Hélio Schwartsman > Temer na berlinda? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MANOEL PASSOS

    Recomendo ao caro Ministro que vai relatar o processo de cassação da chapa ler os Miseráveis e seguir o exemplo de Javert, pois, justo pela Lei, prendê-lo, mas injusto aos sentimentos do policial. Será o caos a saída de Temer do governo, mas, claro, não quero que o bom Ministro imite Javert, suicidando-se, mas procrastine o julgamento, pelo bem do Brasil.

    Responda
  2. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    O colunista entrou para turma do "deixa pra lá".

    Responda
  3. MARCELO PITTA COELHO

    O "grande Kant" era o da razão pura, resultado de profunda abstração e observação de seus próprios processos mentais. O da razão prática é bem mais fraco. Hegel criticava Kant porque dizia que seu projeto era como o do escolástico que quer aprender a nadar antes de entrar na água. Mas entender o processo pelo qual a mente opera tem um valor em si mesmo. Hegel era um romântico, para ele o racional era real porque era expressão da "Ideia", o poder lógico do divino, então era "como dado"...

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Dai veio Marx criticar Hegel: --depois de mim a filosofia tem um objetivo: a sobrevivencia humana.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Posso até concordar com ele, pelo menos em parte, mas "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

  4. Herculano JR 70

    Sou pela revolução: esperar quebrar as instituições vigentes e colocar outras no lugar. Repito, esperar. Isto porque elas se quebram sozinhas como esta acontecendo. So que é necessario um novo conjunto ideologico, um novo paradigma e não vejo nada no horizonte. Continuams querendo redimir os velhos paradigmas , a velha ideologia do Poder Instituido Democraticamente, vulgarmente e mal chamada Democracia. Ai tudo piora, piora, piora.........

    Responda
  5. Luiz Paulo Santana

    "... não interessa ao sistema como um todo tirar o presidente." Ao sistema como um todo, vírgula. Ao sistema, ou seja, imprensa tradicional, que tem todos os motivos para fazer a guerra que fez contra Dilma, e não faz. Adicione-se o "mercado",seto- res da indústria, agropecuária, altos funcionários e alta classe média. As vozes discordantes não têm jornais, embora tenham a rede, que corre por fora. E a maioria que resta vai com a audiência global, que avaliza o mercado, de olho na política.

    Responda
  6. Wilmar Brito

    Recursos ilícitos são "piranhas das trevas". Então painho lu 1 jacaré ? Nessas águas nadou "discosta" ?

    Responda
  7. arnaldo feitoza

    O dilema é entre "preservar" o presente e contaminar o futuro vs."sacrificar" o presente e preservar o futuro. Quase como a fábula da cigarra e da formiga. Serve para Temer, serve para a Previdência. Sempre haverá formigas e cigarras. O difícil é ser formiga. Fácil é ser cigarra.

    Responda
  8. Denis Tavares

    Primeira coisa, alguém tem que falar que realmente pagou em caixa 2. Segundo, também acho insustentável a tese de separar as contas, até porque, se Temer pediu o dinheiro para a empreiteira, e ela tiver pagado em caixa 2, de que adiantaria separar as contas? Se comprovar esse caixa 2, Temer não se sustenta. Mas, tudo é possível no Brasil. Basta ver o Impeachment da Dilma que desmembrou a cassação dos direitos políticos, ou seja, preservou-se os direitos políticos dela.

    Responda
  9. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Gostaria de saber onde o articulista vê "esboços de recuperação econômica". Já dizia Aldir Blanc: Quem tentou sabe como dói vencer satã só com orações"

    Responda
  10. sergio ribeiro

    Ou seja, louve-se a hipocrisia. O governo é péssimo, incompetente, tanto quanto o outro, claramente está implicado na corrupção, mas deixe assim que tudo bem.

    Responda
  11. mauro santos

    obrigado a concordar sobre seu ponto de vista. Se sair Temer agora vai ser pior. No caso de Dilma não havia outra solução porque ela já não tinha conexão com o congresso. Leio aqui sempre alguns comentários que estão impermeáveis de rivalidades Lula/Dilma x Temer etc. Nosso país está no quase no fundo do poço!!! Precisamos parar de briguinhas como fosse time de futebol! Temer é esperto e oportunista, mas vai saber tocar esse mandato tampão. Depois que acabar o mandato dele vai fic à disp L.Jato

    Responda
    1. Denis Tavares

      Esse é um ponto que sempre precisa ser considerado. O Brasil aguenta outra crise? Os brasileiros estão dispostos a passar mais tempo em sofrimento, com a economia desorganizada? Eu não sei. O mair provável é que, se Temer cair, haja eleições indiretas (previsão constitucional), e o eleito não mexa na equipe econômica. Aí o desgaste será menor

  12. mauro santos

    obrigado a concordar sobre seu ponto de vista. Se sair Temer agora vai ser pior. No caso de Dilma não havia outra solução porque ela já não tinha conexão com o congresso. Leio aqui sempre alguns comentários que estão impermeáveis de rivalidades Lula/Dilma x Temer etc. Nosso país está no quase no fundo do poço!!! Precisamos parar de briguinhas como fosse time de futebol! Temer é esperto e oportunista, mas vai saber tocar esse mandato tampão. Depois que acabar o mandato dele vai fic à disp L.Jato

    Responda
  13. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Fica cada vez mais evidente a polarização Luhlalah x Bolçonauro para 2018 . Triste ! Por isso nossos filhos falam em sair do país .... Alemanha, Austrália, EUA ...

    Responda
  14. Beatriz R Alvares

    Não faria sentido tirar Temer porque falta pouco tempo para as eleições? Estamos falando de ética na política ou de que? Se o cronista concorda com a acomodação e divulga esta mensagem porque se escandalizar com tudo que vem acontecendo?

    Responda
  15. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Para políticos inescrupulosos podemos inferir que a Justiça é completamente maleável e assume formas diferentes, dependendo das diferentes condições e ocasiões.../Claudia.

    Responda
  16. Herculano JR 70

    Helio, Cumprir a lei não é fazer justiça. Este artigo confirma sua opinião anterior de que Dilma não caiu porque errou mas porque a economia faliu. Mas, como eu não acredito em governos, acho que a solução economica não vira do gverno mas limitando o governo.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Acho que a solução deve vir da liderança do setor produtivo. Que deve ter um projeto produtivo senão vai continuar patinando, como esta. Acho que o instrumento sera uma rebeldia fiscal.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Sim, a solução econômica não virá do governo, mas limitando-o. Mas para isso, primeiro, é necessário eleger políticos comprometidos com essa visão, coisa bastante rara por aqui; e também convencer os eleitores a votar neles, coisa também bastante difícil, porque o eleitor brasileiro gosta de Estado grande, intervencionista, provedor, que "resolva tudo". Estado grande resolve tudo mesmo, mas para "eles": políticos e apaniguados, alta burocracia do Estado, corporações de funcionários públicos...

  17. Brízido Galeano

    Melhor o profeta Daniel(5;25-28) do que Kant. Mene Mene Tequel Parsim apareceram nos muros da Babilônia(pode ser na calçada do Planalto). Daniel assim decifrou: "Contou Deus o teu reino, e o acabou. Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas." Como o governo eleito em 2014 foi a chapa Dilma/Temer e como ela "llorando se fue", a próxima lambada será em cima dele. Enquanto a hora não chega, impera o cinismo!!!

    Responda
    1. Dailton Magnago

      Excelente comparação! A escritura utilizada é muito adequada. Hoje pela manhã enquanto lia uns trechos do Livro de Mórmon com minha familia me veio a mente a parte desta passagem que menciona os medos (povos que viviam na região da Média) e os persas. Vemos que a História se repete ao longo dos séculos... Governantes corruptos surgem e são derrubados pela mão do Senhor! Cheguei a conclusão que o povo tem o governo que merece! Dificilmente uma nação justa será governada por iníquos.

  18. Hercilio Silva

    Dureza mesmo é o partido que fez a denúncia ter sido denunciado pelo crime que quer atribuir a outros.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      A população pode até estar menos informada e menos consciente e se manifesta como plateia. Mas, sente algo como um odor fétido. É algo a respeito de um sistema político podre. Alguma coisa está errada. PMDB no “puder”: “... em Brasília somos todos ao menos cúmplices de alguma coisa” Ulysses Guimarães.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Vejam só. Há muito mais milho na cova do que nossa vã consciência possa imaginar. “Evviva la Torre di Pisa che pende, che pendee mai non vien giú”.

  19. Lucio Araújo

    Acho que o Hélio tem lido mais Kant ultimamente. Segundo artigo essa semana que ele cita o filósofo.

    Responda
  20. Lucio Araújo

    Acho que o Hélio tem lido mais Kant ultimamente. Segundo artigo essa semana que ele cita o filósofo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.