Celso Rocha de Barros > Gado são os outros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Os mais pobres têm sim dificuldades em estabelecer consequências negativas do populismo. Os beneficiários dessa fragilidade sabem disso. O pior, demostraram que pouco importa o longo prazo, se ganharem na eleição. A Venezuela está aí pra mostrar a que um curral eleitoral pode nos levar. Ganhar eleição ganhou prioridade absoluta a despeito dos limites financeiros, legais e éticos. A propaganda primou sobre a realidade, que não tardou a aparecer. O país e os cidadãos empobreceram.

    Responda
  2. Marcilio Souza

    Muito bom artigo, parabéns!

    Responda
  3. Marcilio Souza

    Muito bom artigo, parabéns!

    Responda
  4. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O eleitor pobre e até alguns doutores, são constantemente manipulados pelo marketing eleitoral, pela cegueira ideológica ou simplesmente pela desinformação. Hoje temos liberdade para votar mas não para pensar. Nossa liberdade de escolha também é limitada às opções que nos são impostas. O eleitor continua sendo gado.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Um dia, assisti a uma entrevista de um político atribuindo sua derrota dizendo que "os eleitores estão votando de acordo com o interesse deles próprios." Me perguntei qual o interesse que o derrotado queria que o eleitor defendesse, se não o próprio. Demorou para eu perceber que, antigamente, o voto era dado de acordo com o interesse de quem mandava na região. E isso mudou bastante desde 2003. Este é o grande problema dessa direita raivosa.

    Responda
  6. Émerson Souza Pinto

    Falou o boi do L.-u.-l.-a Muuuuuuuuuuuuuuuu Mais um articulista da Folha que defende o Barba.

    Responda
  7. Émerson Souza Pinto

    Falou o boi do L.-u.-l.-a Muuuuuuuuuuuuuuuu Mais um articulista da Folha que defende o Barba.

    Responda
  8. Eduardo Mammini

    tendensioso! Uma expressão é uma expressão, o colunista criou todo um texto a partir da própria cabeça tão preconceituosa qto a do pior preconceituoso! "Curral eleitoral" vale para o Rio Grande do Sul, para São Paulo, Bahia, Pará ou Roraima! Fazer toda uma ginástica falaciosa p se adequar ao mote do colunista só depõe sobre a capacidade de bom jornalismo do autor.

    Responda
  9. MARCELO PITTA COELHO

    Veja, não acho que o problema aqui seja que os pobres não ligam para a corrupção, não é por aí. O problema é que votam no populismo de esquerda por que lhes distribui migalhas, mas é destrutivo para a economia e os condena a viver eternamente de migalhas porque a economia não cresce sustentadamente para suportar um aumento de renda real das classes mais baixas.

    Responda
    1. Fábio Silva

      Pelo raciocínio dele, essa lógica também se aplica à elite empresarial brasileira, que vive de favores do estado. Acho que a crítica procede.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      A esquerda populista jamais levará o Brasil ao caminho do verdadeiro desenvolvimento, e com o fracasso do socialismo o populismo foi a única coisa que sobrou para a esquerda.

  10. Fernando Jose da Costa Brito

    Perfeita análise .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.