Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. nair odete de campos

    Investir em educação é pagar muito bem ao professor e exigir resultados verdadeiro s, não essa piada de promoção automática, nem colocar 10 ou 20 computadores numa escola de mais de mil alunos e trancar a sala porque o professor não sabe usa lo como ferramenta educacional e para q nao os roubem!

    Responda
  2. Luiz Candido Borges

    O comentário da Sra. Cleide Bragliollo foi de extrema felicidade. As crianças não recebem preparo em casa para poder frequentar as escolas. Lá chegando, toda a responsabilidade pela educação das crianças e jovens é dos professores, que não podem fazer absolutamente nada que lhes "diminua a auto-estima". Isto é o resultado de experimentos pedagógicos que nunca deram certo, mas continuam vigendo, pois os ideólogos dominam o ensino no Brasil - com os resultados expostos neste artigo. Não dá mais!

    Responda
  3. Wagner Nobuo Hanaoka

    Os políticos dão enfase demasiado no ensino médio de olho no voto desse eleitorado e ignoram completamente a reforma do ensino fundamental, a base do sistema. E a imprensa faz questão de acobertar essa questão porque apoia Temer!

    Responda
    1. Roberto Carlos Maratta

      Ênfase em relação a quê mesmo?

  4. CLEIDE BRAGLIOLLO

    Vejo de forma diferente. Chega de experimentos. Se voltássemos à época em que não se mimavam as crianças e adolescentes, fazendo deles os "reis" da casa, mas pelo contrário, se lhes cobrava responsabilidade com disciplina, meio caminho já estaria andado. A palavra chave para melhores resultados no ensino, desde o básico, é essa: disciplina. Infelizmente, pelo politicamente correto, essa palavra virou palavrão.

    Responda
    1. JUAREZ GRACIANO BORGES

      Concordo contigo Cleide, e ressalto o que ouvi de alguns alunos do 7º ano,.... brincamos, zoamos e fomos aprovados. Progressão continuada.... se estudar passa, mas se não, passa também. Qualidade do ensino?! Isso é gozação.

  5. MARCELO PITTA COELHO

    Algo está muito errado com o ensino. A primeira coisa é o corporativismo dos trabalhadores da educação, como disse o colunista; a segunda é a ideologização do ensino, um sistema tomado por marxistas e "progressistas" que acham que o papel da educação é promover a igualdade e a revolução e não o conhecimento.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Um influente educador americano, certa vez comparou o ensino como uma transação de compra e venda entre indivíduos. Para que a venda se concretize é necessário que um esteja disposto a vender e que o outro esteja disposto a comprar. O calcanhar de Aquiles do ensino está no seio da família brasileira que está falhando em preparar as crianças para o aprendizado. Para quem não quer ou não está preparado para aprender, qualquer sistema educacional não terá sucesso, pois aprender é cooperar.

    Responda
  7. Wilton Silva

    uziram uma decadência inegável no setor, estão muito mais preocupados com interesses corporativos e já lançaram inúmeros experimentos no setor. Infelizmente a educação sofre com o desinteresse público e político por um tema cuja melhora seria no longo prazo e que em sua desagregação afeta diretamente muito mais aqueles com pouca renda e voz (famílias pobres e sem chance de migrarem seus filhos para melhores escolas e professores desprestigiados, mal pagos e com condições adversas de trabalho).

    Responda
    1. Wilton Silva

      O texto perdeu seu início: Embora o corporativismo possa ser um problema, os 20 anos dos governos do PSDB paulista, na educação...