Opinião > Prioridades militares Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Precisamos de uma força aérea forte no âmbito regional, com modernos sistemas de defesa. Uma força de deslocamento rápido de 100.000 combatentes, o que equivale a uns 300.000 integrantes, nos moldes dos fuzileiros navais americanos. Há necessidade de uma doutrina definida, com ênfase na defesa das fronteiras e florestas. E soldo digno. Quem passa a vida disposto a dar a vida pelo país merece também aposentar-se dignamente. As filhas solteiras podem e devem trabalhar, não?

    Responda
  2. Alcides Castro e Silva

    Vivendo e aprendendo, e eu que achava que a prioridade das forças armadas era produzir atletas olímpicos...

    Responda
  3. neli faria

    Pela extinção do Ministério da defesa criação estapafúrdia do fhc....Comprar determinados equipamentos para um país não em guerra é apenas desperdiçar dinheiro público.Ah, e gastar bilhões de dólares no haiti pode?

    Responda
  4. Rosangela Barbosa Gomes

    Mais do que mais recursos para as Forças Armadas, justo seriam mais recursos para as polícias, principalmente as militares estaduais. Forças Armadas serviriam para um hipotético ataque ao País enquanto as polícias estaduais estão na luta armada todos os dias nas ruas mesmo com baixos salários, sem equipamentos suficientes, sem armamento, sendo abatidos a todo momento no combate ao crime e na defesa do cidadão. Concordo plenamente com os três últimos parágrafos do editorial.

    Responda
  5. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    ...generosas pensões da caserna. Arrêgo!...quer trocar!...por que esse "Patrulhamento"!!!!!...bolivarismo!

    Responda
  6. AUGUSTO C SAR VILELA GAMA

    Os gastos com militares da reserva são pagos pelo próprio fundo da força. Tanto que mesmo indo para a reserva remunerada o militar ainda continua contribuindo. Inclusive deveria ser um exemplo a ser copiado pelo INSS.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Não ha serviço especial. Todos são iguais. Não se justifica nenhum privilegio a nenhuma categoria de serviços, sobretudo eraante a lei. A lei consagra privilegios e distorce o mundo

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Em mundo global exercitos não tem mais sentido. Guerras no mundo de hoje seriam carissimas exterminantes do mundo. Se exercitos fazem outros tipos de serviço , como engenharia, que se crie uma instituição de paz e não de guerra. E deixa de ter sentido ter Poder que foi legitimado pela guerras e protelão armada de uns individuos contra os outros. Chega de guerras e de exercitos. Pais de muita pobreza gasta dinheiro com armas matando de fome na paz.

    Responda
  9. mizael dias

    O Editorial sendo a opinião do jo.rnal, por qual motivo este jorn.al não questiona o regime de aposen.tadoria dos parlam.entares? Acho um absurdo a forma que um dep.utado, por exemplo, se apo.senta. Outra: Creio que não compensa gastar tan.to com as For.ças Arm.adas, pois as frontei.ras do país são desguar.necidas, com d.ro.gas e arm.as entrando à vontade. Cadê as Fo.rças Arma.das para coibir isso? Vamos colocar os milit.ares para trabalhar e não brincar de gue.rra contra inimigo imaginário

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    O Exército não é apenas importante para as questões de defesa, mas desempenha papel de destaque principalmente no setor de Engenharia. Poderia desempenhar outras funções importantes como o treinamento cívico de jovens que não possuem acesso a educação de qualidade. Nos EUA o exército possui um importante centro de pesquisas onde realiza trabalhos em vários campos do saber como alimentos, biologia, química e engenharia. A disciplina que falta nas universidades públicas, sobra no Exército.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Ricardo, concordo plenamente com você. É preferível ter um exército enxuto, mas bem treinado e dotado de equipamentos modernos e atualizados. Nossas forças armadas possuem um excesso de caciques, ou seja, generais e outros oficiais de alta patente, quando comparados com outros países. A modernização do Estado brasileiro tem que passar obrigatoriamente pelas Forças Armadas, pois não é aceitável que os maiores gastos continuem sendo com pessoal.

    2. Ricardo Ferreira

      O que ocorre hoje, é que temos na Defesa o 4° maior orçamento, e não creio que esta seja nossa 4a prioridade (em um país com dezenas). Sou a favor de FAs bem equipadas, mas mais enxutas, além dos gastos exagerados com inativos, os efetivos também me parecem exagerados, se considerarmos que após a guerra fria, vários países envolvidos com alianças militares desmobilizaram parte considerável de suas forças.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.