Opinião > Contra a evasão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO BASTOS

    Mais uma modificação que se mostrará inócua e só servirá para atrapalhar mais qualquer evolução decente na área. Mexer nos conteúdos não adianta. O foco deve ser na disciplina, ordem, respeito ao professor e em um sistema de ranqueamento que premie os melhores. Reprovação sim, sem passar a mão na cabeça e sem oferecer explicações vitimistas. Chega de ideologia barata. Precisamos estudar mais, melhor e com meritocracia. É isso.

    Responda
    1. nair odete de campos

      Tem absoluta razão! Ficam divagando e remendando o q não tem conserto, qdo o buraco é muito mais embaixo. Além de tudo o que vc citou, pouca coisa faltaria. No último período em q lecionei, em 29 alunos do nono ano, eu não encontrei nem meia dúzia realmente alfabetizada. Como ensinar rudimentos de trigonometria a alguém q não domina sequer as 4 operações básicas? E nem sequer consegue ler e entender um texto?Isso no nono ano do fundamental!

  2. Benedicto Ismael Dutra

    Que futuro poderemos ter no atual ambiente de decadência geral e desmotivação? Sem bom preparo dos jovens com nobres aspirações, não haverá futuro. O ser humano não pode continuar caminhando pela vida às cegas.Qual a origem da vida? O que precisamos fazer para encontrar as respostas certas? A lógica de tudo está na pouco estudada atuação das imutáveis leis da Criação. É preciso formar o ser, combater o apagão mental e o desinteresse pela vida. desenvolver o raciocínio lúcido.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A evasão escolar é um problema em todo mundo, mas em nenhum lugar a grade é considerada uma das causas principais. As causas comuns a são a falta de engajamento dos pais, mau desempenho acadêmico e problemas financeiros da família como a falta de trabalho. A gravidez precoce é outra causa importante, pois atinge 12% dos adolescentes. Não se discute que a grade escolar necessita revisões, adaptação e flexibilidade, mas daí a considera-la uma ferramenta contra a evasão escolar é um equívoco.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Mais ou menos. Contra a evasão, especificamente, haverá o ensino profissionalizante. A flexibilização também aumentará o interesse do aluno pela escola. Vale lembrar que o Brasil tem, atualmente, um dos piores sistemas de ensino do mundo, e que as medidas propostas são semelhantes às práticas dos países com os melhores resultados na educação.

  4. Raquel A Marra da Freitas

    Por que a Folha não publica matéria de quem realmente entende do assunto e não entrevista pessoas do campo científico da educação que possuem análises críticas bem respaldadas? Não acham que é preciso considerar também a ausência de fundamentos pedagógicos e as consequências negativas dessa reforma para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.