Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    Subsídios têm que ser vistos como impostos, porque quando o governo decide desonerar uma empresa ou um grupo de empresas o dinheiro sai do bolso do contribuinte. Como dizia o Milton Friedman "é a maioria difusa sustentando a minoria organizada". Se para quem recebe, o subsídio significa uma fortuna, para quem paga, pode até passar despercebido, pois uma vez que se dilui entre a população, não tem a importância suficiente para motivar que alguém vá a Brasilia protestar.

    Responda
  2. MARCELO PITTA COELHO

    Uma medida governamental que custe um bilhão de reais por ano e beneficie 10 mil pessoas representa um ganho de 100 mil reais para cada uma. Portanto, esses que serão beneficiados têm toda a motivação para se mobilizar e lutar por ela, fazer pressão política, lobby, etc. Para a população, os 200 milhões que vão pagar, representa apenas 5 reais para cada um, e dificilmente as pessoas se mobilizam por 5 reais, esse é que é o dilema.

    Responda
  3. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O maior problema é a vulnerabilidade do eleitor à manipulação. Quem não é livre para pensar não é livre para viver. Não podemos chamar isso de democracia.

    Responda
    1. CLEIDE BRAGLIOLLO

      Comentário bem pertinente. A qualidade do nosso Congresso e nossos governantes reflete a qualidade do eleitor brasileiro.