Opinião > Doação eleitoral legal pode ser criminalizada? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    No caso de nossos políticos e empresários, dado o retrospecto histórico, não só deve haver presunção de culpa, cabendo a eles provar sua inocência, como a responsabilidade civil deve ser objetiva, ou seja, pouco importa se tiveram consciência ou intenção de causar algum prejuízo, dvem indenizar a população e pronto.

    Responda
  2. neli faria

    Caixa 2? Tem que ser criminalizado e severamente, porque quem utilizou isso atuou contra a democracia, cometendo uma gravíssima fraude eleitoral.Os candidatos competiram com desigualdade de condições.Contra o processo democrático pois.

    Responda
  3. João Martins Pereira

    É lógico de que quem está no poder e governando não pode pedir dinheiro pra campanha para empresa que tem relação com o Estado, é questão até de bom senso. No passado o PT durante as eleições criticava os partidos por abuso do poder econômico e quando governo abusou até não mais poder justamente do poder econômico.

    Responda
  4. ANDRE VICTOR DE FREITAS

    Respeito o artigo, mas discordo. Faltou trazer o contexto fático em que a doação se deu, os benefícios implícitos e explícitos que dela decorreram para o doador, à custa do interesse público. Teorizar situações como esta, dissociando-as da realidade, não contribui para o debate.

    Responda
  5. Mauricio Mesurini Da Costa

    Nao e simplesmente a "criminização da politica", mas o enfrentamento de uma pseudo política que há anos vem se construindo por meio de corrupção, ainda que formalmente legal. Não se trata de uma política preocupada na efetivação do bem comum, mesmo plural, mas de uma empresa de cooptacao do poder, favorecimentos e enriquecimento ilícito. Já disse La Boetie, ninguém é tirano sozinho, o tirano sempre está cercado de seus cúmplices.

    Responda
  6. WILSON REIS

    Vamos acabar com o foro privilegiado, raiz de muitos males!!! Entenderam???

    Responda
  7. PAULO DOS SANTOS LEITE

    Moralismo Tá brincando?

    Responda
  8. Marcos Guedes

    Fugindo um pouco do aspecto jurídico,doações de campanha devem estar restritas a pessoas físicas . PJ não vota. E se voltar a poder, quando tiver contrato com o governo não poderia fazer doação de campanha. Politico buscar doação de empresa que tenha contrato com governo é achaque.Partido tem que ter base, filiados e simpatizantes que se disponham a trabalhar ou doar recursos para sustentar suas plataformas. Nenhum cidadão poderia poder doar mais do que R$ 1.000,00/ano para partidos políticos.

    Responda
  9. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    Recomendo estudar mais os classicos

    Responda
  10. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    O afastamento da presunção de culpa não afasta definitivamente a possibilidade da culpabilidade pela análise e julgamento do fundamento pela crítica As informações do procurador não procedem Suas fundamentacoes são no mínimo falhas para a tese defendida

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.