Oscar Vilhena Vieira > Novo ministro precisa reformar e modernizar polícias e política criminal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Eduardo Pascuim

    Razão assiste ao leitor Clóvis de Oliveira, eis que a municipalização da segurança, no que tange ao labor preventivo, atenderia às peculiaridades dos municípios. Mas, em que pese a sabedoria do entendimento do articulista, a criminalidade violenta tem que ser encarcerada, sim. Ainda que a ressocialização seja uma piada, interessa é a sociedade sentir-se protegida, e o malfeitor saber que a lei é dura e que vai alcança-lo.Enquanto não surge algo novo, a prisão ainda é uma resposta à sociedade.

    Responda
  2. Luiz Eduardo Pascuim

    Não há de se negar que o articulista é bem-intencionado. Não raro, porém, se equivoca quando fala das polícias. A Polícia Civil não investiga, Dr. Vilhena, simplesmente porque está à mingua de servidores, esfacelada. O enorme número de crimes, de outra banda, mostra que a Polícia Militar também não faz o seu papel constitucional que é a prevenção. Mas quer o tal do ciclo completo. Ora, faça bem o seu mister, antes. Há profissionais que não gostam de sua atividade. Aí, dá no que temos hoje.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    As reformas têm que levar em conta a segurança como um todo e não apenas a polícia. A questão passa por uma mudança de filosofia no que tange e centralização do sistema. Num ambiente muito centralizado existe sempre a tendência de nivelar por baixo. Cada cidade é diferente em termos sociais e econômicos e não se justifica que todas tenham o mesmo padrão ditado pelo estado. Para o cidadão o que conta é a qualidade da segurança na sua cidade, independente do que acontece no resto do estado.

    Responda
  4. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Há inúmeras sugestões e exemplos que podíamos estar seguindo. É hora de começarmos a discutir quem impede as mudanças.

    Responda
  5. Maria Lopes

    Excelente coluna. Bom diagnóstico.

    Responda
  6. PAULO JOSE HERNANDEZ

    Texto com muitas verdades, porém, discordo totalmente em achar que a farça nacional é solução pra alguma coisa. Já temos as polícias da união. Melhor investir nelas, aumenta-las e unifica-las se for o caso. Falhou também em desconsiderar um ator essencial nessa nova política criminal: o judiciário. Ineficiente e insuficiente pra atender às demandas que lhe são apresentadas num país com grande sensação de impunidade.

    Responda
  7. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo parcialmente porque a responsabilidade não é da polícia mas, isto sim, do descaso e incompetência do Governo porque, ao invés de buscar auxiliares especialistas/especializados nas diversas áreas da administração pública, beneficia amigos da curríola tão incapazes e incompetentes como o próprio governante, como o indicado para a vaga do STF. Para consertar a situação atual em todas as áreas, o melhor mesmo é o refrão "Fora Temer", ou estou enganado hein Geddel e camarilha?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.