Ilustríssima > Imaginário sobre o Brasil no exterior permanece marcado por estereótipos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu, como sou apaixonada por história, adorei a matéria. Infelizmente ainda somos marginalizados por pura falta de conhecimento.!!
O tema extraordinário, merece uma série ou caderno inteiro. Infelizmente o artigo passa à margem de qualquer análise perdendo-se na superficialidade. Deixa, por exemplo, de listar ao fim do artigo, as publicações principais dos viajantes europeus a que os estudos se referem. O principal, talvez, Jean de Léry, em História da Viagem à Terra do Brasil (1.578), onde reforça a ideia dos trópicos como o ParaÃso na Terra, e o mito do bom selvagem de Rosseau. Para Léry, o selvagem é superior ao europeu
Como esperar que os estrangeiros tenham uma perspectiva correta do nosso paÃs se a maioria dos Brasileiros desconhecem a própria história e por consequência o presente? Os que acham que conhecem nunca conseguiram sair da versão pasteurizada moldada fortemente pela Igreja. O exotismo com o qual nos vêm não é acidental, pois apesar de nos acharmos europeus, nosso caráter social foi moldado em grande parte pela influência dos indÃgenas, como a aversão a regras e o fascÃnio pela vaidade e as festas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Imaginário sobre o Brasil no exterior permanece marcado por estereótipos Voltar
Comente este texto