Celso Rocha de Barros > Não se deixe enganar: todas as doações foram dinheiro do crime Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não se deve afirmar que o Deputado Federal Bolssonaro ou outro brasileiro receberiam propinas por não serem competentes! As mortes indiretas de milhares de brasileiros por conta da corrupção(falta saúde, boa educação, infraestrutura básica etc) foram causadas em parte por aqueles que lutaram contra a ditadura! As organizações e instituições que esses senhores pertencem e/ou representam, deveriam dar o exemplo e os expulsarem dos seus quadros! Ah! Qual o ex presidente militar ficou rico? Nenhum!
O comentário mais sensato sobre o que é a Bruzundanga!
Por que circunscrever o problema à s empreiteiras? Será que outros grupos econômicos não usufruem também desse modelo? Se só dá para ganhar eleição vendendo a alma para o diabo, de que adianta? E o diabo é uma elite empresarial que não é capaz de dar um centavo tendo como objetivo o bem do paÃs.
Caixa 2:é um crime abjeto contra o Processo Democrático . O estelionatário eleitoral tem vantagem em relação ao que esteve abraçado com a Lei.
Perfeita a análise do Colunista, precisamos nos unir para que haja mudança total no processo eleitoral, cada candidato terá que registrar os recursos que usar, os quais não podem ser superiores a um média a ser estabelecida por lei, com base em pesquisa de custo de propaganda por área da ser estabelecida com Público alvo e Região. Deve ser cortada todas vantagens do cargo de cada membro dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciario. Despesas pessoas devem ser limitadas ao valor correspondente.
Muito bom texto. Lamentável constatar a que ponto chega o analfabetismo politico de parcela dos brasileiros que clama pela intervenção militar (golpe). Nada vivenciaram ? Nada aprenderam ? Nada leram ? Nada, nem sequer, ouviram falar sobre as atrocidades da ditadura de 21 anos ?
Na escolha dos candidatos a honestidade é um dos atributos, e há diferença (para mim pelo menos) entre os que recebiam propina em virtude de seu controle da máquina (federal ou estadual), e os que recebiam doações caixa 1 e não tinham controle da máquina. Há além disso a opção pela renovação total, votando em partidos que não tinham representação nesse congresso.
Não sou militar nem tenho com eles algum parentesco ou ligação. Apenas sou um brasileiro muito agradecido aos militares por ter derrotado a guerrilha e nos livrado de uma ditadura comunista nos moldes de Cuba, que, aliás, era quem financiava a luta armada aqui no Brasil. O Alexandre Vanucchi era terrorista, sim, e o Rubens Paiva e o Harzog eram colaboradores da guerrilha. O morte de 300 terrorista evitou que aqui morressem 30 milhões de brasileiros.
Seria mais crÃvel se o comunista que responde ao meu texto trouxesse o nomes das freiras torturadas e mortas pelas forças de segurança do Estado. Conheço a história da guerrilha pela leituras de mais de 60 livros escritos a quase totalidade pelos próprios terrorista sobreviventes, de modo que, essas mentiras, eu as conheço e as classifico como inverdades e deturpações criadas pela esquerda para fantasiar essa narrativo de que os terroristas eram uns santos e os militares, assassinos.
Não sou militar nem tenho com eles algum parentesco ou ligação. Apenas sou um brasileiro muito agradecido aos militares por ter derrotado a guerrilha e nos livrado de uma ditadura comunista nos moldes de Cuba, que, aliás, era quem financiava a luta armada aqui no Brasil. O Alexandre Vanucchi era terrorista, sim, e o Rubens Paiva e o Harzog eram colaboradores da guerrilha. O morte de 300 terrorista evitou que aqui morressem 30 milhões de barsileiros.
Excelente artigo, análise perfeita, parabéns!
Como todo comunista de carteirinha, o colunista desinforma quando diz que o Governo Militar mataria qualquer investigador que chegasse a incomodar o membros do Executivo de então. Fica ele desafiado a trazer um fato sequer de pessoa mortas pelas forças de segurança que não fosse terrorista em guerra para tomar o governo pelas armas. Esses comunistas são uns cana lhas!
Que eu saiba, o Alexandre von Baumgarten andava chantageando pessoas. Sua morte misteriosa não pode ser debitada aos militares, e sim a outros delinquentes da laia dele.
Sr CARLOS FREDERICO, eu disse que li mais de 60 livros sobre o tema, quase todos eles escritos pelos próprios terroristas e que nunca ouvi falar das supostas torturas e assassinatos das freiras. O problema é que vocês (comunistas, sim!) querem falar sozinhos, e quando alguém contesta, logo vem a farsa de querer classificar como inocentes estudantes tipos como Juarez de Brito, Marighella, Lamarca, Bacuri, Milton Barbosa e tantos outros terroristas.
Sr CARLOS FREDERICO, os que faziam oposição aos militares, a exemplo Ulisses Guimarães, Paulo Brossar, Franco Montoro, Tancredo Neves e milhares de outros polÃticos não foram molestados e, pelo contrário, exerceram sua atividade até chegarem ao poder em 1985. Os que morreram foram terroristas que queriam, veja a ousadia, tomar o poder pelas armas e implantar aquium ditadura comunista, uma experiência que deixou 100 milhões de mortos no mundo. Eu não sou fanático, sou grato ao Exército Brasileiro
O seu fanatismo é tamanho, que basta que qualquer um critique as atrocidades de um regime tão caro para você, seja tachado de comunista. Para quem disse ter lido tantos livros, espanta você não saber que havia muito mais pessoas além de comunistas que fizeram oposição à quele regime, que tanto envergonha o paÃs
Sr. Wrolli, a sua desinformação ou estratégia sobre Juarez Guimarães de Brito, ao dizer que ele era um fiel presbiteriano e lÃder estudantil e que morreu em Porto Alegre está completamente equivocada. O terrorista Juarez de Brito, formado em sociologia em 1962, portanto não era lÃder estudantil, era um dirigente da VPR, uma organização clandestina, e cometeu suicÃdio ao ser cercado pela polÃcia quando tentava resgatar um preso no Rio de Janeiro, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas.
O Santos Dias Silva não faz parte de nenhuma relação de mortos que eu conheça, inclusive a de Nilmário Miranda, publicada em seu livro "Dos filho deste solo". Quanto ao frei Tito de Alencar, ele pertencia à ALN, a mais sanguinária das organizações terroristas. Ele covardemente entregou o Marighella e, para se justificar, saiu alardeando uma tortura irresistÃvel. Cometeu suicÃdio porque viu que sua desculpa não colou e ele vivia sob muita desconfiança de seus companheiros de crime.
Como eu amo a racionalidade. Parabéns pelo texto.
Claro que, como petista, O Celso quer fazer pensar que “é tudo igual”. Não Celso, nunca houve uma época em que tudo fosse tão desonesto quanto no tempo do PT. O volume do roubo petista é pelo menos 10 vezes maior que o de qualquer época anterior. Fato documentado e auditado, só no balanço da Petrobras estão lá 88 BI (!) desviados.
O problema com o PT Celso, não é só a corrupção, é que ele destrói tudo em que põe a mão, com sua incompetência, sua ignorância, sua arrogância, suas ideias econômicas toscas e anacrônicas: as instituições, a economia, a polÃtica... Onde passa, essa gente deixa terra arrasada como vimos na última década. O populismo lulista teve condições de se manter por mais tempo devido à s condições internacionais muito favoráveis à nossa economia nos anos Lula, senão teria explodido muito antes.
Uma coisa é absolutamente certa: o desenvolvimento sustentado e de longo prazo de nossa economia não virá do PT, nem de polÃticas econômicas de esquerda, é zero a possibilidade de que isso aconteça. Lula pode até ganhar em 2018, não descarto essa possibilidade, mas, nesse caso, quem vai perder é o paÃs que continuará estagnado sabe-se lá até quando, ou terá um crescimento espasmódico, derivado de novo doping populista, e logo cairá na crise outra vez.
Um empresário empreendedor, que anseia por um paÃs com menos burocracia, menos corrupção, e com menos sociedade com o estado e seus pretensos donos, se apoiar com seu dinheiro um candidato que defenda tudo isso, enquadra-se na definição do iluminado articulista ou o objetivo do artigo era apenas de tentar igualar a todos para esconder na multidão seu Ãdolula...
Uns são compráveis , outros não são compráveis.É uma questão de formação moral e intelectual.
FHC não era “amigo” de empreiteiro. Nunca foi visto passeando em jatinho de empreiteiro. E Pedro Malan, ministro da fazenda, nunca se ouviu falar que estivesse pedindo doação de empreiteiro. No tempo de FHC e Malan, tinha sempre uma meia dúzia de auditores da receita federal fuçando a contabilidade da Odebrecht (a sede era no Rio). Impensável e impossÃvel uma coisa dessas nos tempos “honestÃssimos” do lulopetismo.
Caro Celso, respeito sua opinião, mas quando você escreve: ''mas eram também responsáveis por parte importante do investimento nacional " ai você escorregou feio na casca da Banana.Que investimento é esse? Obras super faturadas, compra de eleições para governos em mais de 8 paÃses, o que essas quadrilhas desejavam era ter um governo paralelo, e quase conseguiram.Falar do Bolsonaro é dar bala na agulha dele , e ele usa, e sabe usar .
Celso você me deixou com a pulga atrás da orelha...Claro que as empreiteiras vão gastar com incompetente, mas somente a Marina? Não sobrou mais ninguém...ninguèm ...
Pelo que entendi, para o jornalista, antes um ladrão que faz muito bem pelos seus e sustenta mafia toda e o jeito corrupto de ser, que um honesto que se ocupa em expor a verdade doÃda e a inversão de valores
Ótimo texto Celso, parabéns!
Concordo plenamente Celso! Essa hipocrisia e falso moralismo faz parte dos discursos do Gilmar Mendes e de todos os polÃticos pertencente ao PSDB.
Com a constituição de 1988 e a instituição do chamando presidencialismo de coalização em que só se governa com um amplo leque de alianças , os custos foram passados também para as alianças no legislativo e nas campanhas eleitorais consolidando o caixa 2, Ai entra a figura do marqueteiro em um concluio criminoso ,empreiteiras e classe politica.O dinheiro não é contabilizado ,(ninguém doa dinheiro de lucro) já dizia: Paulo Egydio Martins.
Análise conjuntural excelente!
Sem a participação efetiva do povo na fiscalização polÃtica não teremos sistema polÃtico bom
Excelente análise. Sistema polÃtico podre para um povo podre
A origem do dinheiro é a mesma mas os motivos das doações não. Uma coisa é doar aos partidos que nomearam os diretores cor/ruptos das estatais e que permitem o superfaturamento (origem dos recursos) e outra é doar a candidatos que podem chegar ao poder (quantias muito menores), com o objetivo de criar o pretexto usado pelo colunista: que as doações foram para todos e portanto todos são iguais.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Baseado em que você diz isso?
É parente do Celso?
Quando se fala em campanhas mais baratas sempre me pergunto: por que o voto distrital não entra no debate da reforma polÃtica e eleitoral? Simplesmente porque os polÃticos não terão como lidar com grandes verbas, diminuindo as oportunidades de corrupção. O voto distrital aproxima o eleitor do eleito, e é fácil de entender. Ou seja, ruim para os polÃticos e bom para o povo!!
Será que entendi bem? O colunista coloca a culpa do estrago na nossa encomia na Lava Jato??
Sucede que uma parte significativa do valor das campanhas vai diretamente para o bolso dos candidatos. Compra-se material de campanha com notas fiscais sobrefaturadas, ouvi um comentarista dizer que um corte de cabelo e maquiagem de um candidato para aparecer no comercial custa 5 mil reais e por aà vai. Ser candidato é um grande negócio. As campanhas poderiam ser mais baratas, basta trocar os candidatos.
A mudança virá quando a cobrança vier de parcela significativa da população. Nossa cultura ainda pensa em soluções simplórias, como do Salvador da pátria, com discurso moralista. Foi assim em 1964, 1992,2002 e será em 2018. A evolução do paÃs , passa necessariamente pela maturidade de seus eleitores. Precisaremos de pelo menos uma geração, para que os efeitos da lava-jato se reflitam em mudança de comportamento.
Coluna confusa em conteúdo e objetivo. O autor compara os cor.ruptos a pessoas normais, justificando o desvio que cometeram. Alega, também, que a prática é antiga, como se um erro justificasse outro. Estranhamente, julga o Bolsonaro não por seus posicionamentos e sim por um distorcido conceito pessoal, dizendo que é um cor.rupto em potencial. Ataca o regime militar atenuando os acontecimentos de agora. O texto está mais para pizzaiollo do congresso do que para uma análise séria e isenta.
Excelente coluna, ótima análise.
Parabéns pelo artigo Celso!
Sempre teve corrupção, mas nunca institucionalizada simbioticamente entre campeões criados com dinheiro publico e com socios criadores, visando a perenização de um grupo no poder, como nunca antes neste pais...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Não se deixe enganar: todas as doações foram dinheiro do crime Voltar
Comente este texto