Ciência > Cientistas descobrem que corrupção não surge aos poucos, mas de uma vez Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estes cientistas podem até ganhar o Nobel....claro não será de fÃsica nem de quÃmica nem de medicina...será do que mesmo? Talvez um novo criado sob medida...um nobel de corrupção.
Uma pessoa desonesta pode se conter por certo tempo, mas eventualmente irá cometer a desonestidade. Quem realmente é honesto não fica desonesto de repente. A corrupção, como ato de desonestidade que é, só é praticada por pessoas intimamente desonestas mas que normalmente se contêm devido ao medo de serem observadas e punidas. No entanto, quando as circunstâncias as fazem perceber que não serão percebidas, elas cometem atos desonestos.
Basear isso em um jogo não me parece estudo. Um jogo é um jogo. Vida real é outra história. Quem rouba num jogo vai roubar na vida real? Acho que nem sempre isso acontece.
O colunista talvez se interesse pelo novo livro do Dan Arielys, Prof de Psicologia da U. de Duke intitulado “The Honest Truth About Dishonesty: How We Lie to Everyone---Especially Ourselves.” De acordo com o Dan o que faz alguém honesto cometer um ato de desonestidade é a depleção ou sangria, motivado pelo cansaço de tanto resistir a tentações menores como beber, comer em excesso ou deixar de fazer a atividade fÃsica.
Matéria interessante e oportuna. Apenas uma sugestão: por que não informar com precisão a fonte do artigo comentado? Bastaria acrescentar Psychological Science (First Published, January 12, 2017). Principalmente quando se trata de revistas de acesso aberto como é o caso da Psychological Science. Isso facilitaria bastante para o leitor que quer conferir método e participantes da pesquisa. Essa sugestão se aplicaria ao material cientÃfico comentado nesta parte da FSP.
Olá Reinaldo, muito interessante a matéria. Existe um experimento feito há muitos anos atrás que mostra este comportamento por outra perspectiva, a qual considero chave para entendê-lo. É o famoso experimento de Milgram. Ele mostra como pessoas diminuem seu senso ético e moral quando existe um ente de maior responsabilidade dizendo o que deve ser feito. Acho que o caso de corrupção (não apenas pública) acaba sendo análogo, pois há sempre o chefe mandando o funcionário agir incorretamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Cientistas descobrem que corrupção não surge aos poucos, mas de uma vez Voltar
Comente este texto