Drauzio Varella > A pobreza e o cérebro das crianças Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O problema é que a criança mal alimentada cresce e vota no Lula, no Bolsonaro...

    Responda
  2. Paulo Roberto

    Este texto resume o que sempre percebi, mas muitos não querem enxergar por ego, junto com o aspecto politico e econômico!

    Responda
  3. João Leite Leite

    Cada vez mais convenço que o maior problema do Brasil é o baixíssimo salario dos trabalhadores. A lei constitucional que regulamenta o salario mínimo tem que ser regulamentada com urgência. Pelo menos 30% dos trabalhadores brasileiros não recebem salario suficiente para dar todo o conforto que as crianças precisam para ter o desenvolvimento necessário. O subsidio que o governo dá aos trabalhadores sai do próprio salario dos trabalhadores.

    Responda
  4. Guy Castier

    Dr. Varella: artigo de altissima qualidade, já está no meu arquivo! Acrescento o problema dos criminosos seriais, todos prejudicados por abusos e stress na infancia, não necessariamente por pobreza, mas quasi sempre. Parabens!!!

    Responda
  5. Leonardo Souza Gobbi

    Os dados são de pesquisa de primeiro mundo. As rendas desse estudo não se aplicam a realidade brasileira. A única solução é o governo estimular o controle de natalidade dos mais pobres, e mitigar a fome dos que estão por aí. Esqueçam Piketty e sua obsessão em taxar os ricos.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Mas doutor, para a classe média bem nascida esses dados científicos não interessam, é a meritocracia que define tudo. Se o cérebro foi afetado pela pobreza é só o indivíduo se esforçar mais que os outros.

    Responda
  7. José Cardoso

    "...rendas familiares anuais abaixo de U$ 25 mil..." Isso dá mais de 2000 dólares por mês, ou 6000 reais. Ninguém passa fome com esse nível de renda. Mas pode haver correlação entre renda mais baixa e desorganização da estrutura familiar, o que pode refletir na alimentação das crianças.

    Responda
  8. jose felipe Oliveira Guimarães

    Dr. Drauzio Varela meus parabéns pela matéria! Essa sua escrita ultrapassa as fronteiras da área biológica , relacionando contextos sociais tão latentes na nossa sociedade que ainda insiste em um sistema meritocrático!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.