Opinião > Amazônia esquartejada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. D A B O

    A sociedade brasileira precisa reagir de forma organizada ao contínuo desmatamento da Floresta Amazônica, de forma a evitar os efeitos nefastos de sua destruição. A diminuição das áreas das Unidades de Conservação no trecho mais preservado da Amazônia é gravíssima e ameaça o próprio equilíbrio climático do território brasileiro. Acordemos enquanto é tempo.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A m/á notícia é que os números sobre a d/estruição da Amazônia são a/larmantes; a boa notícia é que esses números em grande parte são e'xagerados. A bibliografia sobre o assunto é a/stronômicamente grande, mas quem quiser ler um bom resumo deve começar com o relatório do CFACT, "The rainforest issue: Myths and facts." O artigo lembra, por exemplo, que toda a Europa caberia dentro da Amazônia Legal e que o tamanho da floresta tropical mudou pouco desde que os europeus aqui chegaram.

    Responda
  3. Rogerio Neto

    O Brasil não quantificou adequadamente o prejuízo da grilagem das terras na Amazônia. Prejuízo para esta e para futuras gerações. A regulação das chuvas nas áreas agrícolas do Brasil e dos países do cone-sul, o abastecimento de água para metrópoles, os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade estão sendo destruídos pela degradação. Prejuízos em escala de R$ trilhões todos os anos para os brasileiros. Infelizmente, grileiros-pecuaristas estão muito bem representados no nosso parlamento.

    Responda
  4. Manoel Antonio Costa Filho

    Temos de ter cuidado quanto se trata de falar da Amazônia, sempre não podendo esquecer de considerar a soberania nacional. Este Santilli não pertence a nenhuma ong estrangeira preocupada em transformar a Amazônia em uma área transnacional? Fiquem de olho, existem livros didáticos no estrangeiro que a décadas ensinam que esta região é transnacional; o brasil não pode tomar nenhuma decisão estratégica sem o 'amém' de órgãos internacionais.

    Responda
    1. Rogerio Neto

      Quanta tolice, meu caro. O articulista está falando de questões essenciais como a regulação das chuvas nas áreas agrícolas do Brasil e dos países do cone-sul, o abastecimento de água para metrópoles, a conservação da biodiversidade, os serviços ecossistêmicos - processos com que beneficiam os brasileiros em escala de trilhões todos os anos todos os anos. E o senhor está ainda com este discursinho xenofóbico. Quem destrói a Amazônia são os próprios brasileiros, meu caro. Grileiros e pecuaristas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.