Demétrio Magnoli > Adicionou-se o crime contra democracia ao contra administração pública Voltar
Comente este texto
Leia Mais
DM e colegas, concordo com o DM no geral, no atacado. Mas discordo no varejo. Caixa 2, crime ou nao crime e' uma discussao vazia. Se o legislador concorda com o ilicito, apenas para se apoderar de uma cadeira no Congresso, ja' nao tem legitimidade. Aos que brandem o argumento do Caixa 2 para campanha versus Caixa 2 para enriquecimento, fica o desafio: Apresente sua variacao patrimonial desde que entrou para a politica. Simples assim.
O "Estado-Odebrecht" é a aliança, montada pelo lulopetismo... Se tal tese é veraz, não podemos duvidar que o lulopetismo também inventou a roda e a pólvora. A promiscuidade entre a polÃtica e o capital é inerente a lógica das democracias periféricas e centrais, ainda que com atenuantes aqui ou acolá. Vide o caso da recente eleição norte-americana: um verdadeiro oceano de baixarias.
Meu caro Demétrio, não é possÃvel ameaçar aquilo que não existe. A idéia de democracia pressupõe a supremacia da vontade popular, da maioria. A corrupção faz que interesses minoritários e elitistas sejam priorizados, subvertendo a lógica democrática. Nesse momento a democracia se torna um cadáver embalsamado. Ela continua lá, mas sem vida. Em paÃses mais civilizados a corrupção é uma anomalia rara. No Brasil a norma. O poder no Brasil repousa sobre pilhas e pilhas de dinheiro.
O que o Magnoli não sabe, mas tinha a obrigação de saber, é que a maior parte de toda essa corrupção em obras decorre da absurda reserva de mercado, não legalizada, que impede na prática a participação de empresas estrangeiras nas obras públicas do paÃs. O mundo está cheio de empresas sérias, de engenharia e de construção pesada, que poderiam estar muito ativas no Brasil, não fosse por essa estúpida restrição que acaba sendo endossada por nossa mÃdia e seus articulistas.
Há uma grande confusão sobre essa questão. O que caracteriza uma doação de campanha (legal ou via caixa dois) como crime de corrupção não é o destino que se dá ao dinheiro recebido e sim a contra partida oferecida. Ou seja se o dinheiro foi usado para enriquecimento pessoal ou para gastos reais de campanha é indiferente. O que que caracteriza a corrupção é o que o beneficiário fez ou deu em compensação ao doador.
Em resumo, tanto a doação legal como via caixa dois podem ou não caracterizar cor/rupção, dependendo se houve ou não contrapartida para favorecer ilegalmente o doador. A diferença entre elas é que doação via caixa dois pode caracterizar outros crimes, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação, formação de quadr/ilha, etc.
Em resumo, tanto a doação legal como via caixa dois podem ou não caracterizar corrupção, dependendo se houve ou não contrapartida para favorecer ilegalmente o doador. A diferença entre elas é que doação via caixa dois pode caracterizar outros crimes, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha, etc.
Sempre achei estranha a "Carta ao povo brasileiro". Se ainda fosse Prestes ou Brizola. Mas o Lula ? Sempre foi conciliador, "caminho do meio". Hoje entendo o que ela significava: A cooptação do Lula para que ele fizesse vista grossa a esse esquema tão "azeitado e lucrativo" de desvio de dinheiro público para manutenção do poder e consequente enriquecimento dos agentes. O problema foi que o Lula, ao contrário de FH, deixou a PF trabalhar...
Entendem porque querem resgatá-la ?
O concursado não deve nada ao governante, por isso é mais difÃcil de cooptar. Entrou por mérito na administração pública. A origem da demonização do servidor público vem daÃ. É difÃcil de controlar. Aà o atacam pelo seu lado frágil que são os privilégios. Mas o que são esses privilégios senão a compra do seu silêncio diante dos esquemas de corrupção no tempo em que seu provimento era realizado pelos polÃticos ? A terceirização foi a forma utilizada por FH para mantê-los sob controle.
Concursos !
Prazer em ler o mais culto e mais sensato colunista deste jornal. Talvez compense o besteirol dos divulgadores do oportunismo bolivariano, que infestam o jornal.
Oportunismo ? FHC é bolivariano ? Gilmar Mendes é bolivariano ? Aecinho ? E o duro é que nem são criativos: A tese de que "foi só caixa dois e não é crime" é do Delubio Soares... Bater panela e jogar confete... Essa direita é puro Carnaval. rsrss
Quanto aos demais pontos levantados por DM tenho total concordância. Enquanto o caixa 2 não for visto como a origem de todos os males continuaremos a ser um paÃs de moral duvidosa. Pretendem algumas figuras, que se auto proclamam impolutas e bastiões da moralidade pública a inserir o caixa 2 na categoria de "contravenção penal", tal como o jogo do bicho. O marco que se pretende agora ´sim a luta entre aceitar que há ou não "meio-crime".
Prosseguindo, não há diferença de métodos tanto dos governos petistas quanto aos demais que o antecederam no plano federal. Observando diversos governos estaduais há de se verificar que tal prática é largamente utilizada. Por quais motivos algumas Assembléias Estaduais não aprovam sequer uma CPI frente a evidencias escandalosas de corrupção em obras públicas? Não é essa a diferença. O que difere é a tendência de os petistas quererem ter a hegemonia, a vocação totalitária de não querer oposição.
O articulista é sempre ponderado e equidistante de criticas destemperadas, sejam elas aa esquerda ou aa direita. Divirjo, contudo, da diferenciação que pretendem, DM como outros, de imputar ao PT o assalto aa democracia pela compra de apoio parlamentar. Um fato prosaico, nunca desmentido pelo governo FHC, foi a compra de votos para a reeleição; teria sido a única vez que tal expediente fora usado? Como será que foi aprovado o programa de desestatização? E reforma da previdência naquele governo?
O meu palpite é que a corrupção pelas empreiteiras e pela s polÃticos sempre houve em larga escala e executado por seus profissionais. Os amadores chegaram e destroçaram o esquema e colocou todos no mesmo saco, Nisto ao menos deram uma contribuição, por via tortas. Quanto a caiação das paredes, suponho que estão sendo feitas com a ajuda de mãos e tintas de membros da Justiça, inclusive do STF.
Chegar ao poder por vias Democráticas e depois subverte-la como pretendia o partido de LulaaLá era uma versão brejeira do Nacional Socialismo da Alemanha nos anos de 1930. Nada de Novo sob o Sol!
O PT é o grande responsável porque tinha o controle do executivo e poderia ter evitado o que aconteceu, se combate à corrupção tivesse para eles alguma prioridade. Mas não tem essa de "eu roubei menos". Se houver provas para condenação contra polÃticos de qualquer partido, "dura lex sed lex".
A "verdade histórica" de que os petelhos se acham detentores é o velho socialismo, fracassado em todos os lugares, e já desmoralizado pela própria história. É essa a verdade histórica que esses manés querem nos impingir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Adicionou-se o crime contra democracia ao contra administração pública Voltar
Comente este texto