Mariliz Pereira Jorge > A tragédia da Chape já deu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pensei a mesma coisa.
Sempre tive dificuldade em cantar "sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Hipocrisia é um dos nossos pontos fortes.
O Brasil é um claro, notório e frequente caso de fracasso dia após dia. O que tinha na cabeça Stephan Sweig quando disse que o Brasil seria o "paÃs do futuro"? Ainda no Brasil, o autor cometeu suicÃdio.
Que moça maravilhosa essa Mariliz...Apaixonei!
O brasileiro é ensinado desde criança que o Brasil é um paÃs continental, e ao olhar a grandeza do paÃs no mapa, a criança desenvolve automaticamente aquele senso de superioridade. Mas os números demonstram uma outra realidade. Pegando apenas a questão média do QI, o Brasil está atrás da Argentina, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai. A ideia que muitos brasileiros têm do México, por exemplo, nada combina com a pujança da economia e a riqueza cultural, gastronômica e artÃstica daquele paÃs.
Essa colunista é a melhor coisa que existe na folha. Ponto.
No primeiro jogo "valendo" que a Chapecoense fez em casa, anteontem contra o JEC , a presença também foi pequena . A realidade é esta : o paÃs está quebrando e o povo não tem mais dinheiro para o circo .
Quem ganhou foi aquela que ganha sempre, em qualquer situação, ou seja, a Rede Globo, impondo à décadas jogos à s 22h., ou qualquer horário que a agrade e caiba na grade dela. É impressionante o poder de monopólio e manipulação que a Globo exerce para impôr os negócios lucrativos e exclusivos dela, tanto no esporte quanto na área comercial e jornalÃstica. E não há vozes que a contestem, inexplicavelmente. O fracasso foi retumbante, mas a Globo jamais perde.
Para mim, o acidente "já deu" 48 horas depois de ocorrido. Apenas dois acidentes de ônibus do Paraná mataram mais pessoas (todas pobres) e ninguém se incomodou, não deu mÃdia, nem mobilização, nem comoção no próprio Estado. Enquanto isso, milhares de paranaenses tornaram-se sócios de um clube de cidadezinha longÃnqua, tristonhos por jogadores riquinhos. Povo teleguiado.
Já deu mesmo, bastava o magro Romário, o gornaldo fenomeno e o feiucho ronaldinho doarem 1% do que ganharam nos áureos tempos de Barcelona, já seria suficiente pra arrecadarem um valor digno à s famÃlias das vÃtimas... chega de hipocrisia Galvão!!
Ótimo texto, concordo plenamente.
Já deu mesmo, inclusive porque a modernidade lÃquida dita seu ritmo. Isso é fácil de enterdermos; só não o é o último. "por que? (sic) sem o circunflexo.
Não sou de comentar aqui, mas essa colunista mereceu. Você mesma deu os contra-argumentos (preço alto, local errado, falta de dinheiro) e ainda pergunta o motivo do fracasso? Fala sério! Você está muito mal informada. Anda nas ruas do RJ e pergunta nos botecos porque a galera nao foi no jogo... Mas eh rua do RJ mesmo, nao estou falando soh do Leblon e Ipanema. Ah... Pq o jogo nao foi no Maracanã? Fala sério, vai...
já deu meeeesmo , ufa! quem quiser que continue nesse barco...
O luto foi substituÃdo pelo mkt. Usaram este crime para faturar. Ninguém irá falar da verdadeira tragedia que provavelmente ficara impune: as familias dos que ficaram e que foram destruÃdas!
Mariliz, vc mandou muito bem. Valeu abrir o jornal hj...
A própria Chape já deixou claro que quer superar essa fase da solidariedade e voltar a ser tratada como um clube normal. Luto dura uma semana, um mês, dois, vá lá. Daà para a frente, a melhor forma de homenagear os mortos é seguir adiante, vivos. E, cá para nós, a CBF nunca teve nada com isso mesmo...e se teve, nunca se envolveu muito. Só agora.
Isso serve para derrubar de vez o mito da cordialidade brasileira, do povo generoso e aberto ao mundo - ao menos nos esportes. Vimos amostras disso durante as olimpÃadas e copa do mundo no Brasil, quando em alguns momentos as vaias e provocações da torcida foram além do patriotismo e se tornaram desrespeito com os atletas adversários. A torcida pela delegação de refugiados nas OlimpÃadas até mostrou um lado mais humano do Brasil, mas que acaba sendo ofuscado por episódios como o desse amistoso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A tragédia da Chape já deu Voltar
Comente este texto