Hélio Schwartsman > Não passarão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não gosto de Trump, mas ele se elegeu dentro de regras democráticas bem claras, que não mudam ao sabor do vento, como aqui. Além disso, não foi o primeiro nem o último a ser eleito assim. Além disso, se não for mesmo um bom presidente, não será reeleito. Coisas da democracia.
Que bom! Achei alguém que descobriu, no cipoal americano, pq deu Trump na cabeça - falha na palatabilidade dos partidos.
Desde que as esquerdas atribuÃram a Dolores, la Pasionaria, a expressão "no passarán", sempre passaram. Cuidado!
Ter poder é o erro. Por isso o estado direito, vulgo democracia, tratou de limitar o poder. Querer redimir poder é uma tarefa ardua, custosa e inutil.
Primeiro, o sistema eleitoral americano é antigo. Agora, para negar Trump, se desqualifica o modelo. -- Parece briga de classe: populismo e elitismo, ou oligarquia. Acho que o populismo grassa porque o elitismo se esgotou. E obvio o elitismo quer desqualificar o populismo que lhe tira a razao. Acho que o populismo anda descontente com a situação e busca alternativa pra quebrar. Algo como aconteceu com a subida do PT. Vamos colocar os malucos para ver o que acontece. Nada melhor aconteceu.
Embora genérica foi muito boa a análise do colunista, não dava pra ser diferente em tão poucas linhas. O sistema polÃtico ruiu na América do Norte e tudo o que os fundadores temiam ocorreu. Por sorte, para eles, o outside é um populista de direita, branco e carola. Mas poderá ser diferente na próxima vez. Levantam-se vozes em favor de mudanças e, pasmem, o parlamentarismo é uma das fortes opções. Eu estou na torcida, pois nós só mudaremos depois que os gringos mudarem. É nossa cultura, ou sub.
Há um complicador. A cultura dos grotões dos EEUU. Ver: “A doutrina do destino manifesto”.
Hoje sua coluna esta horrÃvel ,voce escreveu com o fÃgado ,prefiro quando voce escreve com a razão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Não passarão Voltar
Comente este texto