Hélio Schwartsman > Contra a empatia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adriana De Simone

    Socorro!!!

    Responda
  2. Inaldo Filho

    Empatia deveria ser ensinada e estimulada desde cedo, ainda na escola. A falta ou fragilidade desta capacidade é a causa dos muitos males que assolam a sociedade.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Empatia é uma capacidade. Empatia não é um sentimento. Apego é um sentimento. Um bebê tem fortíssimo apego com a mãe e empatia zero. Um narcisista é alguém com empatia muito baixa, mas pode ter apego variável. Empatia é uma capacidade como a inteligência. É possível uma pessoa ter inteligência sistemática [ pensar bem sobre sistemas, inclusive grupos de pessoas ] alta e empatia extremamente baixa. Empatia ajuda nos relacionamentos interpessoais, especialmente os íntimos.

    Responda
  4. NELSON PRADO ROCCHI

    Empatia não é sentimento - empatia é a capacidade de perceber, entender a mente, isto é, os desejos, motivações, sentimentos, modos de pensar, valores, etc, de outra pessoa individual. Não é apego, este sim é sentimento. E também não é capacidade de entender grupos de pessoas, isso é, pensamento sistemático. É perfeitamente possível ter excelente capacidade de pensar sistemas, sejam eles agrupamentos de pessoas, ou clima, ou matemática, ou física e ter empatia extremamente baixa.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.