Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A dificuldade para os regimes autoritários é que o nós o povo não queremos ter o trabalho e a responsabilidade de administrar, mas queremos ter a liberdade de reclamar a vontade. Tentar restringir esse privilégio pode provocar as vezes até uma vontade efêmera de maior participação. Que dura até chegar um governante que não queira mandar demais.

    Responda
  2. bagdassar minassian

    Thanthanthan, como considerar o Desejo do Eterno Retorno?

    Responda
  3. bagdassar minassian

    Na bucha. O problema é desfazer-se dos métodos e praticas do século XX. A estória de que não se mexe em time que ganha é verdade, só nos times esportivos.

    Responda
  4. EDUARDO BASTOS

    Eu não tiraria a liberdade em detrimento da segurança. Não são exclusivos. O que desejamos é segurança para exercemos nossa liberdade. Hoje em dia, os Estados não garantem nem uma coisa nem outra. Pelo contrário, sacrificam a liberdade de alguns prometendo segurança social" para todos sem recursos para sustentar esta utopia social-democrata. Não é à falência do autoritarismo. É o sucesso do populismo que nos fez chegar aqui.

    Responda
    1. William Correia

      Ainda que a segurança social não atinja a todos, a "utopia social-democrata" do qual fala tem se provado o melhor sistema político de que temos conhecimento. É o único que permite termos alguma liberdade ao mesmo tempo em que garante melhores condições de vida para o maior volume possível de pessoas. Perfeito não é, mas de injusto não pode ser acusado. É o ponto de equilíbrio perfeito entre a soberania do livre mercado e o radicalismo comunista, que possuem muito mais defeitos que qualidades.