pesquisa chega a ser risível na medida que esta gestão se ocupou em sucateá-los sistematicamente, mesmo quando a economia ia bem. Vale dizer também que os recursos da FAPESP já tem sido utilizados pelos Institutos através de recursos para projetos e até infraestrutura. Mantido na FAPESP aí sim poderá continuar na pesquisa!

    Responda
  3. Bruno GABRIEL DE MORAES

    Isso foi um tiro no pé no estado de São Paulo.

    Responda
  4. Rodolfo Maia

    Editorial acerta na crítica, mas erra quando fala em ingerência política como algo extemporâneo à ciência. Como se as decisões tomadas dentro da Fapesp não tivessem também interesses políticos na alocação de recursos e projetos. A ciência não é neutra, algo que o positivismo reinante na cabeça do editorialista ñ o faz perceber.

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      Falou uma grande verdade!

  5. Frederico Oliveira

    Lamentável e doloroso.

    Responda
  6. Rene Seragiotto

    Institutos de pesquisa as vezes gastam demais com pesquisas inúteis, é preciso saber direcionar as pesquisas para algo realmente útil.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Ninguém questiona a necessidade de se investir em pesquisas, mas considerando que os recursos sempre serão escassos, a prioridade deve ser estabelecida por quem é responsável pelo custeio das atividades. Deixar que cada cientista escolha os seus projetos baseados no gosto pessoal não é independência, é duplicidade de esforços e perda de dinheiro e tempo. Nenhuma organização que investe em pesquisa deixa a cargo dos pesquisadores a escolha de projetos que devem estar em linha com a estratégia.

    Responda
  8. Mérope Bernacchi

    Em relação à Educação e Pesquisa em SP, Alckmin é um verdadeiro c.â.n.c.e.r a ser extirpado. Ele não dá a mínima para isso. No entanto o paulista é míope, quase cego, e até pensa em tê-lo como presidente. É dureza!

    Responda
  9. Welbi Maia Brito

    As alterações aprovadas na Assembleia Legislativa não vão enfraquecer a Fapesp, muito menos as pesquisas. A Fapesp continuará com recursos suficientes para desenvolver suas pesquisas com independência. A parte da verba, 10%, que irá Secretaria de Desenvolvimento Econômico fortalecerá as pesquisas de institutos também importantes como o Butantan e o Biológico. Em época de crise é preciso otimizar os recursos. Com isso toda a pesquisa científica paulista ganha.

    Responda
    1. Rodolfo Maia

      Isso não tem a ver com otimização de recursos. É corte mesmo. Fosse algo politicamente prioritário ao governo, daria-se um jeito de não cortar.

    2. Mérope Bernacchi

      Ah...por favor, vamos ter um mínimo de decência, ok?!

  10. JOSE ROBERTO SOARES JUNIOR

    Isso não é pedalada?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.